Quando era maio...


* Levon Nascimento

A cidade se enfeitava inteira, os meios-fios e até um metro do tronco das árvores ornamentais eram pintados de cal. A passarela central da Praça da Matriz, ladeada por majestosas palmeiras imperiais, toda decorada com faixas e dizeres. Naqueles dias de maio, a fé brotava dos corações, a alegria irradiava-se nos lares e o perfume das novidades invadia o ar frio de outono em Taiobeiras.
A procissão seguia: crianças vestidas de anjos – não fosse assim, não seria Minas Gerais. As mulheres de branco com fitas vermelhas e medalhas ao pescoço cantarolavam canções marianas. Um velho senhor, à frente, carregava a cruz do Ressuscitado. No meio e atrás, a pé simplesmente, ou empurrando bicicletas, uma multidão colorida pajeava o cortejo em busca da santa.
Na frente da Igrejinha octogonal, vivas e mais vivas ensaiadas pelo frade. Homens mais fortes, com zelo e vigor, retiravam a imagem portuguesa de Nossa Senhora de seu nicho e a colocavam sobre um andor com oito hastes. Vereadores da Câmara carregavam o palanquim nos ombros. As
Imagem Nossa Senhora de Fátima
disputas partidárias entravam em sabática trégua. Em festa, júbilo, parada real, a senhora de Fátima era carregada no retorno à Matriz.
Entre cantos e “exultes”, bem romano na concepção, mas sem perder a bucólica tradição popular, flores, serpentinas e confetes eram atirados, rumo ao andor, pelos populares que saiam às portas a esperar pela passagem da Mãe.
Em triunfo olímpico, de volta à Praça da Matriz, a procissão passava pelo corredor central. Coisa de reis e rainhas, cinematográfico! E adentrava à Matriz. Chegava a imagem de Maria – a senhora de Fátima – na casa de São Sebastião, para durante 10 dias ali permanecer recebendo honras, coroações e súplicas, homenagens que só a mãe do Salvador do mundo poderia merecer.
Tempos idos, os quais eu via e sentia nas décadas de 1980 e 1990, quando um povo – taiobeirense – ainda não se havia deixado vencer pela sede de consumo nem pelo vício do descartável. Era maio, mês de Maria e das mães, e a família ainda se reunia e confraternizava em torno do que era bom! 
*Levon do Nascimento é professor de História e escritor. Lançou em abril de 2014 o livro “Sexagenarius: reflexões pelos 60 anos de Taiobeiras”.

Comentários

  1. Belo texto. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. JESUS disse eu sou O CAMINHO,A VERDADE e A VIDA e NINGUÉM vem ao PAI SE NÂO POR MIM. Feliz a nação cujo DEUS é o SENHOR.. Leia a bíblia, está escrito em muitos lugares para não fazermos esculturas e adorarmos de pedra,barro,madeira,ouro,nem em cima da terra e nem debaixo das águas. São DEUS q não ouvem e não falam. CUIDADO irmãozinhos adorar coisas feitas pela mão do homem q é mortal é o maior pecado. O primeiro mandamento é amar a DEUS sobre todas AS COISAS.. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martinha professora4 de maio de 2014 às 17:59

      Nossa visualizei direitinho o que li. Bons tempos... E tinha mais era a época em que mamãe preparava várias roupas de frio para esta festa, pois o frio era intenso e ainda tinha aquela garoinha que fazia esfriar mais ainda. Não faltámaos nenhuma noite. Acho que você deviria trabalhar este texto nas salas de 6º ano. São fatos históricos de Taiobeiras que merecem ser comentados.

      Excluir
    2. nossa vocês crentes só sabem falar das imagens que os católicos respeitam pior e quem adora aqueles pastores LADROES como os pastores (Valdomiro) que só saber inventar milagres e pedir dinheiro desse vocês não falam. porque será ou você e um deles.

      Excluir
    3. Eu não adorar Imagem não quer dizer q sou crente ou católico meu irmão. Só disse o q esta escrito na Bíblia.Busque a verdade e a verdade vos libertará. Irmãozinhos em Cristo não tõ aqui para polemizar,ou discutir com ninguém,mesmo prq não seria um verdadeiro Cristão.A Salvação esta em Cristo. Não tem placa de Igreja no Céu.A salvação é individual.Toda Igreja tem pessoas que faz a vontade de DEUS e a maioria brinca com com os mandamentos Do SENHOR. Não devemos seguir Padre ou Pastor podem esta errados pois somos todos falhos ,é por isso é que devemos ler a Bíblia,,ali esta a resposta. Assim como tem Pastores mal caráter também tem Padres mal caráter.E cada um vai sim acertar as contas com DEUS.Temos q vigiar sempre. Para não cairmos em tentação.É por isso q devemos ficar firme na palavra,orando e jejuando. Aos olhos de DEUS somos todos Irmãos,mas lembre-se DEUS é amor ,mas também é justiça e ele não divide o seu Reino com ninguém,portanto cuidado. Antes de Maria ser ordenada ser a Mãe de JESUS nosso SALVADOR. Jesus estava com o Pai q é DEUS. Então ela foi escolhida para ser a Mãe de Jesus,por ser uma serva de DEUS e José o pai por ser também um servo de DEUS. Bendita sim, ela é entre as mulheres. Ela é muito especial sim. Mas o SENHOR JESUS disse q ninguém vai ao pai se não por ele. Não vamos aqui discutir,somos todos irmãos,eu não ofendi Católico e nem Evangélico. Essa não foi a minha intenção. Que O SENHOR JESUS CRISTO nos Abençõe.

