Criança nasce dentro de viatura


TAIOBEIRAS – Na madrugada do dia 17, os policiais militares dessa cidade, Sargento Windson e Soldado Welbert, tiveram que demonstrar muita perícia e tranquilidade. Eles foram acionados pelo 190 até à Rua Bolívia, bairro Santo Cruzeiro, onde depararam com a dona de casa Solange Araújo, 19 anos, em trabalho de parto. “Ela estava nervosa e a bolsa já havia rompido”, informou Sargento Windson.
O marido de Solange explicou que primeiro chamou o SAMU, mas não foi atendido sob a alegação de que não havia viatura disponível no momento. Como a família não possui veículo e já era meia noite, a única alternativa foi acionar a Polícia Militar, sendo prontamente atendida. “Quando deslocávamos para o hospital, a jovem reclamou que as contrações haviam aumentado e a criança começou a nascer quando passávamos em frente ao Banco do Brasil”, lembra o Sargento Windson. “O problema é que a viatura não tem espaço adequado, mas, mesmo assim, conseguimos colocá-la numa posição razoável e fomos passando as orientações necessárias”, completou o Sargento, lembrando que o kit de primeiros socorros existente na viatura foi muito importante no momento.
Quando a criança nasceu, eles pararam a viatura na Praça da Matriz para melhorar o apoio da mãe. Enquanto isso, o pai, que também estava na viatura, se encontrava ‘travado’, nada falava, ficou apenas estatelado diante da cena.
Ao chegar ao Pronto Socorro, os militares foram recebidos por uma equipe médica, que de imediato cortou o cordão umbilical e tomou as medidas necessárias. “O maior drama foi não poder correr em direção ao hospital, pois ficamos com medo de machucar a mãe e a criança”, disse o Soldado Welbert, que estava na direção da viatura. “Sinto lisonjeado por ter prestado assistência a uma gestante que se encontrava em situação de urgência, pois a guarnição foi o único recurso encontrado pela família naquele momento”, comemorou o Soldado.
Na manhã do dia seguinte, já no conforto do lar, Solange e a filha, que ainda não tinha o nome escolhido, receberam a visita dos militares, que estavam visivelmente satisfeitos com o sucesso da ocorrência. 
Para o Sargento Windson, as noções básicas de primeiros socorros foram fundamentais para o êxito do inusitado parto. “Conseguimos manter a tranquilidade e garantimos a integridade física da criança e da mãe. Acredito que esse é o verdadeiro sentido da Polícia Militar: defender a vida”, disse o Sargento.

Comentários