Contagem regressiva para a chuva. Rio Pardo está completamente seco, mas Copasa de Taiobeiras ainda tem água graças às soleiras de nível

Situação do principal rio da região é extremamente preocupante, mas as autoridades ignoram

A população da região, especialmente de Taiobeiras, vive a expectativa da chegada do período chuvoso. A formação das nuvens está bonita.

Enquanto não chove, a mesma população assiste, inerte, a terrível morte do rio Pardo, que só tem água quando chove. O principal rio da região se transformou numa calha, principalmente devido o desmatamento da mata ciliar e exploração criminosa de areia e cascalho.

Quanto ao abastecimento de água para Taiobeiras, as últimas reservas estão sendo usadas. Na soleira de nível de Osmilton a água está cerca de 10 centímetros abaixo do nível, conforme o próprio Osmilton. Já na soleira de Cassinho, está 60 centímetros abaixo do nível. Se as primeiras chuvas não demorar, a cidade não terá problemas no abastecimento.

A 3ª soleira de nível da Copasa, construída recentemente na comunidade Catanduva, está completamente vazia, mas já ajudou, pois a soltura das águas acumulada serviu para abastecer a soleira de Osmilton, caso contrário a situação estaria à beira do colapso novamente. A 4ª soleira da empresa está em construção na comunidade de Traíras. Se a qualidade das obras for aprovadas, ou seja, se as soleiras suportarem a força da enchente de forma intacta, tudo indica que a situação do abastecimento de Taiobeiras ficará mais tranquila. Os investimentos nas duas soleiras são de R$ 1,6 milhão.

A seca está sendo terrível na zona rural da região e o homem do campo está à mercê dos caminhões pipa. Agora, é rezar para que as chuvas cheguem em abundância e que os investimentos da Copasa nas soleiras estejam sendo feitos de forma responsável, com estrutura adequada para suportar a força da enchente no período chuvoso.

Comentários

  1. Agora esperamos que os deputados eleitos e mais votados nas cidades que diretamente serão beneficiadas pela barragem do Alto Rio Pardo (Barragem de Berizal), façam sua parte. Os 3 mais votados: BERIZAL: Newton Cardoso Junior, Raquel Muniz, Renzo do Amaral. RIO PARDO: Rodrigo de Castro, Raquel Muniz, João Carlos Siqueira. TAIOBEIRAS: Domingos Sávio, José Silva, João Carlos Siqueira.
    E todos aqueles que receberam votos, tanto destas cidades, como das outras que certamente serão beneficiadas com a construção da barragem. O que se espera que os prefeitos se unam e façam alguma coisa.
    Se bem, que muitos querem é a desgraça da região mesmo.
    A água está indo embora... todos os anos há o sofrimento. Será que ninguém fará nada?
    A esperança maior é que o Brasil eleja AÉCIO Presidente, isso sim, seria um alívio para toda a nossa região. Ele sim, fará alguma coisa.
    Tomara que mais cidades sigam o exemplo de Taiobeiras, que tem um povo ordeiro e trabalhador e quer que o Brasil desenvolva. Demonstrem isso nas urnas, votando em Aécio. Parabéns ao povo de Taiobeiras que realmente sabe votar. (Pelo menos pra Presidente!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORQUE QUANDO FOI GOVERNADOR POR 8 ANOS ELE NAO FEZ AGORA VAI FAZER COITADOS DOS TAIOBERENSES.KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. QUE VERGONHA DE RESPOSTA.MEU AMIGO A BARRAGEM DE BERIZAL É UMA OBRA FEDERAL NÃO É UMA OBRA ESTADUAL.VOCÊ TA PRECISANDO ESTUDAR MAIS, LER JORNAIS,ETC

      Excluir
    3. BOA RESPOSTA AMIGO NOVAS PESQUISAS MOSTRAM DILMA ATE 8 PONTOS A FRENTE DE AECIO CHERA CHERA.KKKKKKKKKKKK

      Excluir
    4. Este coitado é mesmo do pt, tudo de errado se joga a culpa nos outros

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. A propria Copasa tá ajudando matar o rio com obras sem licenças, mas a Polícia Ambiental e o promotor fingem que não estão vendo, uma vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes ambientalista são um bando de trouxas, por isso que a construção da barragem não vai pra frente, mais e mais licença ambiental que so atrasa a conclusão da barragem.

      Excluir
  3. O poder público tá deixando fazer chacaras na beira do rio e todos estão varrendo o leito

    ResponderExcluir
  4. Vi falar a copasa de rio pardo de minas ta jogando esgoto sem tratar no rio..

    ResponderExcluir

Postar um comentário