TRE deixa candidato a vice-prefeito em Rio Pardo inelegível

Dr. Diogo entrou com recurso especial no TSE

Após representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, o candidato a vice-prefeito pelo PT nas últimas eleições municipais, Diogo Emanuel Correia, foi condenado por doação ilegal de recursos a campanha eleitoral. A condenação confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE-MG, fixou multa de 5 vezes o valor doado em excesso, além de inelegibilidade por 8 anos, conforme a Lei 64/90, art. 1, inciso I, "p".

O petista Diogo, que também é advogado, está recorrendo da Decisão através de recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral - TSE. A condenação mantida pelo TRE-MG, por maioria apertada – 4X3, foi feita em acórdão no recurso eleitoral 53-26.2013.6.13.0237. Dr. Diogo apresentou embargos declaratórios, mas o Tribunal não o admitiu, pois considerou que ele fez doação à campanha acima do limite legal, proposta nos termos do art. 23 e parágrafos da Lei nº 9.504/97.

No último dia 26 de setembro, a ministra relatora Luciana Lóssio, do TSE, determinou a adoção das providências constantes do art. 7º da Res.-TSE nº 23.326/2010, atribuindo-se o sigilo aos referidos documentos, mantendo-se pública a tramitação do processo ao qual estão juntados.

Em contato com a reportagem, Dr. Diogo explicou que houve um erro na prestação de contas feita pelo partido. “A doação feita por mim deveria ter sido depositada na conta do candidato, mas acabou sendo depositada na conta do Comitê Financeiro”, explicou Diogo. “Para a minha campanha, eu poderia ter doado qualquer valor, mas para o partido existe um limite. Foi um erro tolo na prestação de contas, que vai ser avaliado no recurso especial encaminhado ao TSE”, completou o advogado, explicando também que, não está inelegível, pois o TSE acatou o seu recurso especial e enquanto não houver novo julgamento, os efeitos da decisão do TRE não terão eficácia.

A reportagem ouviu o advogado Paulo Henrique Costa, procurador do prefeito Jovelino Pinheiro em ação eleitoral que teve Diogo Emanuel como pivô. Ele entende que, embora tenha havido irregularidade formal, a decisão do TRE não é acertada, porque o dinheiro doado acabou sendo revertido à campanha do próprio doador, que foi candidato, e não há limite para uso de recursos próprios. “Não me parece que houve violação à lei. Por isso, acho bem possível que a condenação seja revertida”, declarou Dr. Paulo.

Quanto a inelegibilidade, questionada pela reportagem, Dr. Paulo lembrou que após a condenação por órgão colegiado, em virtude da Lei da Ficha Limpa, a decisão surte efeitos imediatos, mesmo pendendo recurso no Tribunal Superior Eleitoral. “Enquanto não sobrevier decisão diversa, o representado está inelegível. De todo modo, a decisão serve de alerta para que todos os que pretendam doar recursos a campanhas eleitorais consultem antes um advogado. De preferência, um que realmente entenda do assunto", alertou Dr. Paulo.

Comentários

  1. critica tantos erros mas erra tb

    ResponderExcluir
  2. "De preferência um que entenda do assunto". Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Judas entregou Jesus e depois se afogou em seu próprio veneno...
    Pensa num advogado xarope.

    ResponderExcluir
  4. EXCELENTE REPORTAGEM, apenas não gostei da fotografia que remete ao caso EMILLY FERRARI, naquele momento eu estava extremamente sensibilizado, pois além de cliente a genetriz da criança é uma grande amiga. DIOGO EMANUEL DOMINGOS SENA DIAS CORREA

    ResponderExcluir
  5. Diogo você vai reverter isso. É uma coisa estranha esse negocio de lei eleitoral. Tem gente que entrou na prefeitura, roubou, roubou, roubou e roubou mais, tem processo, tem provas e ainda tem contas aprovadas (principalmente porque aqui só tem vereador BOSTA) e ainda consegue candidatar. Um sujeito doa uma miséria para sua própria campanha, só porque o funcionário da campanha fez um depósito na conta errada, e não sei porque tem duas contas, fica inelegível, e uma estranheza só. Mas fazer o que né?

    ResponderExcluir
  6. É do saber de todos o quanto o Sr Diogo Emanuel, representa para a cidade de Rio Pardo de Minas,,, ''NADA'', pois os seus fazeres nada mais são que introduzir um comentário ''ISCA'', para as pessoas engolirem e brigarem entre si... Vejam nas postagens por exemplo no facebook, o mesmo faz um comentário sobre um determinado assunto, as pessoas comentam, brigam, discutem entre si, e como mágica ele some, e ele não mais aparece... BEM FEITO, espero que não haja recurso,,,, Rio Pardo de Minas agradece...

    ResponderExcluir
  7. esse sujeito tinha que assumir postura de homem. quem fica o dia inteiro dando piti em facebook é muleque ou mulher (desocupada).

    ResponderExcluir
  8. O Diogo é um político que já inicia a carreira política morto (já nasce morto). Ele se acha uma celebridade em uma pequena cidade com muitas pessoas simples. Como todos podem ver aí, o mesmo não manja nada e, não consegue resolver um procedimento bem simples. Gostaria de vê-lo advogar em um grande centro com profissionais com uma vida de experiência, pra ele ver que ele é somente um "gatinho miando". Desconfia meu chapa: Rio Pardo não serve como parâmetro pro camarada se achar um mestre da advocacia...

    ResponderExcluir
  9. Mas e aí??? Quem viu o processo podia ajudar a esclarecer pra nós.
    É OU NÃO É CAIXA DOIS???

    ResponderExcluir

Postar um comentário