Pronaf vai beneficiar mais agricultores familiares

Anúncio do aumento de recursos para o Pronaf foi feito na Assembleia de Minas

O número de produtores rurais em Minas Gerais beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) irá aumentar. Esta é a avaliação do presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, após o governo federal anunciar que o Estado vai contar com R$ 4,4 bilhões em crédito rural, dentro do Plano Safra da Agricultura Familiar em 2015/2016. O crescimento do valor é de 57% em relação ao ano passado. O anúncio foi feito pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e pelo governador Fernando Pimentel durante cerimônia de lançamento do Plano, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A Emater-MG e o Banco do Brasil deverão assinar um convênio para agilizar a contratação de recursos do Pronaf, evitando várias idas ao banco. “A partir desse convênio, todo o processo de crédito rural será feito nos escritórios da Emater-MG. Desde o cadastro do produtor à elaboração do projeto e depois a assistência técnica. Com isso, o produtor terá de ir apenas uma vez ao banco para assinar os documentos”, explicou o presidente da Emater.

Para ter acesso ao benefício do Pronaf, os agricultores de Minas Gerais contam com a orientação técnica da Emater-MG. A empresa é uma das entidades responsáveis pela emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Para obter a declaração, o agricultor passa por uma entrevista e deve apresentar documentos pessoais e referentes a todas as propriedades em que desenvolve sua atividade, comprovante de renda de todos os membros da unidade familiar, comprovantes de insumos e rebanho, dentre outros.

Comentários