Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2012

Prefeitura de São João está sendo disputada nos bastidores

Imagem
Indefinições deixam população de São João do Paraíso na expectativa pelo cargo de prefeito
Os bastidores da política estão pegando fogo em São João do Paraíso. Até o momento os 11 vereadores eleitos ainda não entraram em acordo para a presidência da Câmara, que dará direito a assumir o cargo de prefeito por quatro meses, até que seja realizada a eleição extemporânea, no dia 07 de abril.
A base do atual prefeito Manoel Capuchinho elegeu seis vereadores e, teoricamente, deveria eleger a presidência sem maiores dificuldades, no entanto, os vereadores eleitos Branquinho, Cirino e Farlinho têm interesse no cargo e ainda não chegaram a um consenso, fato que pode beneficiar o vereador de oposição França, atual presidente da Câmara e que vem articulando junto aos dois grupos.
O imbróglio é tão grande que já foi proposto até sorteio entre os vereadores da situação. Por outro lado, a prefeita eleita e cassada Mônica Mendes tem preferência pelo vereador Zezinho de Mabel, mas, nesse caso, a presidên…

Professores protestam na Prefeitura de Indaiabira

Imagem
Desde a manhã dessa quarta, dia 26, vários professores da rede municipal de ensino do município de Indaiabira estão na porta da Prefeitura para cobrar seus vencimentos e 13º salário. Conforme os próprios professores, os contratados não receberam o mês de novembro, já os efetivos não receberam o mês de dezembro e nenhuma parcela do 13º salário. Durante o pacífico protesto, ninguém recebeu os professores para prestar explicações, pois a Prefeitura está fechada, funcionando apenas para serviços internos. O prefeito Marcus Costa e a tesoureira Cléia não compareceram na Prefeitura durante a manhã. Por telefone, nossa reportagem questionou o prefeito Marcus Costa e ele explicou que o pagamento será feito dia 28. “Eles estão cobrando uma coisa que não venceu ainda. Hoje é dia 26, e o vencimento do prazo é dia 28. Portanto, o protesto não justifica”, esclareceu o prefeito, lamentando os interesses políticos por trás da manifestação dos professores. “Isso só pode ser política, pois estão cobrand…

PM faz grande apreensão de drogas em Taiobeiras

Imagem
Operação resultou nas prisões de três traficantes com 1,2 kg de cocaína e crack

Através de denúncia anônima, via 190, a Polícia Militar de Taiobeiras foi informada que um homem, identificado por Charles Braga dos Santos, 25 anos, estaria armado e pronto para viajar para o estado de São Paulo, de onde traria armas e drogas dentro de pneus de motocicletas. Diante do relato, três equipes de militares, de forma rápida, abordaram o suspeito em ponto conhecido de transporte clandestino de passageiros na cidade, sendo encontrado com o mesmo alguns documentos de motocicletas, identificando a propriedade de Ronaldo Alves Martins. Em seguida, os policiais foram até a casa de Ronaldo, momento em que tentou fugir pulando muros da vizinhança, todavia foi contido pelos policiais. Ao revistar a residência, os militares encontraram uma motocicleta, sendo que dentro do pneu dianteiro havia vasta quantidade de drogas, inclusive cocaína e crack. Também foram encontradas drogas dentro da geladeira e, para su…

Januário consegue recurso no TRE-MG e será diplomado

Imagem
O vereador eleito em Taiobeiras, Januário de Castro (PDT), que obteve 360 votos nas últimas eleições, acaba de conseguir um recurso no TRE-MG para ser diplomado. Com isso, ele deverá ocupar a vaga de Jefferson Nana, que é o 1º suplente da Coligação.
Januário foi o 2º mais votado de sua coligação e teve sua candidatura cassada pela Juíza de Taiobeiras, Marcela Decat, por acusação de distribuição de combustível.

Museu da Cachaça é inaugurado

Imagem
Museu está instalado em um terreno de 13.120m², entre área construída, área expositiva, espaço de convivência e espaços administrativos

O Governo de Minas e a Prefeitura de Salinas inauguraram na manhã dessa quinta (20/12), um novo espaço cultural. Trata-se do Museu da Cachaça, cuja implantação irá oferecer à população um equipamento cultural completo. Os ambientes foram criados com base em dois conceitos. O primeiro é o socioeconômico, no qual a cachaça artesanal está retratada em aspectos de produção, circulação e consumo, gerando uma visão antropológica do produto. O segundo é sociocultural, que mostra o significado da bebida como fruto do imaginário coletivo, unindo grupos sociais por meio de seu uso. O museu fica na avenida Antônio Carlos, nº 1.250 – Salinas / MG. O Museu da Cachaça, inicialmente, será administrado pela Unimontes, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). Entre suas propostas de atuação estão a difusão do conhe…

Museu da Cachaça está pronto

Imagem
O governador Antonio Anastasia estará em Salinas para inauguração da obra

A cidade de Salinas, umas das maiores produtoras de cachaça do país, ganhará, no próximo dia 20, às 10 horas, um museu dedicado à bebida. A iniciativa é do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Salinas. O empreendimento custou cerca de R$ 6 milhões.
O Museu vai abrigar, desde as formas de produção, até a comercialização e consumo, possibilitando ao visitante conhecer o processo de fabricação e histórico da bebida. A obra integra o projeto estruturador "Circuitos Culturais do Interior" e vai reunir valores relacionados à fabricação e à circulação da bebida.
A ideia é contar a história da produção, distribuição e consumo da cachaça, em torno da qual estabeleceram-se relações sociais e simbólicas de repercussão regional e nacional.

