Governo faz planejamento para diminuir impactos da mineração

Técnicos do Sedru debatem impactos em Audiência Pública

MONTES CLAROS – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) iniciou a elaboração do Plano Regional Estratégico em torno de grandes projetos minerários. O Plano detalha a metodologia dos estudos e traz um diagnóstico inicial sobre as microrregiões de Janaúba, Grão Mogol e Salinas, que nos próximos anos receberão investimentos na casa de R$ 8 bilhões na área da mineração.

O objetivo inicial é debater com os vários atores envolvidos no processo da atividade mineral na região o procedimento de elaboração do Plano, apresentando a metodologia utilizada, a definição da região que será levada em conta pelo Plano e o primeiro dos cinco produtos do Plano Estratégico.

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Regional da Sedru, Beatriz Morais, este Plano terá a participação efetiva dos envolvidos com a questão da mineração no Norte do Estado. “Iniciamos um trabalho que será de elaborar um plano com a participação dos municípios, das empresas e dos técnicos do Governo de Minas, que vai dimensionar o impacto do setor mineral na região e levantar as necessidades de investimentos nos municípios para que eles possam se desenvolver”, afirmou.

As próximas etapas do Plano se referem à coleta de dados, elaboração de diretrizes e apresentação dos instrumentos necessários e disponíveis para a promoção do desenvolvimento da região. A ideia da Sedru é que cada produto do Plano seja apresentado e discutido pelos envolvidos. “Pretende-se construir um espaço de interação, visando à promoção do debate em torno do tema, reunindo os diversos atores envolvidos em práticas voltadas para o desenvolvimento regional”, completa a subsecretária.

A ideia é traçar um diagnóstico dos 37 municípios localizados nas microrregiões de Salinas, Janaúba e Grão Mogol, que receberão os impactos da chegada de grandes mineradoras que vão investir na região cerca R$ 8 bilhões, gerando cerca de 9,5 mil empregos diretos e mais de 10 mil empregos indiretos.

Comentários