Divisa Alegre comemora Dia da Amamentação com palestra sobre o programa Mães de Minas


Com o objetivo de comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece do dia 1 a 7 de agosto, com o incentivo do aleitamento materno e repasse de informações sobre o programa Mães de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde de Divisa Alegre, com o apoio da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, realizou no dia 1 de agosto, no salão da Casa Paroquial, uma reunião com 21 gestantes do município.

A enfermeira e referência técnica do programa Mães de Minas em Divisa Alegre, Lorrane Brasileiro, repassou informações sobre o programa, as metas, objetivos e como realizar o cadastramento pelo Disque 155. Já a Secretária Municipal de Saúde, Mislene Targino, falou sobre as vantagens da amamentação, a forma correta de se pegar o bebê, ingurgitamento mamário e rachaduras nas mamas. “Importante ressaltar que além da assistência efetiva à gestante e à criança com menos de um ano, a Secretaria de Estado de Saúde envia um kit enxoval para as gestantes cadastradas, que deverão informar o endereço corretamente e manter as consultas e exames pré-natal em dia”, disse Lorrane.

Programa Mães de Minas

O Projeto Mães de Minas nasceu para cuidar da vida dos novos mineiros. Trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida. Os cenários que levam à mortalidade infantil e materna apontam para a necessidade de fortalecer o cuidado com a gestante, a criança e sua família, tão logo se tenha notícia do início da gravidez. Por isso, o Governo de Minas se propõe, com esse projeto, estabelecer um contato individual com cada gestante.

Comentários