Kinca assume CISNES e disputa CISRUN com Jovelino


Prefeito Kinca, de Salinas e prefeito Jovelino, de Rio Pardo
SALINAS – O prefeito dessa cidade, Joaquim Neres, popular Kinca (PT), conseguiu fechar um acordo e se tornou o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Entorno de Salinas (CISNES), formado por sete municípios: Salinas, Novorizonte, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Rubelita, Padre Carvalho e Santa Cruz.

Inicialmente, a disputa pela presidência seria acirrada com o prefeito de Novorizonte, Arley Costa (PTB), mas, momentos antes da votação, Kinca e Arley entraram em consenso e acabaram lançando chapa única, com o prefeito Arley ficando com a vaga de vice-presidente. A secretaria ficou com o prefeito Marlon Nixon, de Fruta de Leite e a direção do Conselho Curador ficou com o vice-prefeito Adaildo Rocha, de Curral de Dentro. Em acordo durante a Assembléia, os prefeitos resolveram manter a mesma equipe de trabalho do CISNES.

CISRUN – Pelo que tudo indica, a prioridade do prefeito Kinca realmente será o setor de Saúde. Depois de conquistar a presidência do CISNES, o salinense agora mira a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas – CISRUN, que integra 86 municípios do Norte de Minas e administra o importante SAMU 192 Macro Norte. A eleição será após o carnaval, ainda sem data marcada.

Inicialmente, Kinca disputa a presidência com o prefeito Jovelino Pinheiro, de Rio Pardo de Minas, que também é médico prestador de serviço ao SAMU. O embate será duro. Jovelino conta com o apoio do Deputado Estadual e Secretário de Estado Gil Pereira (PP) e ainda aguarda uma intervenção do Governador Anastasia junto aos prefeitos da região, já que é da base governista. “Eu tenho nove de SAMU, sou efetivo, e tenho uma noção dos desafios. Se tiver um consenso como candidato do Governo do Estado eu estarei apto a disputar. Vou aguardar um posicionamento do Estado. Não vou entrar para perder. Se eu entrar será para ganhar. Não podemos fazer política em questões de prioridade técnica”, disse Jovelino.

Por outro lado, o prefeito Kinca conta com o apoio do deputado estadual Paulo Guedes (PT), que teria ajudado o deputado Arlen Santiago (PTB) eleger o prefeito de Mirabela, Carlúcio Leite (PSB) o novo presidente da AMAMS, em troca, Guedes espera agora o apoio de Arlen para eleger Kinca no CISRUN. 

Até então, o presidente do CISRUN é o prefeito Warmillon Fonseca Braga, de Pirapora. Dentre as várias funções do Consórcio, destaque para a assistência de urgência e emergência a cerca de 1,6 milhão de habitantes da região Norte de Minas.

Comentários