Paulo Guedes diz que está acertando detalhes para colocar a Barragem de Berizal no PAC

Detalhes foram acertados em reunião no Ministério da Integração Nacional

Todos os detalhes técnicos que faltavam para a retomada das obras da Barragem de Berizal, paralisadas há dez anos, foram acertados nesta terça, dia 15, durante reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, com as presenças do deputado estadual Paulo Guedes (PT); do presidente da Ruralminas, Luiz Afonso; do coordenador de obras do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Glauco Mendes; do coordenador estadual, Gustavo Xavier; e dos engenheiros, Marcos Rangel e José Augusto Tostes.

Pendências como a adequação das planilhas de custo para as obras de reassentamento e condicionantes ambientais foram resolvidas. O secretário Executivo do Ministério, Irani Braga Ramos, anunciou o fechamento da nota técnica definitiva que será enviada ao Ministério do Planejamento para que, finalmente, os recursos sejam incluídos na terceira etapa do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 3. A estimativa é que R$ 251 milhões sejam destinados para a conclusão das obras.

Durante a audiência, Paulo Guedes reforçou a importância da Barragem de Berizal, considerada por ambientalistas e gestores públicos como solução para a seca nos municípios da região do Alto do Rio Pardo. “É uma obra que vai garantir o abastecimento humano e a perenização do Rio Pardo, minimizando os efeitos da seca e possibilitando ampliar as oportunidades de renda e oferta de alimentos em toda a região”, disse ao lembrar que a estimativa é que sejam beneficiadas aproximadamente 120 mil pessoas em 17 municípios norte-mineiros.

Histórico – A construção da Barragem de Berizal foi iniciada há 17 anos e está paralisada há uma década, por determinação do Ministério Público, em atendimento à solicitação de embargo por parte da FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais), que considerou insuficientes os estudos ambientais elaborados pelo Dnocs. Aproximadamente 40% dos serviços estão concluídos, compreendendo a galeria da tomada d'água e escavação e concretagem parcial do vertedouro.

Comentários

  1. TUDO ISSO PORQUE ESSE ANO E ANO DE ELEIÇÕES PROMESSAS E MAIS PROMESSAS ISSO AI TODO DE ELEIÇÕES E SEMPRE A MESMA COISA PROMESSAS............

    ResponderExcluir
  2. Com as eleições se aproximando, daqui a pouco vão anunciar até a ressurreição se João Paulo ll,

    ResponderExcluir
  3. Esse Paulo Guedes só quer enrolar o povo, porque será que só agora no ano politico quer aparecer pra resolver o problema ?? Mim conta depois do dia 05 de outubro se ele aparece aqui na região pra resolver problema da barragem de Berizal. Na hora de ganhar votos aparece.

    ResponderExcluir
  4. Eu pago pra ver se sair tem meu voto garantido, esse ai é da panela do prefeitinho de salinas, onde teve excelente votação e nada fez; no minimo ta é tentando enganar mais eleitores, vamos ficar de olhos abertos torcemos pra que dê certo uma vez que a nossa região sobre bastante com a estiagem. Mais cuidado esse cara tem muito é barulho.

    ResponderExcluir
  5. Sou mais TIBURCIM que é amigo pessoal de lula conseguir a barragem do que esse fanfarrão de Paulo Guedes, deputado de meia tijela nao sei como ele ganhou pra deputado !!

    ResponderExcluir
  6. acho melhor eu votar em vandim(mendigo).nao me pede e nem promete...

    ResponderExcluir
  7. Se a barragem for construída, como eles angariar votos?? O nome correto é: "BARRAGEM GANHA VOTOS"

    ResponderExcluir
  8. Quem não se lembra de um tal Aracely de Paula, vi ele se eleito deputado 2 vezes com a promessa dessa Barragem.... Pronto e tenho dito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário