Absurdo: Prefeitura de Taiobeiras nega transporte para artesãos participar do Festivale

Peças de artesãos taiobeirenses foram levadas para o Festivale em ônibus da Transnorte
Uma turma de artesões e artistas taiobeirenses está revoltada com o prefeito Danilo Mendes, de Taiobeiras, que simplesmente negou a concessão de um veículo para levá-los à Araçuaí, onde está sendo realizado o FESTIVALE 2014. Os artistas lembram que é a 1ª vez que um prefeito de Taiobeiras nega o veículo para a atividade artística.

A reportagem flagrou renomados artesãos de Taiobeiras carregando suas caixas para embarcar no ônibus da Transnorte até Salinas, onde pegarão outro ônibus com destino à Araçuaí às 14 horas. Sem transporte adequado, os artesãos correm o risco de quebrar as peças durante a viagem.

Outros artistas, como Ronaldo Saturnino e Fabiano Alves estão dividindo aluguéis de veículos e combustíveis. A revolta da classe é enorme!

Comentários

  1. Sacanagem de um prefeito que pagou 300.000,00 pra Paula fernandes

    ResponderExcluir
  2. É Brasilllllllllll!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais pagou 300 mil pra paula perna seca cantar ou segundo as mas linguas dublar na festa de maio

    ResponderExcluir
  4. Um vereador me disse que o orçamento para a Cultura em 2014 é de mais de 1 milhão

    ResponderExcluir
  5. Cidade onde o prefeito é dominado por secretários é assim mesmo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa!!!! Antes de falar o que não sabem, por que não averiguam a verdade dos fatos dessa matéria? A Ativista disse bem: Todos os anos a prefeitura deu carro um ano que não deu é desvalorizar a cultura? Outra coisa.... o povo que foi realmente representa a cultura de Taiobeiras? Por que a Associart num foi, os cantares não foram, os reizeiros não foram, a capoeira não foi, as camponesas não foram, as pessoas que trabalham com a culinária local nao foram... zazau não foi, que cultura é essa que foi então? Tem outra matéria em outro lugar dizendo que eles todos os anos repassam o que aprendem la.... sou artesão e nunca me repassaram nada.. e mais o único da associart que foi nao quis levar peças de ninguém... pelo amor de Deus..

    ResponderExcluir
  7. Prefeito nega? Como assim vcs pediram diretamente a ele duvido que ele negaria.

    ResponderExcluir
  8. Essa Prefeitura virou uma casa da mãe joana. Também não tem quem manda.

    ResponderExcluir
  9. Não adianta pedir diretamente ao prefeito porque ele vai primeiro perguntar a um secretário se pode. pq na prefeitura quem manda são alguns secretários.

    ResponderExcluir
  10. A defesa da Prefeitura é patética no comentário de 30/06/2014 às 15:25. Quer dizer que quem representa a cultura é somente quem é aliado do grupo político que está no poder? Peixe morre pela boca mesmo.

    ResponderExcluir
  11. E ainda tem uns puxa saco que tenta defender o prefeito. Mas deve ser alguem que fica cossando o saco na secretaria de cultura e apenas recebe o salario no fim do mes.

    ResponderExcluir
  12. Sempre apareçe os puxasacos querendo tapar buraco,mas olhe bem que tem muito buraco a ser tapado,esse prefeitinho tá melhor que encomenda da lapa!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Prefeito Danilo tá de parabéns ruim é o de Salinas que num faz nada quando tenta fazer algo faz cagada.

    ResponderExcluir
  14. Salinas ta um caos total !! ja estamos acostumando dak a pouco vcs tbm acostumam fora Kinca . kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Absurdo da parte do PREFEITO, os cidadão querendo ser reconhecido e ele nega um trasporte ? nosssa o povo de taiobeiras fica idiguinado com umas coisas dessa :( queria ver se fosse ele no lugar deses cidadoes ! imagina ae quebrar peças de seu trabalho cansado e sacrificozo ! ACORDAAA !!!!

