Vídeo gravado por funcionários da Copasa tenta enganar população de Taiobeiras


Gravação espalhada na Internet denuncia que as águas do rio Pardo estariam sendo desviadas para as barragens da Fazenda HP, mas, na verdade, as águas estão caindo na vazante do rio.
Engenheiro da Fazenda HP mostra à Polícia de Meio Ambiente o local onde o vídeo foi gravado
No domingo (29), dois funcionários da Copasa foram à Fazenda HP e gravaram um vídeo com narração dando conta de que o empresário Carlos Humberto, proprietário da fazenda, estaria desviando as águas do rio Pardo para as suas barragens. “A água do rio está entrando toda para as barragens de Carlos Humberto... Desse jeito não chega água para Taiobeiras”, disse o funcionário da Copasa no vídeo.

Secretário da Prefeitura compartilhou e criticou
O vídeo alastrou na Internet e foi compartilhado até por pessoas que possuem cargo de confiança na Prefeitura Municipal de Taiobeiras (veja print anexo).

Em um grupo do WhatsApp, o prefeito Danilo informou que o fato já tinha sido denunciado ao Ministério Público (veja print anexo).

Diante da repercussão, a reportagem do Jornal Folha Regional foi até a Fazenda acompanhar a diligência da Polícia de Meio Ambiente, que foi acionada pela promotora de Taiobeiras, Andreia Nunes.

No local, ficou constatado que o vídeo é uma farsa e foi gravado por má-fé, pois as águas do rio Pardo não estão sendo desviadas, muito menos para as barragens feitas na fazenda. “Com o enchimento da soleira, ás águas recuam e caem na lagoa natural que fica na margem do rio”, explicou Sargento Vieira, da Polícia de Meio Ambiente. “É a chamada vazante”.

O manilhamento que aparece no vídeo tem cerca de 4 metros de cumprimento e foi instalado em uma estrada que liga à então fazenda de Sebastião Oliveira. “Aqui não tem nada de irregular e a outorga de captação da ANA está regular”, concluiu a Polícia de Meio Ambiente.

Prefeito Danilo informou que denúncia foi feita à promotora
A referida lagoa natural não tem nenhuma ligação com as barragens construídas por Carlos Humberto. As barragens construídas só recebem águas quando a enchente é superior a 75 centímetros acima do nível da soleira.

Ao meio dia dessa segunda (30) a vazão do rio Pardo na soleira da HP era de 572 litros por segundo ou 2.062 metros cúbicos por hora. Apenas na calha da soleira a vazão era de 320 litros por segundo. Na descarga de fundo a vazão era de 140 litros/segundo. E por cima da soleira a vazão era de 100 litros por segundo.

Para o engenheiro agrônomo Anderson Melo, gerente da Fazenda HP, a intenção dos funcionários da Copasa é arrumar um culpado para a falta de água em Taiobeiras. “Nossa obrigação seria soltar 130 litros por segundo e estamos soltando o triplo”, afirmou o engenheiro.

Visando aumentar a vazão na soleira da Fazenda HP, o engenheiro Anderson Melo sugeriu ao gerente regional da Copasa, Flávio Vita, que fossem providenciados mangotes de 450 milímetros para aumentar a vazão e velocidade da água, mas não houve interesse. “Vita alegou que o custo dos mangotes seria alto demais”, disse Anderson.

A direção da Fazenda apurou que os funcionários da Copasa que gravaram o vídeo com falsas acusações foram identificados por Rone e Rui. Mesmo sem os nomes completos dos funcionários, o jurídico da propriedade deverá tomar as medidas cabíveis.

A próxima previsão de chuva está marcada para o dia 06 de dezembro.
Vazão na soleira da HP nessa segunda (30) é de 572 litros por segundo


Comentários

  1. no minimo deve ser algum puxa saco querendo fazer média

    ResponderExcluir
  2. Pra entender a fala do engenheiro da Fazenda HP, então na citada fazenda tem uma barragem que os próprios controlam, na sua fala "Nossa obrigação seria soltar 130 litros por segundo e estamos soltando o triplo"? Esta Barragem é legal? E pelo que se comenta na cidade é que a Copasa esta gastando 80.000 Reais dia com Pipa, seria tão inviável a compra dos tais Mangotes? Ou esta operação Pipa esta enchendo os bolsos de alguém? Mas as contas estão vindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Não entendo, essas águas deveriam estar correndo no rio ou lagoas? Veja bem, se é uma prática lícita então todos ribeirinhos também podem fazer, não é altura A polícia tem que manifestar, pois este jornal foi tendencioso, cheio do disse e me disse, não informou nada, relatou uma situação tão seria e que merece um esclarecimento a altura, não transferir responsabilidades a alguns chega, vamos ao caos, esta água devia ir pra onde rio ou fazenda, isto sim tem que ser esclarecido e pronto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fazenda (o proprietário) teve coragem de investir e fazer a barragem já a copasa não investe nada, se não tivesse a barragem não teria agua nem na fazenda nem e taiobeiras.

