Barraginhas no rio Pardo são destruídas

Máquina da Prefeitura de Taiobeiras durante destruição de barraginha construída em comunidade rural de Rio Pardo de Minas

Uma máquina da Prefeitura de Taiobeiras, acompanhada por duas viaturas da Polícia Militar e do fiscal da Agência Nacional das Águas (ANA) finalizou na tarde de ontem, dia 28, a destruição das barriginhas construídas pelos pequenos produtores rurais no rio Pardo.

A destruição dos barramentos objetiva abrir espaço para que as águas da Fazenda HP cheguem à estação de captação da Copasa em Taiobeiras. A ideia é bombear 200 litros de água por segundo das lagoas do empresário Carlos Humberto para o rio Pardo.

Conforme o Coordenador de Fiscalização da ANA, Marcos Souza, a expectativa é de que cheguem pelo menos 50 litros de água por segundo na estação da Copasa, evitando assim um novo colapso no abastecimento de água em Taiobeiras, já que a cidade não teve força política para exigir as construções de novas soleiras de nível no rio.

Folha Regional acompanhou a destruição das barraginhas. Um drama, pois os barramentos eram a única esperança dos ribeirinhos manter suas plantações até a chegada das chuvas. Um agricultor, identificado por Chico, da comunidade Traíras, viu a destruição de sua barragem com os olhos lacrimejando, pois sua lavoura com 20 mil pés de tomate está ameaçada. “Fazer o que né? Nós é fraco e eles é forte. Nunca veio um político aqui pra ajudar nóis, e quando vem é pra isso: destruir o que fazemos com muita luta”, lamentou Chico.

Outro revoltado é Gercino, da comunidade de Catulé, que possui 6 mil pés de tomate. “Não achamos ninguém pra ajudar, mas para lascar com a nossa vida tem os políticos”, disse.
Incrédulos, pequenos agricultores assistem destruição da barraginha
Destruição no município de Rio Pardo feita pela máquina da Prefeitura de Taiobeiras

Em nota, o promotor José Cícero, da Comarca de Taiobeiras, explicou a polêmica decisão de usar a máquina da Prefeitura de Taiobeiras na destruição das barraginhas localizadas no município de Rio Pardo de Minas. Confira a íntegra da nota:

O Ministério Público vem se empenhando incessantemente,  para sanar o problema de abastecimento de água em Taiobeiras.

Nesse sentido, após reuniões entre o Ministério Público, a Prefeitura Municipal e a COPASA, foi acordado a captação de água das lagoas de propriedade do Sr. Carlos Humberto para abastecimento da população de Taiobeiras, havendo como empecilho a existência de barramentos irregulares ao longo do Rio Pardo até a estação da COPASA.

Diante disso, a Agência Nacional das Águas – ANA, em atenção à requisição ministerial, destacou um técnico do seu corpo para proceder, à retirada dos barramentos irregulares existentes ao longo do Rio Pardo (o que está em andamento, desde a data de 27/08/13), que possam comprometer a captação de recursos hídricos pela estação da COPASA, em construção para fazer frente ao perigo de interrupção do regular abastecimento do município de Taiobeiras. No mesmo sentido, este Promotor de Justiça requisitou ao Prefeito Municipal, sob as cominações da lei, que disponibilizasse todo o maquinário e pessoal necessário para colaborar com o técnico da ANA na execução do serviços. Ainda nessa linha, requisitou da Polícia Militar proporcionasse força policial eventualmente precisa para garantir a segurança dos trabalhos.

Por ser de interesse geral, o Ministério Público faz esse comunicado a impressa local, colocando à sua disposição os documentos referentes a essas últimas providências aqui noticiadas”.

José Cícero Barbosa da Silva Junior
Promotor de Justiça
 



Comentários

  1. Como que um prefeito se submete a uma ação tão insensível dessa?

    ResponderExcluir
  2. Um bando de sem corações covardes. pago imposto em taiô pra o prefeito fazer isso com quem trabalha

    ResponderExcluir
  3. O prefeito não faz barragem e manda máquina para quebrar barragem dos outros

    ResponderExcluir
  4. Prefeito sem coração mesmo

    ResponderExcluir
  5. acho que ja passou da hora do povao se juntarem em pro de nossa regiao rio pardo de minas ,indaiabira , taiobeiras e outras e começarem a corrermos atras da construçao de uma grande barragem em nossos municipios , porque esses politicos vagabundos que so sabem destruir ja trouxeram muitos projetos idiotas que acarretaram ate entao para grandes problemas de abastecimento de agua para a regiao, ha anos atras começaram alguns projetos de drenagens de alguns rios ex; rio da santana ,ribeirao e etc de nossa regiao mudando em algumas regioes o curso deles e vendo vendo varios lugares que antes ricos de agua hoje nem em poço artesiano a conseguem devido ao corte das veias de agua q formam os lençois freaticos , que ate entao nos o povo estamos a cada dia vendo a situaçao so piorando , entao ja esta na hora acorda alto rio pardo

    ResponderExcluir
  6. se isso resolver o problema quero noticia

    ResponderExcluir

Postar um comentário