Quebra mola irregular causa acidente fatal em Taiobeiras

Marquim foi socorrido, mas não resistiu
Por César Chaves

No final tarde de quarta (08), ocorreu um grave acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas na Avenida Amazonas, Centro de Taiobeiras. Conforme a ocorrência da Polícia Militar, o jovem Donizete Ferreira Lopes, de 21 anos, conduzia sua motocicleta pela avenida quando precisou reduzir a velocidade devido um quebra-molas localizado em frente à Caixa Econômica Federal, momento em que foi atingido na traseira pela vítima Marcos Lucas Freitas Santos, de 23 anos, que também conduzia uma motocicleta.

Outra versão - Conforme a versão de uma testemunha, que não quis se identificar, um homem numa moto Honda Bros, cor vermelha, teria fechado Donizete após ultrapassagem, fato que gerou a colisão ao aproximar do quebra molas. A mesma testemunha relatou que, após a batida, o capacete de Marcos saiu e ele bateu com a cabeça no coqueiro, gerando traumatismo craniano.

A testemunha também relatou a grande demora para a chegada do SAMU. "Só apareceu depois de 30 minutos. Isso é muito tempo para uma cidade pequena como Taiobeiras", reclamou a testemunha.

Ainda conforme informações da Polícia, Donizete não sofreu ferimentos, porém, a vítima Marcos Lucas, conhecido por “Marquim Nenê” se chocou contra uma haste de ferro e um coqueiro, sofrendo graves ferimentos. Marcos foi socorrido pelo SAMU até o Pronto Socorro, mas, horas depois, veio à óbito.

A motocicleta de Donizete Ferreira foi liberada por estar com documentação regular, já a moto de Marcos foi removida ao pátio por falta de licenciamento.

Polêmica – O quebra-molas que causou o acidente é considerado irregular pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois o tipo de material e modelo não pode ser instalado em vias públicas no sentido transversal. “Esse dispositivo só pode ser instalado no sentido longitudinal, com finalidade de separar as faixas. É o que chamamos de divisor de fluxos”, explicou Ramon Charles Teixeira, instrutor prático e teórico de trânsito.



Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) as lombadas regulamentadas para vias públicas devem ser alongadas, sendo divididas em dois tipos: I e II, ambas devem ter a largura igual à pista, com cumprimentos de 1,50 metros ou 3,70 metros. A altura das lombadas devem ter, no máximo, 10 centímetros.

Comentários

  1. Lamentável... Fico muito triste com umas situações dessa. :(

    ResponderExcluir
  2. As vezes sinto vergonha de ser brasileiro.como e possível que nem um quebra molas seja feito corretamente nesse país?e agora quem vai apagar a dor dessa família?

    ResponderExcluir
  3. Isso ai cabe uma ação para o municipio ou para o estado???

    ResponderExcluir
  4. Isso e uma vergonha .. por calsa de um quebra mola colocados em forma erada ocorreu essa tragédia. ... isso cabe ao prefeito a tomar providências para colocar quebra molas de forma correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em vez de questionar um quebra-mola; por que não questiona a velocidade.
      quantas mil pessoas já passaram por lá, sem sofrer acidente...pensem antes de
      ACUSAR ALGUÉM É UMA AVENIDA.....ENFRENTE UM MOVIMENTO PUBLICO........

      Excluir
  5. Niguem jugue prefeito e nada de quebramolas,pois tao pensando que moto e ajato anda igual a uns doido,moto n e brincadeira.

    ResponderExcluir
  6. Independente se andam correndo demais ou não o fato e que a trajedia aconteceu por causa da recuação de velocidade por causa de uma lombada irregular.e respondendo a outro comentário isso cabe processo ao município pq rua e de responsabilidade do município.se fosse em rodovia aí era com o estado

    ResponderExcluir
  7. Em Salinas tem varios irregulares , sem sinalização alguma, o pior é q a prefeitura ta colocando placas novas onde já tinha, e deixando onde não tem sem placas.

    ResponderExcluir
  8. deveria ser retirado e por lombadas no lugar desses quebra molas,alem de matar pessoas acaba com os veículos...

    ResponderExcluir
  9. As autoridades de Taiobeiras não sabem o que significa Homicídio culposo? E provavelmente nem o que é: Distância de Segmento. E provavelmente o cara nem tinha CNH. Além da questão do quebra-molas... Não conheço os fatos, mas tudo indica erro nos procedimentos....

    ResponderExcluir
  10. Só achei um pouco indelicado "a foto da vítima"

    Podia ter tampado o rosto!

    ResponderExcluir
  11. Secretário de Obras (sabe tudo de obras) deve ter estudado sobre esse tipo de quebra-molas por isso colocou...Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. O pior é culpar o quebra mola, quando os condutores não respeitam limites de velocidade e transitam pelas ruas como se estivessem em pista de corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o comentário que eu teria feito, os condutores estão abusando da velocidade e não respeitam nada, esta cidade precisa urgentemente de um programa de educação no transito e de uma ciclo via; os condutores brincam com suas vidas e com a vida dos outros, providências já.

