Parece carma...

Por Elton Reis

Penso que não existe um órgão estatal tão abandonado quanto a nossa Delegacia da Polícia Civil de Rio Pardo de Minas. A recepção está um lixo, sem poltronas de assentos, com uma mesa que nos fora doada há mais de 25 anos, praticamente caindo aos pedaços. Quem precisa dos serviços policiais civis sabe que a estrutura é de abandono mesmo. Vistorias em veículos são realizadas no meio da rua. A recepção do setor de identidade não comporta o atendimento e as pessoas precisam aguardar do lado de fora, hora no sol, hora na chuva.

As pessoas que visitam os detentos precisam aguardar a vez na calçada, pois se adentrarem à Delegacia não conseguimos atender os demais usuários. Até então, a única coisa que ainda funciona são as viaturas. Quanto ao quadro de funcionários, pífio.

Conforme dados da "chefia superior", deveriam ser dois delegados, quatro escrivães e onze investigadores, isso para o expediente, sendo necessários mais servidores em função dos plantões. Mas, infelizmente, a realidade é outra: temos um delegado, dois escrivães e quatro investigadores.

Parece muito, todavia, o plantão, que é responsável pela escolta de presos, apoio na guarda de cadeia, cumprimento de Mandados e Alvarás, além, e principalmente, Auto de Prisão em Flagrante, compromete ainda mais o atendimento, pois, conforme estabelecido em Lei, a carga horária seria de 06 horas corridas. Ou seja: hoje o quadro de detetives é de apenas um por turno só para o plantão. E os demais serviços, como ficam?

É de doer ver a criminalidade aumentando e nós, policiais e cidadãos, nada podemos fazer.

Quanto ao delegado, ele também pega plantão e é justo ele folgar em seguida, assim como todo trabalhador deste País. O mesmo acontece com os escrivães, que também pegam plantões. O aumento do efetivo poderia ajudar, pois é desumano trabalhar com apenas 30% do efetivo ideal para atender toda a demanda de Rio Pardo de Minas, Vargem Grande, Montezuma e Santo Antônio do Retiro, tendo ainda as cadeias destes lugares e das cidades de Ninheira e São João do Paraíso.

Entretanto, atribuo o aumento da criminalidade a dois únicos fatores: drogas/alcoolismo e impunidade. As Leis são brandas, existem falhas nas investigações, a justiça está engessada e por aí vai...

Em quase sua totalidade, os crimes violentos estão ligados ao uso de drogas ou às disputas por pontos de vendas destas. Os menores são presos inúmeras vezes, mas são soltos em todas elas. A Polícia não tem culpa. Os legisladores sim, já que nos impõe “goela abaixo” que um "noiado" ou "financiador do tráfico" (usuário) não seria crime e, pior, um menor pode tudo, exceto ficar preso por que o crime seria pequeno.

Nossas leis são tão medíocres que crimes como lesão corporal, estelionato, ameaça, porte de arma, disparo de arma, furto e porte de drogas, agora, são afiançáveis. Ou seja, NÃO FICAM PRESOS. Exemplo: o autor furta R$ 10 mil e é preso sem recuperar o dinheiro, mas, por força da Lei, é arbitrada uma fiança; adivinhem com que dinheiro o bandido vai pagar a fiança?

Aos poucos, o Brasil das pessoas de bem está sendo dominado pelas pessoas do mal, lamentavelmente. ESTOU PARA JOGAR A TOALHA. Penso que seria a hora de uma audiência pública, dessa vez, de verdade, sem partidarismo ou vingança idiota. É preciso debater o assunto, pois a sociedade não aguenta mais.

Elton é detetive da Polícia Civil de Rio Pardo de Minas/MG

Comentários

  1. Realmente e lamentável tudo isso.fica meus comprimentos a este verdadeiro herói.por que não e fácil trabalhar nestas condições.o brasil arrecada um TRILHÃO E MEIO de reais em impostos.acho que com este valor as escolas,hospitais,delegacias,transporte etc deveriam ser muito bem estruturados.mais fazer o que se o povo se contenta com a micharia do bolsa esmola.e quanta a está lei absurda apesar de 95% da população ser a favor de alterar o código penal.o tal direitos humanos e turminha do governo acha que marmanjos de 16 17 anos são bolinhos inocentes que não sabem o que fazem então fica difícil.

    ResponderExcluir
  2. Elton reis !!! vc esta de parabens,pelo conhecimento e por ter coragem de falar pra todo mundo a realidade .

    ResponderExcluir
  3. O trem tá feio mesmo, mas dá pra trabalhar um pouquinho melhor, né?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por sua iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  5. Que as palavras desde valoroso profissional sirva de exemplo para os demais Policiais, tamanha coragem e comprometimento com a sociedade ate me da esperanças, o lamentável e que não depende deste ou dos demais Policiais as mudanças necessárias para se promover uma segurança publica digna a população de bem, mas pelo menos acredito que esse seja o caminho, quando sairmos do conforto do individualismo exacerbado e cobrarmos dos únicos culpados pelo sucateamento das forças de segurança publica que são os governantes, daremos inicio a uma mudança inadiável. Tal relato não só e verdade com também e a atual situação de toda Policia Civil de MG. Este quadro de abandono total nada mais é do que o resultado do crime organizado estabelecido no âmbito dos governos estaduais e principalmente federal. a Corrupção se tornou endêmica e com isso todos nos cidadãos de bem somos reféns acuados e inertes a tanta coisa inaceitável. Parabéns ao Elton Reis, coragem exemplar.

