Governo lança programa “Água Doce” para zona rural

Técnicos testam e aprovam os equipamentos a serem instalados nas comunidades

Objetivo é oferecer água dessalinizada para comunidades rurais

Moradores que vivem na zona rural do Norte de Minas sempre enfrentaram problemas com a qualidade da água na região, que tem grande concentração de calcário. O consumo frequente deste tipo de água tem reflexo na saúde, pois gera, principalmente, dores nos rins.

Por isso, o Governo de Minas, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana – Sedru, lançou o programa “Água Doce”, que visa instalar sistemas de dessalinização nas comunidades rurais. Inicialmente, 69 localidades do semiárido mineiro serão contempladas pelo Programa, levando água de boa qualidade para cerca de 27 mil pessoas.

O Ministério do Meio Ambiente já apresentou todo o processo da execução operacional do programa em Minas Gerais, desde a contratação de empresa responsável pelo diagnóstico e acompanhamento da implantação das ações, até os componentes da metodologia do PAD e do processo de dessalinização.

Os técnicos responsáveis pelas instalações dos equipamentos já estão preparados para acompanhar e auxiliar nos diagnósticos que serão feitos nas localidades rurais a serem beneficiadas. Após a triagem inicial, a equipe do diagnóstico vai realizar testes de vazão, seguidos de análise da situação fundiária dos locais onde se encontram os poços, o que vai indicar a solução ideal de abastecimento para cada localidade e apontar se ela será contemplada com a recuperação ou implantação dos sistemas dessalinizadores, ou ainda, com outro programa de acesso à água.

Comentários