Seleções de Retiro e Salinas vão disputar o título da Copa Folha Regional


Seleções finalistas vão à busca do bi-campeonato da Copa Folha Regional

Depois de 37 partidas e 108 gols assinalados, foram conhecidas as duas seleções que vão disputar o título da Copa Folha Regional 2013: Retiro e Salinas. A inédita final será disputada em duas partidas, a 1ª em Salinas no sábado, dia 1º de junho. Já a 2ª e decisiva partida será em Santo Antonio do Retiro, no sábado, dia 8 de junho.

A seleção de Santo Antonio do Retiro fará o jogo de volta diante de sua torcida porque conseguiu melhor aproveitamento durante toda a competição, somando 70,9% dos pontos disputados, enquanto que Salinas conseguiu 59,2% dos pontos.

Para chegar à Final, a seleção de Retiro jogou o fino do futebol amador. A equipe é conhecida pela disciplina, preparo físico e jogadas em velocidade. Na 1ª Fase, os retirenses somaram 9 pontos em 4 jogos, perdendo apenas uma partida para a seleção de Rio Pardo, ocasião em que o goleiro adversário, popular Ito, foi o melhor em campo.

No mata-mata, a disputa foi contra Berizal. Fora de casa Retiro venceu por 3x1 e diante de sua torcida a vitória foi por 3x0. Nas semifinais, contra Rio Pardo, a disputa foi marcada pelo equilíbrio. Em casa, os retirenses empataram em 1x1 e não saíram satisfeitos, pois reclamaram do grande número de atendimentos aos atletas de Rio Pardo dentro do campo. No jogo da volta, o equilíbrio prevaleceu e mais uma vez a partida terminou em 1x1. Com isso, a vaga na Final foi decidida nos pênaltis. Após seis cobranças de cada lado, a seleção de Rio Pardo errou duas (Som e Virgílio), enquanto que Retiro errou apenas uma cobrança com o meia Bimba, garantindo assim a disputa da final.

Esta será a 3ª final disputada pela seleção de Retiro. A 1ª foi em 2009, quando perdeu nos pênaltis para a seleção de Divisa Alegre. Já em 2010, contra a seleção de Rio Pardo, os retirenses conquistaram o 1º título e este ano eles vão à busca do bi-campeonato.

Por outro lado, a seleção de Salinas vai disputar a 4ª final da Copa Folha Regional e também vai à busca do bi-campeonato. A 1ª final disputada por Salinas foi em 2008, quando perdeu, nos pênaltis, o título para Taiobeiras. Em 2011, Salinas disputou sua 2ª final e também perdeu nos pênaltis, dessa vez, diante de sua torcida para a seleção de Divisa Alegre. Em 2012, os salinenses foram campeões, fora de casa, após uma disputa eletrizante contra Rio Pardo.

Agora, em 2013, para disputar o bi-campeonato Salinas somou 10 pontos na Fase Classificatória, ficando em 1º lugar na sua Chave. A experiência dos atletas na competição é um dos pontos fortes da equipe. No mata-mata, teve que suar muito para eliminar Taiobeiras, pois perdeu o 1º jogo, fora de casa, por 2x1 e venceu em casa por 1x0. Com isso, a disputa foi decidida numa nervosa cobrança de penalidades e os salinenses ganharam por 3x1, sendo que o goleiro Soneca se tornou herói ao defender três penalidades. Nas semifinais, contra São João, Salinas venceu bem o 1º jogo pelo placar de 4x1, com grande apoio da torcida. Mas, no jogo de volta, em São João do Paraíso, os salinenses tiveram muitas dificuldades e sofreram para garantir a vaga na final. A seleção de São João venceu por 2x0 e reclamou muito da não marcação de dois pênaltis.

Comentários