Salinas em guerra contra a dengue

Foram confirmados 20 casos e 350 suspeitas na cidade
Mutirão com 100 agentes combateu o mosquito em todos os bairros
  Os casos suspeitos de dengue assustaram a população de Salinas nos últimos dias. Conforme especulações, cerca de 500 pessoas teriam sido contaminadas, mas, oficialmente, foram confirmados 20 casos e outros 350 suspeitos. A informação é de Renata Aguilar, Diretora do Departamento de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Salinas.

Segundo Renata, os resultados do mutirão de limpeza, que foi encerrado hoje, dia 01 de março, foram altamente satisfatórios, pois, antes das ações, estavam sendo notificados média de 30 casos diários, números que foram reduzidos para 5 notificações. “O mutirão visitou todos os bairros da cidade, retirando o lixo dos quintais e das ruas”, informou Renata, ressaltando a importância da colaboração da população. “Os salinenses abraçaram a campanha e com isso conseguimos um bom resultado”.

Além de vasto material publicitário e muitas palestras, a Secretaria de Saúde mantém uma equipe para atender denúncias e visitar locais suspeitos. “Eles procuram os proprietários dos terrenos para dar orientações e iniciar o combate”, disse Renata, destacando que o mutirão contou com 75 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de endemias.

Para culminar o mutirão, na segunda, dia 04, chegará à Salinas seis veículos fumacê para pulverizar toda a cidade. “Pedimos os moradores para abrir portas e janelas de suas residências, pois queremos acabar com o mosquito na cidade”, disse Renata, informando que a Secretaria de Saúde irá manter o combate a dengue durante todo o ano. “Queremos trabalhar com a prevenção, pois não queremos o mesmo problema no próximo período de chuva”, completou.

Comentários