      Excluir
  13. Além do excesso de velocidade temos que atentar pela distância de segurança, em Taiobeiras muitos condutores trafegam colados no veículo a frente, quem mantém a distância de segurança pode evitar colisões, sem comparação com o fato exposto, pois só o laudo pericial pode apontar culpados.

    ResponderExcluir
  14. O Alex voce esta mau informado sobre o acidente, o quebra mola pode ser irregular mais o acidente aconteceu antes que a vitima passasse sobre o quebra-mola. O que aconteceu foi que a vitima estava em uma velocidade acima do permitido na via e se enroscou com outra moto que por la se transitava e a vitima fatal acabou se colidindo com o coqueiro. Obs: Eu vi o acidente seguia na mesma mao que a vitima que passou por mim segundos antes do acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia leitor!
      Duas observações:
      1) A matéria é assinada por César Chaves.
      2) O conteúdo da mesma é baseado na Ocorrência Policial, que relata a redução da velocidade devido o quebra molas, causando o choque na traseira da moto.

      Excluir
  15. 1. Enquanto essa quantidade de motociclistas na cidade continuar andando da forma que andam, vai continuar com esse indicie de acidentes fatais por aqui, que é exagerado para uma cidade desse porte.
    2. Além da lombada com catadióptricos ser proibido, a armação de metal que estava no local e que foi onde o rapaz se chocou também é resto de uma publicidade de uma das cavalgadas daqui. Cabe a pergunta aos organizadores do motivo daquilo ainda está lá. Eles compraram espaço público?
    3. Capacete sem o afivelamento do mesmo é como usar cinto de segurança sem encaixar na base. Mas aqui é assim. Todo mundo usa capacete porque tem medo da polícia, e não por segurança. Já o cinto de segurança ninguém usa, visto que não é cobrado pela polícia. Resta saber porque ela não cobra se a lei exige tanto o cinto quanto o capacete. Ah! Nem a polícia usa, vale lembrar.
    4. Por fim, quanto a demora do Samu, isso pode acontecer por duas razões. Primeiro, ineficiência de quem liga ao acionar o sistema. Falta de informações, como local, estado da vítima, número de vítimas, gravidade etc. Mas, geralmente, a demora pode ocorrer porque, apesar da cidade não ser grande, a Central do SAMU que existe em Taioberias atende não só aqui, mas uma região grande. Se as ambulâncias estiverem todas em atendimento, a chegada pode atrasar sim, infelizmente.

    ResponderExcluir
  16. O que mais mata em Taiobeiras não é quebra mola e sim os puxa saco , puxa saco de mestre de obra de prefeito ,eu queria saber deste puxador si fosse teu irmão você ia defender todos incompetente , os quebra molas daqueles modelos estão errado não pode ser colocado daquela maneira , a família pode entrar na justiça .

    ResponderExcluir
  17. Amigo que falou dos puxa saco vc arrasou faço minhas suas palavras e o pior é que na maioria são forasteiros que não tem valor em suas respectivas cidades e quando chegam aqui deitam e rolam.

    ResponderExcluir
  18. SE não tivesse o quebra mola mesmo irregular, diria que era falha da administração. Agora, ninguém é culpado se este loucos andam a 100 km por hora numa via pública de 30 km por hora, em frente a uma caixa economica que diariamente transita por ali muitas pessoas a pé é de bicicleta. Certos Motoqueiro em Taiobeiras andam em alta velocidade pelas ruas, como se as vias fossem pista de fórmula 1. Ainda bem quem não atropelou nenhum pedestre. Só porque o piloto morreu ele não teve culpa no caso. tenho certeza que se ele tivesse a 30 km por hora, não haveria ocasionando a morte dele. e sim apenas alguns ferimentos normais de uma queda.

    ResponderExcluir
  19. Sou usuário de moto, mas procuro ser motociclista e não motoqueiro. realmente tem em todo lugar motoqueiro que é irresponsável, sendo que aqui em Taiobeiras, devido ao grande número de motos, a irresponsabilidade torna-se muito evidente. Gostaria de levar à família enlutada, meus votos de sentimento pelo ocorrido. Separando as coisas no entanto, a sociedade precisa se conscientizar da necessidade urgente de educação no trânsito, fazendo sim a sua parte comportando-se civilizadamente e cobrando das autoridades e órgãos competentes maior empenho de todos em prol do bem comum. É motorista que não quer esperar nada, é pedestre no meio da rua, é ciclista na contramão e sobre as calçadas, é motoqueiro empinando as motos em qualquer lugar é escola que não ensina os alunos como comportar no trânsito etc. etc. Quanto ter no local quebra-molas irregular ou não, é uma necessidade incontestável, e será que o tipo do quebra-molas iria impedir o acidente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário