Comissão de Vereadores fiscalizam poluição das águas em Salinas

Comissão de Serviços Públicos Municipais da Câmara Municipal se reúne com os representantes da Copasa, do poder público e sociedade civil para ampla discussão sobre os recursos hídricos do município
Vereadores durante debate com órgãos responsáveis pelo saneamento
No dia 04 de março, vereadores que compõem a Comissão de Serviços Públicos Municipais da Câmara de Salinas, Edna Sarmento (Presidente) e Fernandes Vicente (Relator), se reuniram com diversos segmentos da sociedade para tratar da questão hídrica do município, objetivando atender as demandas da sociedade para sanar os impactos ambientais identificados e procurar conhecer a estrutura das empresas que prestam serviços de água e saneamento.

O encontro também contou com as presenças dos vereadores André Santana (Presidente da Câmara Municipal), Eilton Santiago (Vice-Presidente) e do vereador João Pela (Líder do Governo na Câmara), e dos representantes da Prefeitura de Salinas: Paulo César (engenheiro), Carlos Gomes (Secretário Municipal) e Dr. Alex (Assessor Jurídico), além de Flávio Vita (Gerente da Copasa em Salinas) e Wanderley Soares (Presidente do Conselho de Meio Ambiente).

A comissão, enquanto mecanismo de fiscalização e acompanhamento da prestação de serviços públicos, vem trabalhando para solucionar problemas agravados no escopo hídrico do município, como os casos de derramamento inapropriado de esgoto em áreas que oferecem risco à saúde pública, registrados em Nova Matrona e em parte do rio Salinas, sendo que nos dois casos foram registrados boletins de ocorrência devido à gravidade da poluição.

Em Nova Matrona, conforme apurado pela Comissão, o esgoto estava sendo derramado sobre as águas da “Barragem do Cemitério”, escoando diretamente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e jorrando por uma rua próxima à zona de loteamento, indo em direção à barragem da localidade, onde é feita a prestação de serviço de esgotamento pela COPANOR. “Nenhum representante da empresa compareceu à reunião, mas a Comissão deverá convocar a empresa para prestar os devidos esclarecimentos”, disse a vereadora Edna Sarmento, presidente da Comissão.

Durante a reunião, os vereadores Fernandes Vicente e Eilton Santiago relataram que estiveram no local, onde alguns moradores utilizam a água para atividades domésticas, tanto quanto para consumo. Por isso, a fauna, a flora e a saúde da população que faz uso do recurso, estão comprometidas.

Já em Salinas, a Comissão apurou que parte do rio que corta a cidade está contaminada com esgoto, ocasionando a alta mortalidade de peixes, o escurecimento da água e extremo mal cheiro. “Conversei com um morador, e ele declarou que utiliza a água do rio para atividades em sua propriedade, mas a situação está muito desagradável, além disso, os moradores estão insatisfeitos com a situação, uma vez que as águas estão poluídas, gerando odor insuportável para a população ribeirinha”, relatou Edna Sarmento, que destacou a importância da preservação hídrica no município. “Precisamos agir, pois os recentes casos de poluição e a falta da conclusão do tratamento de esgoto são graves em Salinas”, emendou a vereadora, alertando também sobre a questão da segurança nas estações de tratamento.

Ao final da reunião, os participantes elogiaram o trabalho da Comissão e se comprometeram a fornecer subsídios para colaborar com informações junto à Comissão. Também foi debatida a realização de uma audiência pública para ouvir a sociedade salinense. “Precisamos da participação de toda à população, pois o saneamento é primordial para o nosso futuro. Os moradores precisam trazer informações e relatar fatos, dando assim suporte aos trabalhos da Comissão”, ressaltou a vereadora Edna. “A participação popular é fundamental no desempenho dos trabalhos, pois respalda a tomada de providências”, completou.

Agora, segundo a Comissão, o próximo passo é aumentar a cobrança sobre a qualidade da prestação de serviços das empresas responsáveis pelo saneamento, para que haja mais comprometimento ambiental e com a saúde pública.

Comentários

  1. É preciso que se faça o plantio de espécies nativas ao longo do rio;
    desassoreamento do rio Salinas (do fundo do parque de exposição até a ponte principal;
    Eliminação de lixo selvagem ao longo do rio Salinas (desde a vila Canaã até o Nova Esperança).

    ResponderExcluir
  2. E AS PROMESSAS DE PALANQUE DO ATUAL PREFEITO DE VITALIZAR O RIO SALINAS ERA SÓ PROMESSAS MESMO QUANDO ELE ERA OPOSIÇÃO DO PREFEITO ANTERIOR ELE CRITICAVA E AGORA PREFEITINHO QUAL A SOLUÇÃO VC TEM PRA REVOLVER OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO RIBEIRINHAS QUE MORA AS MARGENS DO RIO SALINAS

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo a copasa cobrar taxa de esgoto e na verdade o esgoto é jogado no rio salinas, vai em frente o Ditalia e vc vai ver o cano estourado a mais de 4 ANOS a prefeitura e o próprio Vanderlei da copasa tem conhecimento e não faz nada para resolver, é um mal cheiro insuportável, fica aqui meu apelo.

    ResponderExcluir
  4. A copasa está jogando o esgoto no rio salinas, e ninguém está fazendo nada. vai na passarela da alegria pra vcs ver.

    ResponderExcluir
  5. Gente ta na cara que isso tudo é só pra conseguir verba do governo e desvia para os bolsos,como sempre fazem.A beira do rio Salinas tem muito peixe grande que polui o rio, começando pela loja do nosso prefeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário