O rio Pardo secou. Restam agora duas soleiras da Copasa

Mais um ano se passou... E o rio Pardo secou de novo

Nessa terça (7), a reportagem da Folha Regional percorreu cinco pontos do rio Pardo e a constatação, mais uma vez, é de alerta: o rio está seco de novo. E o pior: totalmente degradado. O que se ver são enormes bancos de areia, desmatamentos por todos os lados e até exploração irregular de cascalho. Resumindo: o rio está morto.

Para abastecer Taiobeiras, restam alguns poços no leito do rio e duas soleiras de nível, localizadas nas propriedades dos populares Cassinho e Osmilton. No entanto, a população de Taiobeiras ainda não manifesta nenhuma preocupação, pois o prefeito Danilo Mendes anunciou em carro de som durante a campanha eleitoral que o problema da falta d’água na cidade está resolvido.

A 3ª soleira recentemente construída pela Copasa está vazia
A 3ª soleira construída recentemente pela Copasa, na localidade Areia, se encontra totalmente vazia. A soleira chegou a ficar cheia, mas a Copasa se viu obrigada a abrir a tubulação para não abaixar o nível da soleira na propriedade de Osmilton, que fica mais próxima da captação.

O diretor da Copasa em Taiobeiras, Deusdete Rocha, informou para a reportagem que a água armazenada nas duas soleiras é suficiente para abastecer a cidade por até 60 dias. “Temos água para abastecer Taiobeiras até a chegada das chuvas, mas a população precisa economizar neste período de estiagem”, ressaltou Deusdete, lembrando que atitudes simples ajudam a economizar água, como lavar carros com baldes e deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes.

Na Fazenda HP existe água em abundância. Lá, o produtor rural Carlos Humberto Morais realizou um espetacular trabalho de desassoreamento de lagoas permanentes. Nessa terça, estava entrando (a montante) 36 litros de água por segundo na soleira e o empresário Carlos Humberto está soltando 40 litros por segundo (a jusante). “A água que estou soltando no rio não percorre, sequer, 5 quilômetros no leito no rio”, disse Carlos, explicando que a distância de sua soleira até a captação da Copasa são de 50 quilômetros pelo leito do rio.

Atualmente, o consumo de água em Taiobeiras é de 85 litros por segundo, que representam 310 metros cúbicos por hora. Estima-se que as duas soleiras da Copasa tenham hoje cerca de 180 mil metros cúbicos de água armazenada.

Comentários

  1. O resultado disso está nas urnas de Taiobeiras é só olhar pra quem foi os votos

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvi Danilo falando no caminhão de som que este problema tava resolvido será que ele tava mentindo só ganhar votos?

    ResponderExcluir
  3. ué tem fotos no facebook de Danilo com essa barragem cheia
    o que aconteceu com a agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foto mais antiga, viu também o "monte" de 'puliça' nas ruas, porque só nas eleições? Ah! Aécio ganhou aqui, precisa falar mais, o povinho acéfalo...Cidades do Rio Pardo só aqui o sujeito ganhou!!!

      Excluir
    2. Tá faltando aguá na sua casa pessoa, se não tá, deixe pra reclamar na hora que tiver faltando.

      Excluir
  4. Terra de tucano não precisa de água kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. previsão de chuva só depois do dia 16 de novembro

    ResponderExcluir
  6. Povo de taiobeiras temos que dar um basta nessa situacao, e uma vergonha todos os anos a falta de agua por causa das pessimas administracao temos que fazer manifestacao, acorda povo

    ResponderExcluir
  7. Tira a água da barragem de Salinas, simples assim.

    ResponderExcluir
  8. Quem manda não votarem em Newton Cardoso jr o senhor das águas.se tivessem votado taiobeiras ia ter água de sobra

    ResponderExcluir
  9. É só pedir arlem Santiago ue, você votou foi nele mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Terra de tucano é assim mesmo

    ResponderExcluir
  11. Será que o prefeito tava mentindo na campanha?

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkk Taiobeiras é uma piada, o prefeito é uma piada, tudo maquiado

    ResponderExcluir
  13. Danilo falou que o problema tá resolvido e eu acredito nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acredito, ele não ia falar uma coisa pra toda a cidade se não tivesse certeza que não ia faltar água

      Excluir
    2. Sabe de nada inocente!!!! Kkkk

      Excluir
  14. Cidade sem comando, sem copasa, sem políticos, sem nada

    ResponderExcluir
  15. Só falta a gravação de Danilo ser mentira

    ResponderExcluir
  16. Nossa por acaso Danilo e Deus pra manda chuva do céu só sabem falar mal logico que deveria ter algum tipo de solução para esse problema espera pra ver .

    ResponderExcluir
  17. O povo daqui e sonso de mais so pensa em dinheiro e mulher e farra e nao preocupa no dia de amanhã so faz alguma coisa quando falta em casa e tem que banhar de agua de garrafao e faz um protesto e tem pessoas que ainda rir.... acorda povo

    ResponderExcluir
  18. Aí pessoal continuam plantando eucalipto,que daqui a uns 20 anos não vai ter agua nem para beber.

    ResponderExcluir

Postar um comentário