Barragem de Machado está com apenas 10% da capacidade


Seca assombra a região
Nível da maior barragem no rio Pardo abaixou mais de 8 metros

O caos pela falta de água é eminente na microrregião Alto Rio Pardo. A barragem de Machado Mineiro, usada pela Cemig para geração de energia, está com incríveis 10% de sua capacidade normal, algo jamais visto desde que entrou em operação, em 1992. “Trabalho aqui há 23 anos e nunca tinha visto isso antes”, disse Denervaldo Moreira, Operador da Usina.

Conforme a Cemig, o volume útil do reservatório é de 142,80 milhões de metros cúbicos, mas, devido o longo período de estiagem, o nível de água da barragem abaixou 8,44 metros e no momento se encontra com apenas 10% do volume normal, enquanto que o normal antes do período chuvoso seria de no mínimo 40% da capacidade.

A barragem de Machado Mineiro, com 300 metros de comprimento, é a maior no perímetro mineiro do rio Pardo, mas com a seca, a sua geração de energia, com potência instalada de 1,72MW, se encontra com 30% de capacidade. “Uma das máquinas já foi parada e a outra está girando apenas para manter a perenização do rio”, informa Denervaldo.

Depois que os palanques foram desmontados, os políticos sumiram e o povo está com sede, apenas rezando para chover, pois se depender dos nossos representantes os caminhões pipa continuarão reinando no Alto Rio Pardo.

Comentários

  1. bom dia sr: Denervaldo sinto-lhe informar, más a capacidade da nossa barragem está em 10%não é só pela falta da chuva não.deixo aqui a minha denuncia: tem muitos fazendeiros de café na região que estão ultilizando nossa água de uma forma criminosa, p/ regar seus milhares de pé de café;infelizmente a população não tem coragem de denunciar, pois muitos sobrevivem da colheita do café, pobres míseraveis não tem conhecimento o bastante para saberem que é impossivel vivermos sem água, e o pior de tudo a maior parte da população não sabe que isso que esses malditos fazendeiros estão fazendo é crime ambiental.por favor peço as autoridades competentes que fiscalize com mais rigor, porque infelizmente os fiscais da região estão comprados! por isso colocam a culpa na falta de chuva.espero que alguém tome uma providencia pois o prefeito nem ta ligando aquele idiota só queria ganhar as eleições! peço socorro para o íbama salve a nossa barragem ou melhor a nossa água.quem vos pede é uma pessoa desesperada, que está vendo acabar com a única riqueza de toda região,e sabendo que se ninguem tomar as devidas providencias muito em breve estaremos todos em uma cidade fantasma, pois seremos obrigados a procurar outro lugar para vivermos, uma vez que é impossível viver sem água.

    ResponderExcluir
  2. olá sra: esmeralda, muito bem é isso mesmo a senhora mim deu coragem para mim expressar também! sou morador de machado mineiro e só pra tirar minhas dúvidas esse machado que a sra se refere é o do municipio de águas vermelhas não é mesmo? pois o prefeito Nilsom campos simplesmente fechou os olhos para esse crime que está acontecendo na nossa pequena cidade; acho que o prefeito nilsom campos devia ter vergonha! ele é nascido e criado em machado mineiro toda a população depositou suas esperanças nele, e ele não está fazendo nada, também poe a culpa na falta de chuva, sim nós sabemos que precisa chover, más a situação de calamidade que estamos vivendo é por causa do uso incorreto da água.junto com a sra peço ao ibama para poder fiscalizar sim está acontecendo um crime ambiental muito sério e realmente a população não tem noção acha que nunca vai acabar a água do rio pardo.socorro por favor peço em nome de muitos povoados que são abastecidos por essa barragem, tipo machado mineiro campo novo fundo do campo mocó limeira braço esquerdo veredinha cândido sales e outros. vamos lutar pela nossa riqueza! pois ela não é só minha, é de todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o prefeito quem autoriza ou desautoriza o uso da água não, segundo, os maiores irrigantes estão abaixo da barragem, ou seja não interferem em nada quanto a água armazenada, terceiro, a semig é a principal responsável pela situação critica da barragem.

      Excluir
  3. de Esmeralda : boa tarde sr:...sim estou mim referindo exatamente a esse machado mineiro, fica há 23 km de águas vermelhas; e infelizmente nosso prefeito é Nilson campos cretino que mora lá desde que nasceu, a população achou que agora alguém faria alguma coisa pela cidade, más infelizmente estamos todos decepcionados, ele queria só ganhar dinheiro sem ter que trabalhar, levou até o deputado Nilton cardoso para poder dizer que iria fazer bem feitoria na cidade, seu nilton sinto -lhe informar más o dinheiro que o senhor disse que seria para asfaltar a estrada de machado até águas vermelhas deve ter ido embora junto com a nossa água. o prefeito não está fazendo nada além de viajar e continuar fazendo promessas, ah engraçado, ele empresta dinheiro para qualquer um funcionario da prefeitura, más quando chegamos no hospital mais próximo nem médicos tem, quem faz o atendimento são os enfermeiros, passam receitas como se fossem os médicos.falo isso, porque aqui em machado é assim: se não tiver médicos por isso não: uma das enfermeiras lhe atendem como se fossem médicas e lhe prescrevem medicamentos é isso mesmo agora se o prefeito viaja tanto , se a prefeitura recebe verba do governo estadual e do governo federal, para onde está indo esse dinheiro? fica a pergunta ai gente,porque infelizmente eu sei pra onde ele está indo basta vê nossa querida primeira dama desfilando de carro novo e outras cocitas más.e nós kkkkk ficamos com aquela bolinha vermelha no nariz.

    ResponderExcluir
  4. esmeralda - vc tem toda razão, não estou morando em machado mas sou nascido ai, temos que falar com algun orgão publico, se não resolver o caso seria levar a imprensa, por que só assim esses politicos tomam vergonha e fazem alguma coisa

    ResponderExcluir
  5. de esmeralda : boa tarde sr:muito boa essa sua ideia vamos tentar falar com a imprensa local, quem sabe não conseguimos alguém que queira lutar junto com a gente nessa nossa batalha.
    mais uma vez eu pergunto sr: Nilson Campos prefeito de machado mineiro: o que o sr: está fazendo com a verba que chegou na prefeitura? eu sei porque estava lá quando o deputado Nilton Cardoso pronunciou em alto e bom tom que verba para melhorar a cidade teria sim.vamos sr: prefeito queremos machado mais bonita! queremos policiamento, pois na nossa cidade não tem policia, quando morre alguém assassinado, temos que ligar para pedra azul ou taiobeiras para vir um policiamento, rsrsr dai ninguém vai preso mesmo com tanto tempo pra fugir e a população coitada da população,fica tentando se proteger com suas rezas.o sr não acha que está mais do que na hora de termos pelo menos o mínimo? o povo está esperando e a resposta vai ser nas próximas eleições, aguarde e veja nós confiávamos no sr...manifeste sr prefeito! ou acha que colocar um caçamba para recolher o lixo das ruas é o bastante? áaaaaaaaaaa pelo amor de Deus né? o povo ta acordando, nosso movimento contra o sr está crescendo nas redes sociais. deixo o meu recado.

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente quem deve estar reclamando do prefeito é a oposição e ainda deve estar com raiva que Chinha perdeu a eleição.

    ResponderExcluir
  7. Lá se foram os meus velhos tempos que eu pescava e tirava um lazer pela barragem de
    Machado Mineiro , e olha só nem mesmo os pássaros estão tão felizes como eram há 03 anos atrás .
    E se muitos reclamam e que só esperam também que só o único prefeito faça alguma coisa , para de idiotice Esmeralda e deixa a água passar pelo ralo de seu banheiro ,
    que sabe assim vai enchendo a barragem de pouco a pouco !
    palavras falidas não mudam o raciocínio lógico de uma nação ! aquele abraço kkkkk.
    chupa 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 !