      Excluir
  4. um empresário esta deixando uma cidade de + de 35000 habitantes sem água não sabe ate quando, e que direito é esse de ficar com mais de 90% da agua do Rio Pardo, só deixando 10% para os demais, isso não é outorga, isso é propina!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o empresario não tivesse feito a barragem não teria agua na fazenda nem em Taiobeiras, enquanto o Senhor Questiona o empresario que teve coragem de investir e fazer uma barragem, deveria questionar a copsa que não investe nem em mangotes par captar a agua sem noção.

      Excluir
  5. Eu to adorando tomar agua de Salinas, já troquei minhas cuecas todas por calcinha, são mais confortáveis.

    ResponderExcluir
  6. por um acaso este Rone não seria o popular Ronão da Copasa, que defende a administração do PSDB em Taiobeiras com unhas e dentes, porque sabe que se perderem a sua esposa perde a direção na escola. Por isso o desespero!

    ResponderExcluir
  7. bateu o desespero na administração municipal de Taiobeiras, já estamos em dezembro e a água não chega nas casas em Taiobeiras. A mais de um mês estamos sem água, claro que iriam tentar arrumar um culpado para a incompetência da atual administração, desviar o foco das população para não manchar a imagem do prefeito Danilo.

    ResponderExcluir
  8. Em tempos de crise... Os funcionários vão receber uma bela exoneração... Justa causa ainda... Pra quê fazer um vídeo tentando enganar o povo? Tá faltando serviço na copasa?

    ResponderExcluir
  9. Taiobeiras está sem água? Não acredito!!!!! Em novembro quando choveu um pouquinho, foram para o facebook gloriar a chuva e criticar a oposição dizendo que a falta dágua era coisa dos pessimistas, da oposição que torcia contra.... Um tal de "William sem noção" ao invés de agradecer a Deus e pedir que a chuva continuasse, ficou zoando a oposição. Não se brinca com Deus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William "sem noção", kkkkkk, mais um funcionário da prefeitura como sempre...

      Excluir
  10. Gente estamos falando de uma população de mais de 30 mil pessoas sem água, mas não tem jeito né o povo de Taiobeiras só pensa no bem próprio, é a copasa que só quer encher os bolsos é outro tal empresário que represa água, enquanto o povo não se unir e parar de ficar defendendo politicos e empresários vai continuar assim é o que penso.

    ResponderExcluir
  11. Rone e Rui é dupla sertaneja? Brincadeiras a parte, porquê citar nomes de funcionários da copasa? Quando a polícia prende alguém aqui em Taiobeiras colocam uma tarja na cara e só as iniciais dos sujeitos; Esses dois são muito conhecidos, e a autoria do vídeo é comprovada? Não sei qual intuito do tal, mas até que se prove a autoria os dois são suspeitos e acho que seus nomes não deveriam ser citados, respeitam bandidos com tarjas na Cara e Iniciais, trabalhadores não têm direito ao ônus da suspeita?

    ResponderExcluir
  12. Gente, acorda pra vida lá em Salinas tem agua e eh da boa viu, só eh proibida pra menores de dez anos senão..

    ResponderExcluir
  13. Parabéns o Jornal Folha Regional que publica, sobre o empreendimento da HP, pois admiro o Sr. Carlos Humberto de Moraes por ter coragem de trabalhar e empreender o seu negócio na região, ainda mais por ser um produtor rural, coloca alimentos na mesa de milhares de brasileiros. Prefeitura de Taiobeiras, Copasa e Órgãos públicos que todo ano perturba o produtor rural e ainda espalha vídeo para a população teria que ter vergonha, conforme texto acima sobre as várzeas, vocês têm profissionais busca solução para o problema! Deixa quem quer trabalhar em paz! Parabéns Fazenda HP por ser exemplo na região e por cuidar do seu povoado tão sofrido!

    ResponderExcluir
  14. Vcs pega o boi de beber agua de salinas ainda fica tirando gira. Mau agradecidos

    ResponderExcluir

Postar um comentário