Salinas receberá renomado espetáculo infantil: "Piba e o Mundo em Preto e Branco"

Uma das cenas de "Piba e o Mundo em Preto e Branco"

Nos dias 04 e 05 de agosto, acontecerão no Cine Teatro de Salinas duas apresentações do espetáculo "Piba e o Mundo em Preto e Branco", sob a direção de Telma Fernandes. O espetáculo utiliza a linguagem do teatro de sombras para contar as histórias da menina Piba que, devido a um problema de visão congênito denominado acromatopsia, enxerga tudo em preto e branco. É um espetáculo sensível que em primeiro lugar trata da coragem de viver.

Para as pessoas que apresentam alguma dificuldade de visão serão reservadas as primeiras fileiras da plateia e disponibilizado (ainda limitado a dez pessoas) o recurso de um áudio descritivo da peça. No dia 04, a apresentação será às 19 horas e no dia 05 às 09:30hs.

O espetáculo é uma adaptação do livro autobiográfico "Em Preto e Branco", da mineira de Itambacuri, Olga Barbosa da Silva Pereira, que narra suas histórias e dificuldades para enfrentar o dia a dia na infância. Para isso, ela criou uma amiga imaginária chamada Piba que, como ela, era também acromata. Com muito humor, a autora narra suas experiências e travessuras desde a infância quando a doença era praticamente desconhecida, mesmo pelos médicos, até o encontro com outros acromatas pela rede social.

Para contar essa história com criatividade e beleza, a diretora Telma Fernandes, que também assina a adaptação do livro para o teatro, optou por utilizar no espetáculo a linguagem envolvente do teatro de sombras. Valendo-se de seu conhecimento na área de iluminação cênica, Telma abusa dos recursos da luz para criar no palco, imagens, tanto do mundo colorido, como do mundo em preto e branco. O resultado é um espetáculo envolvente que alcança o público de todas as idades.

No elenco Marco Aurélio Bari e Marilene Batista, graduados na Escola de Teatro da EBA/UFMG, dividem também o backstage com o ator sombrista Jo Cometa.

Esse espetáculo inova em Minas Gerais, por sua preocupação em atender também ao público que apresenta alguma dificuldade de visão: a produção oferecerá o  recurso de um áudio descritivo da peça (ainda limitado para 10 pessoas por dia) e as primeiras fileiras da plateia estarão reservadas para esse público.

Comentários

  1. Confiram também nosso site
    www.mundopiba.webs.com

    ResponderExcluir
  2. Não quero perder, como faço para conseguir uma entrada?

    ResponderExcluir
  3. Legal, enfim veio uma peça de teatro pra Salinas

    ResponderExcluir
  4. Já ouvir falar muito bem desse espetáculo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gil,
    é só chegar uma hora antes para pegar o ingresso.

    Abraço,

    Equipe Piba

    ResponderExcluir
  6. parabéns!!!! avante salinas

    ResponderExcluir

Postar um comentário