Comunicado da empresa Italmagnésio Nordeste

Segue comunicado que está sendo publicado em decorrência da notícia veiculada no Jornal de Várzea da Palma, Tribuna do Povo, na Edição 167ª., datada de 1º. a 15 de setembro de 2014, página 12, que gerou uma série de dúvidas e desconforto para a Italmagnésio Nordeste e seus clientes.

"A Italmagnésio Nordeste, empresa instalada no município de Várzea da Palma, fabricante de Ferro Ligas esteve ultimamente com algumas pendências junto à FEAM/COPAM, pendências estas que foram concluídas na sua totalidade, podendo obter com isso a nova Licença de Funcionamento, sendo que, desde já a Italmagnésio Nordeste não mais funcionará nas atividades das instalações de Várzea da Palma, devendo operar por completo a empresa ROTAVI, que já vinha participando na operação há muito tempo, inicialmente em uma forma de Consórcio e em continuidade, assumindo a totalidade da operação, tendo já solicitado à CEMIG o fornecimento de 9 MW até 31 de dezembro de 2.014, quando terminarão os velhos contratos de consumidores livres, e se dará a partir de 1º de janeiro o novo contrato, dependendo sempre do fornecimento de energia elétrica pela CEMIG.

A ROTAVI também dará continuidade nos programas de atendimento na área social da cidade, através da continuidade das doações já existentes para creche, Lar cristão, escolas e outras instituições sociais do município; além de fornecer aos funcionários com filhos menores pão e leite diariamente.

Dentro do programa social a empresa Italmagnésio Nordeste está concluindo a construção de três casas para dependentes químicos, em uma Fazenda de 140 há., doada pela Italmagnésio Nordeste para o Projeto Fazenda Esperança, sendo que recebeu do Governo do Estado de Minas a verba para a construção das três casas, isso no Município de Taiobeiras.

Com a oportunidade queremos deixar claro que a Italmagnésio Nordeste continuará presente com vastas atividades sociais e empresariais, inclusive concluindo a construção da nova Casa das Freiras da Congregação Filhas de Maria Imaculada, que poderá funcionar como Educandário, podendo alojar até 30 Freiras ou Noviças, dependendo da vontade do Bispo e das diretrizes de Roma, isto para poder atender ao Nordeste de Minas.  Na ocasião da inauguração, provavelmente deverão ser transferidos os restos mortais da Irmã Elizabetta para o túmulo que já está reservado na Capela da nova casa, de acordo com a vontade da família, onde terá a presença de alguns dos parentes mais próximos.
 
A ROTAVI tem um vasto e experiente programa de investimentos, onde completará o repotênciamento, instalará filtros, e ainda uma Usina Termoelétrica para gerar 60 MW dos 120 MW que serão instalados, dos quais 90 MW no repotênciamento dos três fornos existentes e mais a instalação de um quarto forno que completará os 120 MW.
A geração dos 60 MW de Termoelétrica partirá de 30 MW na recuperação do calor dos fornos e os outros 30 MW pelo uso de biomassa.

Do aporte de biomassa para gerar termicamente os 30 MW, 50% dela já se encontra em fase de implantação, o processo está sendo realizado pelas empresas Coagro e Carvovale, que também estão aumentando a área plantada em Taiobeiras, Berizal, Indaibira, Curral de Dentro, para mais tarde implantar também nos Municípios de Várzea da Palma, Lassance, Contria, para poder atender a produção de carvão necessária para à produção de ferro ligas.

Na produção de biomassa para a geração de energia térmica as duas empresas Carvovale e Coagro detém tecnologia super avançada, que permite plantio adensado com 5.400 plantas por hectare, proporcionando após dois anos a sua colheita mecanizada; alcançando um custo KW/h altamente competitivo em relação à energia convencional.

Também na produção de carvão, nos mesmos Municípios da Biomassa, estão sendo abandonados os velhos fornos tradicionais e construídos com nova tecnologia fornos com capacidade de produção dez vezes superior aos velhos fornos, com cerca de 200 m3 de carvão por cada fornada.

Todos esses empreendimentos continuarão sendo dirigidos e direcionados pela Italmagnésio Nordeste.

Tudo isso, proporcionará uma geração substancial de novos empregos, tanto na ROTAVI, como também nas áreas agrícolas de Taiobeiras e municípios adjacentes, acrescentando ao novo projeto, também uma nova fábrica de ferro ligas sempre na área da SUDENE, exatamente no município de Salinas, a empresa UTE San Martino, onde a Coagro será sócia e irá produzir todas as ferro ligas especiais, atualmente produzidas em Várzea da Palma, ficando na planta do município de Várzea da Palma os quatro fornos que atuarão exclusivamente na produção de Silício Metálico, prevendo uma capacidade instalada de 80.000 toneladas/ano.

A fábrica de Salinas terá uma potência instalada de 60 MW. Além dos vários benefícios que a nova fábrica UTE San Martino de Salinas terá, a unidade contará com o reflorestamento que está em um raio de 60 km, e o quartzo de altíssima qualidade utilizado atualmente de jazida em cidade próxima a Taiobeiras. A UTE San Martino de Salinas utilizará também 50% da energia elétrica gerada termicamente. O projeto da nova unidade já se encontra na SUDENE/BNB.

O setor de pesquisas e produção das empresas Coagro e Carvovale está trabalhando na produção de uma nova biomassa proveniente de uma cana com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras.

Dentro deste cenário a empresa entende que terá pela frente um ano difícil, devido as atuais conjunturas de distribuição de energia elétrica, porém de excelentes perspectivas de retomada e crescimento, o que representará um ganho econômico e social para as localidades do Nordeste de Minas, onde tais investimentos serão realizados".

Comentários