      Excluir
  3. Exatamente, "adorar coisas feitas pelo homem é o maior pecado". Principalmente adorar o deus-dinheiro, como muitos "irmãozinhos" fazem em nome de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Até quando as pessoas vão entender que amar a mulher que gerou nosso salvador não é o mesmo que adorar...... na Bilblia também, aos pés da cruz Jesus disse Mulher eis ai o seu filho, filho eis ai sua mãe Jo 19,26.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nice se vc usar um pouco da sua inteligencia,imagine Maria é sim maravilhosa,mas José também é maravilhoso,imagine o quanto também é maravilhoso os pais deles,entende. JESUS antes de vir ao mundo através de Maria, sempre esteve ao lado do Pai na glória, entende irmãzinha?DEUS na

      Excluir
  5. Prefiro ir pro inferno que ser evangélico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lamentável seu comentário.Como pode amar a DEUS que vc não vê,sendo q vc não ama seu semelhante q esta vendo?Somos todos irmãos,Evangélicos ou católicos. Temos o livre arbítrio,mas o caminho para a Salvação é ÚNICO JESUS CRISTO. O primeiro mandamento é amar a DEUS sobre todas as coisas,e o segundo mandamento amar o próximo.

      Excluir
  6. Nice vc não entendeu.Não falei de Maria,falei de adorar estatuas ou Ídolos feitos pelas mãos do homem.Aliás é a bíblia sagrada quem diz. Sou Cristão,e um pecador assim como vc,não sigo padre nem pastor,eu busco seguir a BÍblia. Onde esta a verdade. Em momento nenhum JESUS disse para adorar sua Mãe.Ele disse que só se chega ao Pai através dele. E não tem outro caminho ,entende irmã? Que Jesus Cristo nos abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. TÔ falando de idolatria Nice. Nice ,Nice estude mais a Bíblia. Como vc pode Afirmar que essa escultura é a Mãe de JESUS. E tem uns que fizeram ela diferente aqui no Brasil.Em outros países tem até outros nomes. Não tenho muitos DEUS só preciso de JESUS CRISTO para chegar a Glória do Pai Celestial. Maria é maravilhosa,foi escolhida para ser a serva do senhor,para ser Mãe de JESUS.como homem. O filho de DEUS estava ao lado do pai antes. Leia a Bíblia Nice

      Excluir
    4. Em nenhum momento falei de escultura...... falei pura e somente Dela..... Agora se não aceita, pelo menos respeite..... É só isso......

      Excluir
    5. Maria é maravilhosa e esta no Céu.Ela não é o que o autor dessa estatua quer que ela seja dona Nice,eu respeito Maria,mas essa estatua não vale nada. Quem não esta respeitando é vc,chamando essa estatua feita por mãos de pecadpres de a Mãe do Senhor JESUS

      Excluir
    6. vc leu o comentario acima.... não estou falando de ESCULTURA/ESTATUA.... nenhuma..... Fala sério!!!!!!! Já está virando falta de respeito..... Não acho que seja essa a intenção de quem fez o texto acima e ao menos a minha. desculpe se te feri em algum momento, não era a minha intenção, era só a minha opinião e cada um segue o que quer, não adoro imagem nenhuma, e se tem alguém que o faça, quem somos nós para julgar.

      Excluir
    7. Vc também deve adorar aquele estatua do homem de cabelos longos,alto e olhos azuis,dizendo que é JESUS CRISTO. É fácil né Nice,fazer esculturas bonitas para adorar.Na bíblia onde esta a verdade é o contrário. Essas estatuas que vcs adoram parece mais o povo da Itália. Vc sabe que foram os Romanos quem matou JESUS?A Bíblia diz q JESUS passava despercebido e só era reconhecido depois de suas palavras.Totalmente o contrario do q vcs dizem nessas estatuas de barro. VAI LER A BÍBLIA NICE.

