Sedinor amplia programa Brasil Alfabetizado na região

Programa vai chegar a 258 municípios com mais 50 mil vagas
Objetivo é universalizar a alfabetização de jovens, adultos e idosos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) está ampliando o programa Brasil Alfabetizado em Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Educação. O objetivo é contribuir para a superação do analfabetismo, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados.

A iniciativa, que contemplava apenas 160 municípios do Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, agora vai atender todos os 258 municípios da área de atuação da Sedinor. O número de beneficiários será quase triplicado, passando de 30.136 para 80 mil vagas. Nos municípios atendidos, o programa também chega como uma oportunidade de renda para os alfabetizadores bolsistas, que ministrarão aulas para turmas de 7 a 14 alunos em comunidades rurais e turmas de 14 a 25 pessoas na zona urbana.

Além de ampliar o número de beneficiários, o Sistema Sedinor/Idene também pretende aperfeiçoar o modelo de execução do programa, com o objetivo de obter melhores resultados. O diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, explica que um dos problemas observados nos últimos anos é o baixo índice de alfabetização, uma vez que apenas cerca de 20% dos alunos que concluíam o curso eram considerados alfabetizados.

Para as ações de alfabetização, bem como de continuidade do ensino, está sendo firmada uma parceria entre o Sistema Sedinor/Idene e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que vai disponibilizar espaços, apoio pedagógico e atividades voltadas para a expansão e universalização do acesso à Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Comentários

  1. Milton reis trabalhando muito, parabéns pelo esforço e dedicação

    ResponderExcluir

Postar um comentário