Em Salinas, atingidos protestam em defesa das águas e contra o mineroduto

Protesto dos atingidos visa a empresa SAM, acusada de irregularidades pelos movimentos sociais

Na manhã dessa segunda (02), acontece em Salinas, no Centro de Convenções, um ato público com cerca de 300 atingidos pelo mineroduto do Projeto Vale do Rio Pardo, da Sul Americana de Metais/Votorantim (SAM).  O ato tem objetivo de pressionar o Ministério Público e o Governo de Minas Gerais pela revogação do decreto n° 30, anunciado em 22/01/2014 pelo ex-governador Antônio Anastasia, e contará com a visita técnica da Comissão das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O decreto declara como utilidade pública terrenos de 09 municípios do estado, para a passagem do mineroduto, permitindo assim a desapropriação das áreas sem indenização aos atingidos. O Ministério Público Federal já encaminhou pedido de suspensão do licenciamento devido a uma série de irregularidades da empresa SAM.

O projeto de mineração Vale do Rio Pardo, pretende construir uma mina para extração do minério de ferro no município de Grão Mogol e Padre Carvalho, local onde o minério será também beneficiado, e construir um mineroduto de 482 Km de extensão, para o transporte até o porto de Ilhéus (BA).

Para Filipe Ribeiro, da Coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) “declarar utilidade pública um mineroduto na região do semi-árido, onde além do minério será transportado água, exportando 100% das nossas riquezas para a China, é crime!”

Existe uma série de contradições onde o estado exerce o papel de facilitador e operador de interesses das empresas, um exemplo disso é declarar como utilidade publica uma obra na qual ainda não possui Licença Prévia, criando a teoria do fato consumado para legitimar o empreendimento. “Esse caso mostra a intima relação do governo mineiro com as empresas mineradoras, que na sua maioria são financiadoras das campanhas eleitorais dos mesmos”. Finaliza o Coordenador Estadual do MAB.

O ato público pode culminar com a interrupção da BR-251 por alguns minutos.

Comentários

  1. Se fosse feito respeitando o meio ambiente e os moradores da região,eu seria a favor do projeto,pois poderia gerar empregos e melhorias para nossa região.mais da forma que está sendo feito eu sou totalmente contra

    ResponderExcluir
  2. Notícia totalmente equivocada e com erros. Quem conhece o projeto da SAM/Votorantim, saberia a seriedade desta empresa e como tem respeitado o meio ambiente e a sociedade. Conheçam antes de falar! Nenzão Fanfarrão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caro, vc ja viu algum empreendimento da voltorantim em outras regiões, a catástrofe que é? a realidade que é? papel aceita tudo, nos seres humanos não
      "SABER DE NADA INOCENTE"

      Excluir
    2. Meus caros, que eu me lembre a SAM não pertence mais ao grupo votorantim, e sim ao grupo Hombridge, que é uma empresa chinesa. Inocente é quem coloca notícia falsa na internet. Quem entende de mineração sabe quanto desenvolvimento ela irá trazer para esta região tão pobre, que necessita mais de emprego e renda do que politicagem barata, que se dizem defensores do meio ambiente, más são apenas marionetes de políticos corruptos. Sou totalmente a favor da mineração, pois conheço a SAM e conheço seu projeto. Conheçam antes de falarem.

      Excluir
    3. O minerio e nosso não da china pense nisso não venda para outro o que voce pode trabalhar aqui e vender com valor agregado seja inteligente povo do brasil varonil,

      Excluir
  3. Será que os gestores do projeto não conhecem nada de geografia? Padre Carvalho e Grão Mogol ficam na bacia do Rio Jequitinhonha, não tem nada a ver com Alto Rio .
    Ou será que o governo que licenciou é também analfabeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário