Enchente de 200 metros cúbicos por segundo no rio Pardo

Soleira de nível da Fazenda HP está totalmente submersa. Desde 1992 não era registrada enchente semelhante no rio Pardo.

Depois de vários anos, o rio Pardo volta respirar uma grande enchente. Conforme o produtor rural Carlos Humberto Moraes, desde 1992 não acontecia enchente semelhante no rio Pardo. Ainda conforme Carlos Humberto, estão passando pela sua soleira 200 metros cúbicos de água por segundo. A mesma quantidade de água está chegando à Barragem de Machado Mineiro, que é controlada pela Cemig. “Em 1997 também teve uma boa enchente, mas foi menor do que este ano”, lembra o produtor.

Mesmo com a grande enchente, a soleira de nível da Fazenda HP, uma das mais antigas e bem projetadas da região, permanece intacta. “Alguém maldoso implantou um boato de que a soleira estava rompendo, mas isso não procede. É uma obra de qualidade, prova disso é que neste momento ela está totalmente submersa, como se pode ver na foto”, esclareceu Carlos Humberto, que convida os interessados a conhecer o local e ver de perto a beleza do rio Pardo cheio. “A soleira está localizada a direita do trevo da Fazenda HP, distante 800 metros da rodovia e está disponível para visitas”, disse Carlos.

Comentários

  1. O povo de Machado Mineiro e região, agradecem!

    ResponderExcluir
  2. Num adianta nada, pois essa água tá indo tudo embora pro mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como nao adianta? Po iso msm...ee q predcisa encher o rio..pra q ela va para o mar e o ciclo nao seja preujudicado...




      Excluir
  3. A Copasa respira aliviada

    ResponderExcluir
  4. A região estava precisando, uma vez que a Copasa n toma providências.

    ResponderExcluir
  5. São Pedro o padroeiro dos político incompetentes , principalmente esses TUCANOS

    ResponderExcluir
  6. anaelton machado mineiro27 de dezembro de 2013 às 16:09

    Tem muita coisa por tras disso, nao q eu queira tomar as doresbdos politicos ou da copasa...mas eles nao sao os unocos responsaveis pela seca...outros fatores influeenciam na seca da regiao,primeiramente sua localizacao geografica...o periodo de estiagem e muito longo, depois vem tbm o uso indiscriminado dos recursos naturais o desmatamento das matas...e as irrigacoes ...portanto nao adianta procurar um ou dois culpados e todo mundo ver a necessidade de se preservar a agua q um bem tao precioso...nos somos os melhores fiscais, pois os mais preujudicados com a falta d'agua somos nos os cidadaos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza não precisa do homem para sobreviver.

      Excluir
  7. Ajudei a construir esta barragem, é de qualidade e garante muitos empregos na região. Parabéns CH, muitos políticos deviam mirar-se em vc e construir realmente obras que ajudem o povo carente desta região. Um gde abraço irmão.
    Sérgio R S Nascimento.

    ResponderExcluir
  8. A culpa principal pela falta d'água são as plantações de café e que ano vem não se repita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo que a falta d'água seja plantação de café e sim as famigeradas plantações de eucalipto,uma planta originária de uma região úmida da Austrália totalmente incompatível com o clima dessa região.Essa monocultura destruiu a fauna da região e afetou significamente o índice pluviométrico que era bem maior antigamente.Deveria ser proibida de ser plantada na região.Save The Earth!

      Excluir
  9. Quem fez a medição do volume de água do rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mede a altura x a largura das margens + a velocidade da água.

      Excluir
  10. Metro cúbico (m³)

    O metro cúbico, representado por m³, é uma medida de volume que permite o reconhecimento da quantidade de um líquido ou gás que cabe em determinado compartimento. A unidade é reconhecida pela multiplicação entre comprimento, largura e altura.

    M³ = Comprimento x largura x altura

    ResponderExcluir

Postar um comentário