Morre Isalino Miranda, o prefeito mais honesto da história de Taiobeiras

Ex-prefeito Isalino Miranda, de Taiobeiras, faleceu aos 104 anos

Na manhã desse sábado, 21 de novembro, por volta das 09 horas, faleceu o ex-prefeito de Taiobeiras, Isalino Miranda Costa, de 104 anos. Ele era o patriarca de uma das famílias mais tradicionais do município e ficou conhecido no mundo político como o prefeito mais honesto da história de Taiobeiras.

Isalino Miranda nasceu em 02 de dezembro de 1911, na Fazenda Riinho, que pertencia aos seus avós paternos Honorato José da Costa e Maria Bárbara de Miranda. Isalino era o 3º filho do casal João Miranda Costa e Luíza Rosa de Miranda.

O ex-prefeito também ficou conhecido nacionalmente pelo casamento com Elvira Mendes, filha de Teodoro Ferreira Marques e de dona Maria de Assunção da Cruz, com quem viveu um matrimônio de 80 anos, cuja as Bodas de Carvalho foram comemoradas em janeiro de 2012, inclusive com destaque na Imprensa nacional. O casal gerou 12 filhos.

Em 1950, Isalino foi “Juiz de Paz”, época em que participou efetivamente do processo de emancipação de Taiobeiras. Em 1954 foi eleito vereador. Em 1958 foi reeleito vereador e posteriormente vice-prefeito. Em 1970 foi eleito prefeito, tendo como vice o farmacêutico Renato Almeida, época em que iniciou a construção do Hospital Santo Antônio. Isalino ficou conhecido como o prefeito mais honesto da história do município por que entregou a Prefeitura sem nenhum tipo de débito e ainda com saldo em caixa.

O centenário taiobeirense também era muito conhecido por ser católico praticante e devoto de Nossa Senhora de Fátima. Foi fundador da Liga Católica Jesus Maria José e da primeira Conferência Vicentina, ambas em 1938, sendo dirigente da Liga por mais de 50 anos.

O corpo de Isalino Miranda será velado na Avenida São João e no domingo haverá homenagem na Câmara Municipal de Taiobeiras.

Comentários

  1. Pena que hoje! Pessoas assim sao dificeis de encontrar. Digna de Homenagem, um belo exemplo de vida a ser seguido.

    ResponderExcluir
  2. O milagre pela primeira vez esse jonal posto uma coisa boa em por quer o ultimamente so posta miséria dos outros

    ResponderExcluir

Postar um comentário