    ResponderExcluir
  16. Tem tanto anos que eu trabalho com artesanato já viajei tantas vezes e numa precisei sai falando mal de ninguém pra conseguir estar onde estou pra começar eunão procurei o prefeito pra pedir nada pra essa viajem por que quando eu procuro eu vou pessoalmente porque pedir é um direito que eu tenho se ele me ajudar eu agradeço se não me ajudar eu agradeço a mesma coisa como sempre já apareceu tantas pessoas querendo me derrubar mas nunca conseguiram porque o que sei não roubei de ninguem é um dom que Deus me deu mas na vida sempre aparece pessoas que não tem o que fazer como esse inresponsável pra tirar fotos escondido sem a minha autorização pra resolver suas picuinhas porque eu vivo do meu trabalho e não preciso ficar brigando por política porque eu respeito todo mundo e preciso todos e sou uma pessoa livre e voto pra quem eu quiser o voto e secreto ;vivemos num pais de democrático .JOÂO ALVES

    ResponderExcluir
  17. Povo sem o que fazer fica tirando fotos escondidas e inventando coisas que não são verdades, meu marido sempre viajou com meus artesanatos e essa viagem ele não foi pedir nada a ninguém foi por conta própria e quando ele precisou pedir algo ele foi la e foi muito bem atendido, não adianta inventar boatos e sair tirando fotos sem autorização pra causar transtornos e comentários maldosos que fique bem claro quem fez isso queria de alguma forma criar fofocas e pior ainda sem a autorização saiu tirando fotos, um absurdo meu marido esta com muita raiva bem se ver que essa pessoa não tem Deus pois se tivesse não sairia com o nome e a vida dos outros falando e publicando o que não deve. Izabel

    ResponderExcluir
  18. que absurdo... Não tem carro para cultura, mas carro pra levar filhos dos secretários da prefeitura a Montes Claros pra estudar tem toda segunda tem... O rapazinho do triplex tem carro oficial a disposição dele toda segunda para levá-lo a Moc...

    ResponderExcluir
  19. Até quando as pessoas vão ficar sobrevivendo da governo-dependência? Tá na hora da população local incentivar a cultura também. Se você é artesão, músico, mestre gourmet ou prática qualquer artes reconhecidas como cultura tem que se pensar que tudo tem gasto e que nem sempre tem alguém que apoie... Logo, pq não pensa em começar a andar com as próprias pernas? Lutar por algo que seja seu de verdade sem que necessite ficar mendigando migalhas, aposto que se essa turma que comentou aqui doasse $ 30 conseguiriam enviar representantes para o FestVale.
    Acorda povo aproveitador, trabalhar que é bom ninguém quer.

    ResponderExcluir
  20. enquanto isso o filho de Sula e de Ermione, tem um carro a disposição para buscar e levar em Montes Claros.... Vergonha!

    ResponderExcluir
  21. Vou responder as indagações sem fundamento de um "Anônimo"

    “O povo que foi realmente representa a cultura de Taiobeiras?”

    Com certeza. Foram representantes do teatro, do cinema, do artesanato, da música, da poesia e da literatura.

    “Por que [fulana, cicrano, beltrano] num foi?

    O "Anônimo deixou de considerar as condições e particularidades de cada um (família, situação financeira, saúde, outros compromissos, etc) . Estes são fatores que influenciaram no fato de não estarem no Festivale. E tem mais Se fosse para ir todos os artistas de Taiobeiras, seria necessário vários ônibus, pois temos uma cultura rica e diversificada cheia de gente talentosa. Por isso foram apenas "representantes" das áreas já mencionadas.

    “...nunca me repassaram nada”

    Na excelente matéria publicada pelo Jornal Folha Regional são mencionados dois artistas por nome, Ronaldo Saturnino e Fabiano Alves Pereira, dizer que eles nunca repassaram nada é um desrespeito e falta de consideração aos esforços deles, que são dignos de elogios. Ronaldo faz peças maravilhosas, leva o nome e arte de Taiobeiras para onde vai, possui projetos onde ensina GRATUITAMENTE artesanato. Fabiano escreve muito bem, foi eleito entre os 10 melhores professores de Taiobeiras, já teve 3 projetos aprovados no Ministério da Cultura, recebendo milhares da Lei de incentivo à Cultura, não ficou com um único centavo, mas investiu na formação de muitos taiobeirenses GRATUITAMENTE, repassando em suas aulas o que aprende em festilvales e outros eventos. Faz palestras GRATUITAS, muitos dos seus alunos estão se destacando na música graças ao seu brilhante trabalho. É compositor, poeta, escritor... Na verdade é um dos maiores intelectuais da nossa cidade merecendo respeito. "Anônimo" conheça melhor o trabalho dos nossos cidadãos antes de postar besteira por aí.

