Polícia Ambiental combate queimadas criminosas


Equipe atua no Parque de Serra Nova
O comando da 11ª Companhia Independente de Meio Ambiente, responsável por seis Unidades de Conservação, dentre elas o Parque de Serra Nova, localizado entre os municípios de Rio Pardo de Minas e Mato Verde, vem realizando uma série de operações de combate e prevenção as queimadas e incêndios florestais, através da Força Tarefa Previncêndio.

Os trabalhos consistem em visitas às comunidades situadas no entorno ou no interior nas Unidades, cadastrando-as, emitindo orientações, alertas e treinamentos de evacuação. Conforme o Sargento Leite, do setor de Comunicação da 11ª Companhia, já foram registradas, de janeiro a outubro de 2012, mais de 130 ocorrências, sendo desencadeada mais de 180 operações de combate e prevenção as queimadas, além disso, foram identificados alguns suspeitos, sendo efetuadas autuações e prisões. 

Queimadas para fazer pastos são os maiores problemas
As operações terão continuidade nos meses de novembro e dezembro. Para isso, a 11ª Companhia recebeu um contingente de mais nove militares para auxiliar nos trabalhos e compor a Força Tarefa Previncêndio. Também estão sendo monitorados e registrados incêndios nas margens de rodovias estaduais que cortam o Norte de Minas. “A maioria dos incêndios são de natureza criminosa”, informa Sargento Leite.

Entre as principais dificuldades para os trabalhos da Força Tarefa Previncêndio, destaque para a alta carência e baixa capacitação empreendedora das famílias que residem nas imediações das Unidades de Conservação, pois a maioria sobrevive da agricultura rudimentar de subsistência, tendo o costume de fazer pasto através de fogo. Outro grave problema é que os moradores relutam em denunciar as queimadas e identificar autores.

Comentários