Estudantes de Salinas e Taiobeiras participam de ‘Mostra de Profissões’ em BH

40 mil alunos de vários lugares participam da Mostra

Neste sábado (13) e domingo (14) acontece a Mostra de Profissões da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de possibilitar aos estudantes do ensino médio que conheçam melhor os cursos da instituição. O evento conta com a participação de cerca de 40 mil visitantes, dentre eles, 40 de Salinas e Taiobeiras.

Ao todo, são 75 salas interativas onde professores apresentam os respectivos cursos e alunos e ex-alunos falarão sobre o mercado de trabalho. Nos dois dias de evento, serão 300 palestras sobre os cursos, incluindo os que são oferecidos pela UFMG em Montes Claros.

O evento, que deixou de ser realizado de forma presencial desde 2011, retorna ao antigo modelo com novidades, como o cadastro individual de visitantes e a nova forma de adesão de alunos de graduação. O cuidado com a inclusão é critério-chave na organização do evento.

Para a educadora Odete Cândido de Oliveira, diretora do Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida (Ienza), de Salinas, o esforço da viagem vale a pena. Ela destaca a importância da parceria entre a Universidade e as escolas. “Os jovens têm a oportunidade de conhecer o leque de profissões, para que tomem decisões mais sensatas, dentro de suas aptidões”, diz.

A professora comenta que se, no passado, os pais direcionavam a escolha profissional dos filhos, o que aumentava a chance de evasão nos cursos. Hoje a decisão é livre, mas precisa estar embasada em informações confiáveis. “É fundamental conhecer cada curso e o que ele projeta para o mercado de trabalho”, pondera.

Comentários

Postar um comentário