    ResponderExcluir
  22. Curso de Metodologia do Ensino de História, ministrado pela UNIMONTES, em Montes Claros, MG (2004). Curso de Historiografia e Método: análise de fontes cartoriais e pessoais, ministrado pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Curso de Mitologia Greco-Romana, ministrado pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Curso de Geopolítica no Oriente Médio, ministrado pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Participação na palestra O Rio São Francisco e sua importância sociocultural-econômica para o Norte de Minas, ministrada pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Participação na palestra O estado do bem-estar social (Welfare State) frente à globalização, ministrda pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Participação na Mesa Redonda História e patrimônio Cultural no Norte de Minas, ministrada pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Participação na Mesa Redonda ?Chica da Silva e Evita Perón: Construção e Desconstrução de um Mito, ministrada pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Participação na Mesa Redonda Mulheres e História perspectivas teórico-metodológicas, ministrada pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Participação em Comunicações diversas, ministradas pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Participação em Comunicações diversas ministradas pela UNIMONTES em Montes Claros, MG (2004). Curso: Oficina Pedagógica, abordando os seguintes temas: Geometria, Produção de Textos, Jogos Matemáticos e Jogos e Jogos Ortográficos, ministrado pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) em Taiobeiras, MG (2005). Participação no 49 º Congresso da UNE realizado em Goiânia, GO (2005). Participação na III Conferência Municipal de Assistência Social de Taiobeiras e na II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovidos pelo Departamento de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Conselho Municipal, Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Taiobeiras, MG (2005) Curso: A Natureza da Paisagem - Energia, ministrado Pelo PROCEL (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica) em Taiobeiras, MG (2005). Curso: Leitura: Uma Janela Para o Mundo, ministrado pela PTE Promotoria técnica Educacional LTDA em Taiobeiras, MG (2005). Participação na IV Conferência Municipal de Saúde de Taiobeiras, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em Taiobeiras, MG (2005). Participação do I Encontro Regional de Educação e Capacitação Profissional com a presença do conferencista Içami Tiba em Taiobeiras, MG (2006). Participação na I Conferência Municipal do Esporte de Taiobeiras, promovida pela Divisão Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, em Taiobeiras, MG (2006) Curso: Aprender a Empreender, pela Internet, promovido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) (2006). Participação no I Seminário das Águas do Alto Rio Pardo promovido pelo Departamento Municipal de Agricultura de Taiobeiras, MG (2007). Palestra: Motivação e Perspectiva de Vida, ministrada pela PTE Promotoria técnica Educacional LTDA em Taiobeiras, MG (2007). Curso teórico-técnico de direção veicular, categoria A/B, em Taiobeiras, MG (2007).

    ResponderExcluir
  23. Curso de prática de direção veicular, categoria A, em Taiobeiras, MG (2007). Participação no 1º Encontro para Discussão do CBC de Sociologia e Filosofia, promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí, em Araçuaí, MG (2008). Participação na I Capacitação do Conselho Municipal Antidrogas de Taiobeiras, com o tema: Uso e Consequência do Consumo de Álcool e Drogas, promovido pelo COMAD, em Taiobeiras, MG (2008). Curso de Informática Instrumental e OpenOffice 2.0, oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí, em Taiobeiras, MG (2009). Participou da Capacitação em Educação e Esporte, promovida pelo Instituto Esporte & Educação, em Salinas, MG (2009). Participou da Oficina de Comunicação e Mobilização Social, promovida pelo Programa Inspiração Internacional, em Taiobeiras, MG (2009). Participou da Oficina de Esportes oferecida pelo Instituto Esporte & Educação, na cidade de Almenara, MG (2009). Participou da I Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada em Taiobeiras, MG (2009). Participou do Seminário Regional sobre o Enfrentamento da Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Minas Gerais: Construindo Redes, realizado pelo Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais, por meio de seu projeto Minas Agindo em Rede, na cidade de Taiobeiras, MG (2009). Participou do Seminário de Capacitação do Projeto Aceleração da Aprendizagem Acelerar para Vencer, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG (2009). Curso de Informática Instrumental e OpenOffice 2.0, oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí, em Taiobeiras, MG (2010). Participou da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Taiobeiras, promovida pelo Departamento Municipal de Esportes e Juventude e Pelo Conselho Municipal da Juventude COMJUVE, em Taiobeiras, MG (2011). Participou da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Araxá, MG (2011). Curso de Flores em E. V. A. promovido pela Thayla Flores, em Taiobeiras, MG (2012). Participação no Programa de Saúde e Comportamento Vocal do Professor, da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, por meio de capacitação em DVD, e aprovação em avaliação. Taiobeiras, MG (2012). Participação no 1º Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais, promovido pela MAGISTRA, em Jaboticatubas, MG. Participação no 1º Sarau de Poesias Flutuantes, coordenado pelo ENCENA, recebendo os troféus de melhor intérprete, melhor texto (3º lugar) e melhor poesia (voto popular).(2013). Curso técnico de Shantala: Massagem para bebês, promovido pela Burezzo.com (2014). Experiências Profissionais 2003 Professor de Teoria Musical, Teclado e Piano da TaiôMusic, em Taiobeiras, MG. Professor de Informática do Programa Nacional de Informática, em Taiobeiras, MG. E E. Oswaldo Lucas Mendes (Taiobeiras, MG), ministrando aulas de História e Geografia. E. E. Presidente Tancredo Neves, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de Geografia. E. E. Conrado Veríssimo de Oliveira, (Serra, MG) ministrando aulas de Música e Teatro. 2004 E. E. Presidente Tancredo Neves, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de História e Geografia. E.E. Oswaldo Lucas Mendes, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de História. E.E. Doutor José Americano Mendes, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de Iniciação Musical. 2005 E. E. Presidente Tancredo Neves, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de História e Geografia. E.E. Doutor José Americano Mendes, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de História, Geografia, Filosofia e Iniciação Musical.

    ResponderExcluir
  24. 2006 E. E. Presidente Tancredo Neves, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de História e Geografia. E. E. Norberto de Almeida Rocha, (Rio Pardo de Minas, MG) ministrando aulas de História. 2007 FISEC, ministrando aulas de Piano e teclado (Taiobeiras, MG). E. E. Presidente Tancredo Neves, (Taiobeiras, MG) ministrando aulas de História e Iniciação Musical. Colégio Presbiteriano de Taiobeiras, ministrando aulas de Iniciação Musical (Taiobeiras, MG). FINON, coordenando cursos de Pós-graduação, realizados no Centro Educacional Beliza Corrêa (Taiobeiras, MG). Ministrou a I Oficina Pedagógica: Docência em Sala de Aula, promovida pelo departamento de História da UNIMONTES. 2008 a 2014 Professor das disciplinas História, Artes e Iniciação Musical na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (Taiobeiras, MG). Participou do Programa Educacional de Atenção ao Jovem Peas Juventude, como professor GDPeas, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG (2009 e 2010). Regente do Coral Cantarte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (Taiobeiras, MG). Maestro da Orquestra Filarmônica Presidente Tancredo Neves (Taiobeiras, MG). Coordenador e professor de flauta, teclado, canto, formação de coral e teoria musical do Projeto Cantarte, realizado em Taiobeiras, MG (2010) Professor de flauta, teclado, canto, piano, formação de coral e teoria musical na Clínica Bem Estar (Rio Pardo de Minas, MG), 2013. Coordenador e professor de flauta, teclado, canto, ritmo e formação de coral e teoria musical do Projeto Cantarte, realizado em Taiobeiras, MG (2013) Autor e professor de cursos on-line ministrados pela Buzzero.com (Capacitação Antidrogas, História da América Latina, Teoria Musical, Capacitação em Doenças Sexualmente Transmissíveis, Capacitação em Educação Ambiental, Capacitação em Gêneros Textuais, Sexualidade na Adolescência, Capacitação em Pesquisa e orientação do TCC, Primeiros Socorros, História - História Geral e História do Brasil, Como Ter e Manter uma Autoestima Positiva, Violência Contra a Mulher, O Poder da Mente - Exercícios e Testes Mentais, Uso Racional da Água e da Energia Elétrica na Irrigação, Medicina Ortomolecular - O Poder das Frutas, Bullying - Conceito, Formas e Como se Proteger) (2014).