    ResponderExcluir
  8. de Esmeralda... e vc não pode falar nada não é mesmo pois deve ser um desses que vendeu seu voto por 500 reais ou um emprego de três meses. e seu tolo nunca votei no chinha nem votarei, porém minha indignação é justamente essa: ter votado nesse prefeito mentiroso igual ao chinha, acreditei que ele era diferente más mim enganei . só que tem uma diferença eu posso falar, pois minha dignidade não tem preço diferente da sua seu puxa saco tem mais é que ficar quieto mesmo foi comprado morto de fome .... vou continuar gritando por socorro, quem sabe um dia apareça um homem honesto o bastante e que seja merecedor daquela cadeira de prefeito não é mesmo? e abraço eu só aceito de amigos coisa que vc jamais será!

    ResponderExcluir
  9. A barragem esta em um nivel baixo, devido a falta de chuva.
    nao podemos culpar so os cafeicultores, e o nosso prefeito nilson campos.
    estamos na esperança de muita chuva, e mais preservaçao no leito do rio.
    Se tratando de politicos , eles sao iguais , mas ainda prefiro o nilson campos do que o chinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aé prefere engraçado a merda da estrada que vai de machado mineiro até aguas vermelhas continua dop memso jeito sem asfalto quando chove é barro até os cabelos e o seu querido NIlson Campos só sabe mandar a maquina plainar a terra e a merda continua continua votando nele tolo e como barro o resto da tua vida abestaiado.

      Excluir
  10. Um português bem escrito é necessário para alguém que quer denunciar algo por escrito. Só acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sujeito! ou melhor!, predicado;véio na boa, não vou gastar meu português com alguém como você;enquanto você sonha com a lingua portuguesa ,jumento!; quero dizer perdão um melhor português,: quadrupíde as pessoas estão perdendo a fonte de vida que é aguá perdão auto-didata duas moléculas de oxigênio e uma de hidrogênio tenha um lindo dia professor dos tolos.e sua frase no final esta errada depois de" algo por escrito faltou ; e no só acho faltou exclamação ! e ponto final liga não é um dos mais acentos da lingua portuguesa beijinho ....

      Excluir
  11. E uma pena que a politicagem ainda se faz presente! os comentarista s ai de cima ate se esqueceram do problema e foram falar mal do prefeito. que vergonha mm

    ResponderExcluir
  12. sou moradora da cidade de Cândido sales, nossos rios estão acabados , alem da seca a falta de chuva , a poluicao do rio pardo é enorme em nossa cidade, sem falar nos curtumes nossa, estão acabando com os rios, e ninguém toma uma providencia esta vergonhoso a situação onde vamos parar ?

    ResponderExcluir
  13. Está reportagem foi feita em 2012 e cá estamos nós no segundo semestre de 2015 discutindo o mesmo problema. Sou morador da cidade de Itambé na Bahia e aqui estamos passando por muitas dificuldades devido à falta de água no leito do Rio Pardo. São vários os fatores que contribuem para piorar está situação; a escassez de chuvas é uma delas, mas não há como negar que o uso irregular e indiscriminado da água por diversos fazendeiros ao longo do rio deixam a situação ainda mais crítica. Uma hora não haverá água suficiente para a produção de energia, irrigação ou mesmo para o consumo humano e o comportamento irracional destes fazendeiros que pensam apenas no benéficio próprio só contribui para a aceleração deste desastre. Que Deus possa mandar a chuva, mas que nós também possamos nos conscientizar que a água é essencial para as nossas vidas e por isso devemos preservar, cuidar e fiscalizar!

    ResponderExcluir
  14. Quando tu estiver por acabado os grandes fazendeiros somem e ficam a pobreza mas não tem problema não aliás o povo brasileiro está acostumado a ser prejudicado pelos quem tem mais melhor falta apenas um pouco mais de justiça pra esse assunto .Pra que uma barragem desse porte sem água e vem falar que a culpa é das chuvas me polpe cambada.

    ResponderExcluir
  15. O nosso grande Rio Pardo morreu entre Cândido Salles, Encruzilhada e Itambé Bahia. Quando olho para o lugar onde ele passava, fico triste, com os olhos cheios de lágrimas. Quem imaginou que um dia o nosso Rio Pardo secaria? Triste fim! A cidade de Encruzilhada não tem mais água, a população grita por socorro. É um sofrimento sem fim. Lá por mais que muitos clamem por piedade, ninguém faz nada. Triste realidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário