Norte de Minas poderá ter ação pioneira em tratamento de resíduos sólidos

Parceria entre Sedru e Consórcios visa destinação de resíduos sólidos
Por Andresa Resende
 
O Norte de Minas poderá ganhar um moderno sistema de tratamento de resíduos sólidos com geração de energia. Em reunião com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana Tadeu Martins Leite, a Asolar Energy, uma empresa que integra a holding espanhola Ecohispanica, recentemente sediada em Montes Claros, propôs a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a secretaria.

Responsável no Estado de Minas Gerais pela condução do processo de consolidação dos Consórcios Públicos para a Gestão de Resíduos Sólidos, a Sedru foi procurada pela empresa e pelos presidentes dos consórcios intermunicipais (Codanorte, Amams e Ammesf) em busca de uma parceria para a destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos na região.

A proposta apresentada pela empresa para o tratamento de resíduos sólidos é baseada na esterilização dos resíduos e transformação da massa orgânica em Biomassa, com recuperação de 90% dos materiais contidos no lixo, sem emissão de gases poluentes e com redução de 20% do volume do resíduo.

A empresa desenvolveu um sistema próprio inovador e pretende implementar um projeto piloto no Norte de Minas, contemplando toda a região, uma vez que, segundo estudo dos investidores, o Norte de Minas gera cerca de 60 milhões de toneladas de resíduos/dia.

O secretário Tadeu Martins Leite disse que este é o início de uma série de discussões que podem gerar investimentos importantes e garantiu o apoio técnico e institucional da secretaria, que já atua diretamente com os municípios na elaboração de projetos de destinação adequada do lixo. Uma equipe técnica da Sedru vai fazer um estudo da viabilidade da proposta apresentada, além de buscar soluções para o licenciamento ambiental para instalação da planta.

Comentários