    PM Riopardense ausente.

    ResponderExcluir
  6. É verdade parabéns pra este homem ELTON REIS que teve a coragem de falar nas redes sociais a vergonha que se tornou RIO PARDO DE MINAS a cidade que nasci. e amo muito mas é triste ver la se acabando assim, mas ai em Rio pardo não tem ninguém que possa fazer algo pela cidade a não ser roubar o pouco que tem!!! INFELISMENTE!!!! TRISTE DEMAIS

    ResponderExcluir
  7. Elton já era seu fã, agora mais ainda. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. enquanto isso os detetive de taiobeiras fica só na porta da delegacia batendo papo e fumando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cacacacac...e vc aih morrendo de inveja, mas não tem a capacidade de passar no concurso neh burrinho...cacacacacaca....burro....vai puxar carroça...

      Excluir
  9. O que ele falou tudo mundo já sabe..Não vi nada de mais nele falar isso, parabens porque? as delegacia de salinas, sao joao do paraiso, taiobeiras tambem é tudo lixo mesmo. A PM é que é protegida do governo, a PM ta no luxo e a Civil tá no lixo. E o povo ainda se pergunta porquê as delegacia nao funciona. fala sério

    ResponderExcluir
  10. BUÁÁÁ´, BUÁÁÁ´, BUAÁÁ´´AA´. CHORA RITA

    ResponderExcluir
  11. sou contra vc que falou que os detetives de taiobeiras fica so patendo papo e fumando meu amigo ou amiga vc nao sabe o quefala a pc de taio esta de parabens se todas cidades tivesse uma policiais civil igual o de taiobeiras nao teria tanto crime primeiro vc tem que saber pra depois falar boa tarde

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela iniciativa e coragem!

    ResponderExcluir
  13. tem mais de 3 anos que a civil de taio não faz nenhuma operação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou vc é muito ignorante ou sem noção alguma de serviços de investigação, como fazer operações? se a Policia Civil ora ta no hospital com presos ou no dentista e ainda em tratamentos psicológicos dos detentos, sem falar dos serviços de plantão noturno, ou pra onde vcs acham que são encaminhados todos os fatos ocorrido nesta cidade e região, todo serviço prestado pela ilustríssima PM se desfecha na Polícia Civil meu amigo. e sou capaz de te dizer que se vê mais viaturas da PC nos bairros Planalto Bom Jardim e Santos Cruzeiros do que da própria PM, que teima em ficar estacionada no centro da cidade.....e se vc estiver esperando ver operação da Policial Civil estampada nas folhas deste jornal sinto muito em te dizer que dificilmente ocorrerá como é sabido por todos da rixa que não se sabe pq o diretor deste jornal tem com a PC, acreditamos que seja algo pessoal do mesmo com algum servidor daquela instituição. Esclareça sua mente antes de denegrir a PC, POIS TE GARANTO QUE SE ELA AINDA NÃO FEZ NADA POR VC CERTAMENTE JA FEZ POR ALGUM CONHECIDO SEU.

      Excluir
  14. O que se vê claramente nas instituições PM e PC, são aqueles que dão algo a mais na profissão, ou seja, alguns têm um desempenho e dedicação maior do que outros, esses amam o que fazem, já outros não merecem nem a profissão que tem, são mal educados e mal humorados e são facilmente identificados pela população.

    ResponderExcluir
  15. Poucas pessoas tem a coragem de falar das péssimas condições que o Estado nos dá para trabalhar. Assim como vocês sou servidora pública do Estado de Minas Gerais. Entendo sua angustia, pois a culpa sempre fica para nós, pois as pessoa não entendem que somos subordinados a chefias e as leis. Entendo que sua angustia seja também da educação e saúde, cada uma dentro de suas necessidades, mas a segurança, esta é indispensável.

    ResponderExcluir
  16. O cara falou de uma rixa entre o diretor do jornal e a polícia civil.e o diretor nem deu uma nota se justificando.cadê o profissionalismo alex?querem saber se existe rixa mesmo.não mim sensure ok.

    ResponderExcluir
  17. Para a que falou que a pm ta no luxo e a civil ta no lixo.eu tenho a explicação.a PM e o cão de guarda da elite e dos governantes.sempre foi assim

    ResponderExcluir
  18. E enquanto se discutem muita gente morre, roubos acontecem mas sinceramente esta chegando a época que la no senado vai virar uma putaria solta pq ninguém respeita ninguém e outra dinheiro no bolso dos corruptos FDP!

    ResponderExcluir

Postar um comentário