Não tem jeito: mineroduto será construído na região

Imagem
Em audiência pública, deputados e empresários discutiram os impactos da exploração do minério

BELO HORIZONTE – A construção de um mineroduto ligando a região Alto Rio Pardo até o Sul da Bahia é apontado como solução logística para viabilizar a exploração de minério de ferro encontrado na região. O projeto foi defendido por participantes da audiência pública realizada, no dia 05 de dezembro, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A audiência foi requerida pelo deputado Carlos Pimenta (PDT). O parlamentar abriu a reunião com considerações a respeito de empreendimento da Sul Americana de Metais S/A, que pretende instalar na cidade de Rio Pardo de Minas e adjacências unidade de exploração de minério de ferro. O deputado afirmou que o projeto da empresa prevê a construção de um mineroduto, que demandará o consumo de grande volume de água em uma região que é castigada pela seca. “Estamos aqui justamente buscando esclarecimentos,…

Taiobeiras é tri no Selo Unicef

Imagem
BRASÍLIA – O município de Taiobeiras é o único da microrregião Alto Rio Pardo que conquistou o Selo UNICEF três vezes. A última premiação de “Município Aprovado” aconteceu no dia 29 de novembro, no Museu Nacional, em Brasília, onde foram entregues os certificados para os 28 municípios mineiros vencedores. A solenidade contou com a participação do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e da ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. Além de Taiobeiras, outros três municípios do Alto Rio Pardo receberam o Selo: Montezuma, Ninheira e Novorizonte. Na edição deste ano, 123 municípios de Minas foram inscritos, mas apenas 28 foram certificados. Para conquistar o Selo Unicef, o município assume o compromisso de avançar na garantia dos direitos da criança e do adolescente, além de desenvol…

Geisa e Lizz estão no último chiqueirinho

Imagem
Na manhã de hoje, dia 13, Geisa não deu sorte na última prova da imunidade e fez o pior tempo entre as participantes, com isso, ela estará disputando o último chiqueirinho, dessa vez com Patrícia e a filha Mel. Quem vencer vai disputar os R$ 100 mil na final com Jaqueline, mãe de Derick. A última prova do Game de Bebês foi tensa, afinal, quem vencesse, já estaria na final. A taiobeirense Geisiane fez a prova em 5 minutos e 7 segundos,  e Patrícia, mãe da Mel, foi desclassificada, e, as duas, estão na berlinda. A sortuda Jaqueline, mãe de Derick, já está na grande final, com o tempo de 2 minutos e 47 segundos na prova! Agora, os internautas de Taiobeiras, reforçados pelos da microrregião Alto Rio Pardo, vão fazer plantão de 24 horas para conseguir a permanência das taiobeirenses na final do “Game de Bebês”, promovido pelo programa global “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga. Geisa e Lizz já escaparam de dois chiqueirinhos do programa, no 1º obteve vitória com 74% dos votos, no 2º …

Taiobeirense Lázaro Gomes lança livro em São Paulo

Imagem
Natural de Taiobeiras, extremo Norte de Minas Gerais, o estudante de Jornalismo e Direito, Lázaro Gomes de Sousa, 24 anos, lança no dia 14 de dezembro o seu primeiro livro: “Longe de Casa – Sonhos e Saudades” (Editora All Print, São Paulo, 2012, 100 p.). O coquetel de lançamento acontece a partir das 20h00, na Câmara Municipal de Barra do Garças (Rua Mato Grosso, 617 – Centro).
Tudo começou, porque o autor guardava em seus pertences registros cronológicos da sua passagem pela EAFSAL (Escola Agrotécnica Federal de Salinas, localizada no Norte de Minas Gerais), instituição categoricamente chamada por ele de “Escola da Vida”. O sentimento de saudade movido pela distância dos “grandes amigos” conquistados na referida instituição colaborou para que o autor – incentivado por sua mãe - amadurecesse a ideia de publicar os escritos alusivos a essa trajetória. Deu início às escrituras de sua obra, no final do mês de fevereiro de 2007. “Este livro foi escrito por saudade, do meu início, do meu co…

Geisa e Lizz escapam do 3º chiqueirinho

Imagem
Mobilização dos internautas de Taiobeiras garante 2ª vitória de Geisa, dessa vez com 79% dos votos
Os internautas de Taiobeiras, reforçados pelos da microrregião Alto Rio Pardo, fizeram plantão de 24 horas e conseguiram a permanência das taiobeirenses Geisiane Cardoso e sua filha Lizz no “Game de Bebês”, promovido pelo programa global “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga.
A vitória de Geisa e Lizz no 3º chiqueirinho do programa foi com 79% dos votos. Elas eliminaram Caroline e a filha Bia, de Canoas, do Rio Grande do Sul. Geisa foi parar no chiqueirinho pela 2ª vez porque se deu mal na prova "Quanto Pesa?". Na prova, as mães tinham que encher quatro potes com um produto diferente, como agrião, banana, mini-legumes e feijão, e levar até a balança. A ideia era que elas atingissem o peso de 700g de cada produto em cada recipiente. Geisa e Caroline ficaram longe da marca de 700g e disputaram a eliminação. “Essa vitória é muito importante pra mim, porque Lizz é a minha vida…

São João retornará às urnas dia 07 de abril

Imagem
A juíza Alice Birchal (foto), do TRE-MG, determinou a realização de novas eleições em São João do Paraíso para o dia 07 de abril. O prazo para as convenções e a formação de coligações será entre os dias 27 de fevereiro e 06 de março. Os registros serão feitos até o dia 08 de março. A propaganda eleitoral começará no dia 09 de março.

Foragido da Justiça “passeava” pelo Centro de Taiobeiras e foi preso

Durante patrulhamento da Polícia Militar pela Rua Belo Horizonte, Centro de Taiobeiras, os militares avistaram dois homens em atitude suspeita, sendo imediatamente abordados. E, após pesquisa informatizada, foi constatado que o autor Luiz Fernando Rodrigues Silva, 20 anos, encontrava-se com mandado de prisão em aberto, na condição de foragido da Justiça da Cadeia Pública de Taiobeiras.
Conforme os militares, Luiz Fernando deveria estar cumprindo pena em regime semi-aberto, aquele que o preso tem que dormir na cadeia, contudo, o autor havia deixado de comparecer à cadeia para se recolher no período noturno há vários dias.
Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia, onde agora deve permanecer em tempo integral sem os benefícios que possuía anteriormente.

Menor ameaçado estava andando armado

Imagem
No último sábado, dia 01, durante patrulhamento pela Rua Pirapora, policiais militares de Taiobeiras abordaram um menor em atitude suspeita. Durante a abordagem e busca pessoal foi localizada na cintura do menor infrator, uma faca com aproximadamente 20 centímetros de lâmina.
Segundo o menor ele portava a faca para se defender de outro indivíduo que estava lhe ameaçando de morte. O menor foi apreendido e encaminhado a Delegacia de Polícia.

Jovem embriagado quase atropela militares e equipe do Samu

Imagem
Na noite de domingo, dia 02, a Polícia Militar foi acionada para auxiliar uma equipe do SAMU no atendimento de um acidente de Trânsito com vítima, na LMG 602, rodovia que liga Taiobeiras a São João do Paraíso. Durante o atendimento as vítimas, um veículo Gol, placa DAM 3475, não respeitou a sinalização e quase atropelou os profissionais que realizavam o resgate das vítimas.
Imediatamente, as outras viaturas de Taiobeiras foram avisadas via rádio, inclusive com as características do veículo, que acabou sendo abordado na Rua Benfica, bairro Vila Formosa.
Durante a abordagem foi constatado que o condutor, de apenas 18 anos, não possui habilitação para dirigir veículo automotor, além de estar com visíveis sintomas de embriaguês.
Ao ser indagado acerca da manobra que fez com o veículo na rodovia, quando quase atropelou os militares e a equipe, o jovem relatou que não viu a sinalização. Diante do cometimento dos crimes de trânsito, foi dada voz de prisão ao jovem, que foi conduzido para a Dele…

Assaltantes voltam a assustar Taiobeiras

Imagem
A Polícia ainda não conseguiu prender todos os autores dos últimos assaltos à mão armada em Taiobeiras. Os bandidos atacaram, sempre armados com revólver, uma residência, uma farmácia, uma clínica, um supermercado, uma feirante, uma madeireira e até uma loja que aluga vestidos de noivas. Na maioria dos assaltos, eles usaram motocicletas para facilitar a fuga. A onda de ataques foi iniciada numa residência do bairro Planalto, onde as vítimas foram surpreendidas por quatro homens, sendo que dois deles estavam armados, um com uma garrucha e o outro com uma faca. Os assaltantes levaram duas pulseiras de ouro. A Polícia Militar foi acionada e de imediato foi acionado um plano de cerco e bloqueio, resultando nas prisões de dois acusados, identificados por Warley e Marcelo. Inicialmente, ambos negaram participação no assalto, contudo, as vítimas reconheceram os suspeitos, que foram presos, sendo o flagrante feito em Salinas, pois o delegado de Taiobeiras está de férias. Os outros dois assaltan…