Governo de Minas vai investir R$ 1 bilhão em energia solar

Placas que produzem energia elétrica a partir da luz do sol
Por Alisson Coutinho 
Linha de financiamento, construção de parques solares e incentivos fiscais são algumas medidas tomadas para fomentar a produção deste recurso natural renovável

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) anuncia a implantação da produção de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais. Este tipo de recurso capta a luz solar e transforma em energia elétrica.

O Secretário de Estado, Altamir Roso, explica que as condições do estado são ideais para energia solar: “Minas Gerais tem um dos melhores potenciais de geração de energia solar do Brasil. Temos condições iguais às dos estados do nordeste. Por isso, vamos incentivar a geração de energia solar fotovoltaica. A ideia é promover o desenvolvimento econômico e economia de recursos naturais

Parques solares no Leilão Estadual – Será feito o primeiro leilão estadual em agosto deste ano para selecionar as empresas que serão produtoras energia suficiente para alimentar o consumo médio de 120 mil famílias. O investimento total será de mais de R$ 1 bilhão. As regiões mais propícias são Norte, Noroeste e Triângulo mineiro por causa da quantidade e intensidade da luz do sol, entre outros fatores.

Linha de financiamento – A Sede já estuda a viabilização, junto com instituições financeiras, de linhas de financiamento para a instalação de placas fotovoltaicas em empresas e órgãos públicos, que passarão a gerar a própria energia.

Comentários