Samu realizará ultrassonografia na própria ambulância

O novo recurso vai possibilitar diagnóstico mais fidedigno e evitar, inclusive, transferência desnecessária de pacientes

Por Jerúsia Arruda
Médicos e enfermeiros que atuam nas 37 bases do Samu Macro Norte serão capacitados
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) retomou o treinamento dos profissionais médicos e enfermeiros para realização da ultrassonografia nas unidades móveis.

A iniciativa faz parte do projeto Ecos dos Gerais, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com uma sociedade internacional presente em mais de 50 países. O objetivo é possibilitar a realização da ultrassonografia na própria ambulância do Samu, com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real.

O sistema de transferência de imagens, com instalação de um aparelho de ultrassonografia portátil na ambulância do Samu e nas portas de entrada dos hospitais, interligará à Central de Regulação do Samu, possibilitando o cruzamento das informações básicas e uma melhor avaliação pela Central de Regulação.

Com os exames, os laudos que não correspondem ao real estado em que se encontra o paciente será evitado, isso impedirá o transporte de um paciente que poderia perfeitamente ser tratado na unidade hospitalar onde está internado ou da cidade onde recebeu o atendimento pré-hospitalar.

O treinamento da equipe foi iniciada na quarta (24), com a médica especialista em ultrassonografia, Lilian Brito Fernandes, que está repassando os princípios físicos da ultrassonografia, geração, aquisição e interpretação de imagens.

Comentários

  1. Isso e muito importante,cada passo que a saude avanca agente fica feliz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário