Semana Nacional do Trânsito incentiva conscientização da responsabilidade do motorista

Desafio das autoridades é estimular a direção defensiva, pois motoristas imprudentes fazem vítimas

Um motorista consciente de sua responsabilidade no trânsito. Essa é a ideia da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz a campanha “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

Entre os dias 17 a 22 de setembro uma série de atividades está sendo feita para incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, para cada morte, há 16 feridos e destes 6 têm sequelas irreversíveis.

Segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,1% de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Minas Gerais, comparado com o mesmo período do ano passado. O número total de acidentes de trânsito caiu 6,7% no primeiro semestre de 2015.

O resultado dos acidentes no trânsito apresenta uma conta alta para a sociedade, com os gastos públicos na recuperação dos acidentados,  além de prejuízos emocionais para as famílias atingidas.

Segundo o Data SUS, anualmente são gastos cerca de R$ 28 bilhões em internação, tratamento e seguro de cobertura de acidentados no trânsito em todo Brasil.
Evitar alguns descuidos pode salvar vidas. Confira as dicas da Polícia Rodoviária na arte abaixo:

Comentários