      Excluir
    8. Olha só, você conhecedor da palavra, não sabe que peixe morre pela boca? e nem sabe ler, pois se soubesse, já teria lido e saberia que eu não adoro imagem nenhuma. Fica procurando coisa para aparecer e gerar ainda mais conversa e discussão. Pare de julgar, não queira ser maior que Deus, só Ele tem o poder pra isso. Você que já tem sua salvação garantida, deixe os outros procurarem pela salvação deles. não venha me julgar por outras pessoas!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    9. Desde o inicio eu falei q sou um pecador,assim como vc.Mas se não fosse a misericórdia do SENHOR eu não sei o q seria d nós. Vc é q esta me julgando Dona Nice.Já me ofendeu várias vezes,até dizer q não sei ler vc disse. Tem gente q distorce tudo mesmo tendo um curso Superior. Da minha e da sua Salvação só DEUS sabe. Vc é q esta dando uma de inocente. Escreveu um monte de coisas destorcidas. Lembre-se DEUS é amor,mas é justiça. LEIA A BÍBLIA NICE.

      Excluir
    10. Não sei se vc esta sendo irõnica,dizendo q eu tenho certeza da minha salvação. Mas eu não vou negar de dizer a verdade. JESUS antes de vir como homem para darmos o exemplo e derramar o seu próprio sangue pelos nossos pecados, já estava ao lado do Pai.Foi cumprido a profecia,e JESUS no mesmo dia q foi crucificado pelos Romanos foi para a Glória.Se vc cruza os braços dizendo para outros procurarem a Salvação.então eu digo q a SALVAÇÂO esta SOMENTE em CRISTO.

      Excluir
  7. Parabéns pelo artigo Levon! Excelentes colocações! Participei de diversas coroações e é muito triste ver como as pessoas estão deixando morrer nossas tradições para aplaudirem o deus do dinheiro e da vaidade!

    ResponderExcluir
  8. Mais importante do que criticar é respeitar a fé de todos

    ResponderExcluir
  9. Não importa o que a pessoa faz, quem é, o que importa é a fé de cada um

    ResponderExcluir
  10. Lamentável a falta de respeito de alguns

    ResponderExcluir
  11. A minha fé em Nossa senhora de Fátima é maior do que qualquer tipo de critica

    ResponderExcluir
  12. Havia uma senhora muito simples que vendia verdura na vizinhança. Certo dia Tia Joana, conhecida por toda a vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um protestante e perdeu o terço no jardim dele. Passado alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa. O protestante veio logo zombar de

    Tia Joana dizendo: "Você perdeu seu Deus?”... Ela humildemente respondeu: "Eu? Perder o meu Deus?? Nunca!!"...o Protestante pegou então o terço e disse: "Não é este o seu Deus?"... Tia Joana Respondeu: "Graças a Deus o senhor encontrou meu terço muito obrigada"... Então disse o protestante: “Porque você não troca este cordão com sementinha pela bíblia”?

    Tia Joana respondeu-lhe: “Por que eu não sei ler e com o terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração"... O Protestante insiste: "Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?... Tia Joana pegando o terço respondeu: “posso sim, quando pego na cruz lembro-me que o filho de Deus deu todo o seu sangue na cruz

    Para salvar a humanidade. Esta primeira contra grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Estas três contas pequenas me lembra das três pessoas da Santíssima Trindade “Pai, Filho, Espirito Santo”. esta conta grossa me faz lembrar da oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso. O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na Cruz e a cada mistério tem dez aves Marias que me fazem lembrar-se dos dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu nas tabuas de Moises. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos.

    De manha quando me levanto para iniciar a Luta do dia eu rezo os gozosos lembrando-me do humilde lar de Maria de Nazaré. No meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho rezo os dolorosos a dura caminhada de Jesus ate o calvário. Quando chega o fim do dia, com as lutas vencidas eu rezo os gloriosos que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a salvação.

    E agora me diga onde esta a idolatria?

    O Protestante depois de ouvir tudo isso disse: "EU NÃO SABIA DISSO. ENSINE-ME TIA JOANA, A REZAR O TERÇO?”.

    *Testemunho verídico enviado por A.R.S, Esperança - PB.
    Transcrito do Informativo "Ecos de Fátima", nº 14 , janeiro de 1998.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ler a Bíblia desinformado.Lá esta a verdade,e não existe terço.Jesus nunca mencionou essa palavra terço. Ele pregou para amar DEUS sobre todas as coisas e não fazermos esculturas para adorarmos. Na bíblia tá escrito q DEUS não agrada de Orações repetetidas.E a ÚNICA Oração q DEIXOU foi o Pai Nosso. Histórias e causos todo mundo inventa.

      Excluir

Postar um comentário