    ResponderExcluir
  25. Lembrando que o currículo dele está mais extenso agora, visto que esteve no Festivale sem ajuda do poder público, fez a oficina de Técnica Vocal, recebeu certificado, já retornou pronto para disseminar voluntariamente os saberes adquiridos. Gente da prefeitura, valorizem mais o que vocês tem, antes que eles se cansem e vocês o percam.

    ResponderExcluir
  26. Taiobeiras inteira está chocada, essa materia deveria vir na primeira pagina do jornal impresso pra ver se esse povo toma vergonha

    ResponderExcluir
  27. Roanldo Saturnino e um homem nota 10, Fabiano Alves é um excelente orador, um cara extremamente competente, as pessoas babam em suas palestras. Tenho certeza que eles estão à disposição para repassar o vasto conhecimento que possuem. A prefeitura só apoia quem puxa o saco deles, não aprenderam ainda o que é viver em democracia e cria picuinhas por causa de tudo. Alguns comentaram que os artistas e artesãos que queriam ir ao Festivale, não devem esperar do poder público mas tem que aprender a andar com as próprias pernas. Não é isso que diz a Constituição Federal. Veja: Nesse sentido, com o intuito de garantir o direito à cultura, assim diz a Constituição:
    “Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    § 1.º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

    § 2.º A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.”

    Conforme verifica-se, o constituinte mostrou-se preocupado em garantir a todos os cidadãos brasileiros o efetivo exercício dos direitos culturais, o acesso às fontes da cultura nacional e a liberdade das manifestações culturais.

    Partindo desse ponto, vemos que é dever do Estado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais. Mas quais são esses direitos culturais?

    Como afirma Bernardo Novais da Mata Machado, “Os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos, cuja história remonta à Revolução Francesa e à sua Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), que sustentou serem os indivíduos portadores de direitos inerentes à pessoa humana, tais como direito à vida e à liberdade.” (MACHADO, 2007). Porém, os direitos culturais sofrem hoje diversas limitações em função de políticas públicas ineficazes ou inexistentes, bem como limitações decorrentes da legislação dos Direitos Autorais, esses também considerados como Direitos Culturais.

    Como estaria o poder público municipal garantindo os direitos culturais dos cidadãos se nem um simples ônibus que custa míseros reais eles tem coragem de disponibilizar para transportar artistas que tanto contribuem para a arte e cultura local? O mais estranho é que os parentes e "amigos" deles tem toda a regalia, isso precisa ser denunciado, é abuso de autoridade, o povo clama. "A voz que clama no deserto não pode ser silenciada". "Ninguém apaga essa chama". Queremos justiça, queremos essa matéria no jornal impresso. Fora Danilo e sua elite administrativa.

    ResponderExcluir
  28. Eita povo doido. Depois tem coragem de usar o slogan "Valorizando nossa gente". Que gente? Um bando de puxa sacos? Cambada de sem vergonhas!

    ResponderExcluir
  29. O problema é que Welton não falou mal só de Marileide não, falou de Nina também, ele não mostra respeito pelos cidadãos, deveria sentir vergonha de estar a frente do município com atitudes assim, espero que depois dessa matéria o mínimo que ele possa fazer é pedir desculpas às duas.

    ResponderExcluir
  30. Essa não é a primeira vez que a administração atual mostra desrespeito à cultura. Lembremos que M... fez de tudo para trazer o FIC (Festilval Internacional de Corais) para cá, mas a administração local não teve o menor interesse, se houvesse boa vontade seria muito significativo para a nossa cidade. Outro epsisódio: Em outro ano Festivale poderia ter sido aqui se não fosse a má vontade do Denervoso que argumentou que os gastos seriam muito altos. E Paula Fernandes não é um gasto muito elevado? Nada contra ela, mas não pode supervalorizar os de fora e desvalorizar a nossa gente, senão muda o lema ora: "desvalorizando a nossa gente"

    ResponderExcluir
  31. Logo, logo será aberto o edital para a cidade que irá sediar o prócimo festilvale, será que taiobeiras vai se candidatar? o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  32. estamos numa ditadura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário