Polícia Federal prende quadrilha que fraudava seguro DPVAT na região

Integrantes da organização agiam dentro da seguradora Líder dos Seguros DPVAT, fraudando a concessão de benefícios, inclusive em Taiobeiras e Salinas
Polícia Federal prende 41 pessoas envolvidas com a organização criminosa
A Polícia Federal deflagrou, na madrugada dessa segnda (13), a Operação Tempo de Despertar, para desmantelar uma organização criminosa, composta por uma extensa rede integrada de servidores públicos, policiais civis e militares, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, agenciadores de seguros e outras pessoais, responsáveis por reiteradas fraudes ao Seguro Obrigatório de Danos Pessoais, causados por veículos automotores de via terrestre, o conhecido seguro DPVAT.

Cerca de 220 policiais federais dos estados de Goiás, Espírito Santo, Bahia, Brasília e Minas Gerais estão dando cumprimento simultâneo a 229 mandados judiciais, sendo 41 mandados de prisão, 07 conduções coercitivas e 61 mandados de busca e apreensão, 12 afastamentos de cargo público, 51 sequestro de bens, 57 afastamentos de sigilo bancário.

A operação ocorre nas cidades de Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Capelinha, Capitão Eneas, Coração de Jesus, Corinto, Cristália, Curvelo, Diamantina, Espinosa, Francisco Sá, Janaúba, Januária, Japonvar, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lontra, Manga, Minas Novas, Mirabela, Monte Azul, Paracatu, Pirapora, Porteirinha, Ribeirão das Neves, Salinas, São Francisco, São João da Ponte, Sete Lagoas, Taiobeiras, Turmalina, Várzea da Palma, Rio de Janeiro, Guanambi e Urandi, envolvendo os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Foi identificado pelos investigadores que o grupo criminoso se utilizava de variadas maneiras para fraudar o seguro DPVAT, dentre as quais: 1) ajuizamento de ações judiciais por escritórios de advocacia sem conhecimento e autorização da parte autora, por meio da falsificação de assinaturas em procurações e declarações de residência falsas; 2) O ajuizamento de ações, de forma simultânea, em comarcas distintas, sem relação com o local da causa, quando os autores sequer tinham conhecimento do ajuizamento de ação em seu nome; 3) O pagamento de indenizações pela seguradora , em valores expressivos, antes da homologação do acordo e diretamente aos advogados da parte autora; 4)  O pagamento de indenizações pela seguradora, em valores expressivos, mesmo depois de ter sido negada a homologação por um juiz, diante da constatação de veementes indícios de fraude; 5) A formalização de acordo para pagamento à parte autora mesmo não havendo laudo pericial que atestasse que o segurado realmente tivesse sofrido o acidente ou o dano; 6) A formalização de acordo para pagamento à parte autora mesmo não havendo laudo pericial do IML, conforme exigência de lei; 7) Pagamento de indenizações pela seguradora , em valores muito altos, mesmo quando o alegado sinistro não decorreu de acidentes de trânsito; 8) Pagamento de indenizações pela seguradora com base em boletins de ocorrência policial falsificados por agentes policiais corrompidos ; 9) Pagamento de indenizações pela seguradora  com base em laudos periciais médicos falsificados, em que se fazia constar que a situação do acidentado era ainda muito  mais grave; 11) pagamento de indenizações pela seguradora com base em laudos periciais de fisioterapeutas com conteúdo falsificado, agravando-se artificialmente a real situação do acidentado.

No meio de diversos papeis de seguro fraudados, os investigadores encontraram documentos que compravam pagamento do seguro DPVAT, para pessoa que teria se utilizado de uma ocorrência de maus tratos domésticos relativos à Lei Maria da Penha.

As fraudes, até o momento, podem atingir o montante de 28 milhões de Reais.

Histórico – Os policiais federais constataram que, nos últimos anos, grande quantidades de operações haviam sido deflagradas por todo o Brasil com o objetivo de coibir as fraudes contra o seguro DPVAT, Algumas: Operação DPVAT, pela Polícia Militar do Maranhão, Operação Prêmio, Polícia Civil do estado do Ceará, Operação Assepsia, Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro e Operação DPVAT seguro, da Polícia Civil do estado de Sergipe, já davam conta de que a atividade criminosa podia ser sustentada com um grupo organizado e com ramificações em diversas áreas da administração pública, envolvimento de policiais, empresários e empresas de seguro, além de número expressivo de advogados. Somente em uma operação da Polícia Federal, realizada em 2012, foi possível constatar fraudes da ordem de 30 milhões de Reais. De posse dessas informações, os policiais federais intensificaram as investigações para identificar os cabeças do esquema, que, pela sua natureza, deveriam se encontrar no interior da seguradora responsável pela gestão do seguro DPVAT. 

Cooperação – A investigação, que é fruto de uma parceria entre a Polícia Federal, o Ministério Público, Corregedoria da Polícia Civil e Polícia Militar de Minas Gerais. Os investigados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, falsificação e uso de documentos públicos, corrupção ativa e passiva, e facilitação ou permissão de senhas de acesso restrito a terceiros.

Comentários

  1. ETA TAIOBEIRINHA DANADA! TÁ EM TODAS.EM TODAS OPERAÇÕES POLICIAIS...MAS TÁ TUDO SOBRE CONTROLE.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE,GOSTARIA DE SABER PORQUE RIO PARDO E SÃO JOÃO DO PARAÍSO FICOU FORA DA OPERAÇÃO.CONHEÇO MUITO BEM PESSOAS ENVOLVIDAS EM SÃO JOÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo faltou Rio Pardo de Minas!!!! Né!!!!rsrsrs

      Excluir
  3. Quem de Taiobeiras que ta no bolo aii em????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera sentado, os " dois donos e mandões" de Taiobeiras estão de boa, a jogada ta feita, só vai "rodar" peixe pequeno.

      Excluir
  4. DIZ AÍ ANONIMO 20:58 QUEM TÁ ENVOLVIDO EM SAO JOAO E RIO PARDO?

    ResponderExcluir
  5. QUEM DE TAIÔ?????????

    ResponderExcluir
  6. Vichi,parece ter gente com medo aí.

    ResponderExcluir
  7. É MEMO SÓ RODA PEIXE PIQUENO..

    ResponderExcluir
  8. NADA, SOUBE DE AO MENOS DOIS BAROES

    ResponderExcluir
  9. Quem são os policiais? Envolvidos em Taiobeiras,porque ta tendo uns dois aqui com carros de luxo e casas muito boas, se investigar mesmo aparece muitos safados no meio da PM.

    ResponderExcluir
  10. Tem um policial civil de salinas Thiago,

    ResponderExcluir

Postar um comentário