Copasa e Prefeitura de Taiobeiras querem soltar as águas da Fazenda HP. Promotora está pensando na proposta

Autoridades estiveram na soleira da HP. Ideia é diminuir a altura da soleira para liberar as águas

O desespero por água para abastecer Taiobeiras está deixando algumas autoridades afoitas, ao ponto de cogitarem a diminuição da soleira de nível da Fazenda HP no intuito das águas chegarem à estação de captação da Copasa, com distância de 50 quilômetros.

Inacreditavelmente, enquanto o Brasil inteiro luta para acumular água e clama por barragens, as autoridades de Taiobeiras fazem o caminho inverso, e querem quebrar parte da soleira da Fazenda HP para soltar as águas acumuladas.

A ideia chega a ser insana, algo quase que irracional.

Resta saber agora quem vai se responsabilizar pela soltura das águas acumuladas na HP?

Quem garante que as águas chegarão a Taiobeiras?

Quem teria a coragem de assinar um laudo afirmando que as águas chegariam à estação da Copasa?

O rio Pardo está completamente seco e ainda existem dezenas de enormes poços vazios no trecho que liga a Fazenda HP até a estação de captação da Copasa. Ou seja: é impossível alguém garantir que as águas percorrerão 50 quilômetros, e ainda atravessando obstáculos, como bancos de areia.

Se a promotora Andreia Nunes realmente decidir pela soltura das águas haverá o risco da única reserva de água existente na região desaparecer nas secas areias do rio Pardo. Resumindo: além de Taiobeiras continuar sem água, a Fazenda HP e as cerca de mil famílias do seu entorno também passarão sede.

Na segunda (30), por volta das 11 horas, a vazão na calha da soleira era de 320 litros por segundo, e em apenas 24 horas depois, a vazão diminuiu para 280 litros por segundo. Ou seja: as águas diminuem em velocidade incrível e é melhor conservar o que tem do que arriscar soltar as águas em bancos de areia quente e seca. Isso é óbvio para quem consegue raciocinar com o mínimo de frieza.

Na manhã dessa terça (1º) a promotora Andreia Nunes, o prefeito Danilo Mendes e o gerente da Copasa Flávio Vita estiveram vistoriando a soleira da HP, ocasião em que a promotora ouviu uma série de sugestões. “Precisamos conversar para encontrarmos a melhor solução, pois a situação é crítica”, ponderou Dra. Andreia, que sinalizou querer tomar medidas através de acordo.

A Copasa alega que a soleira da Fazenda HP está 80 centímetros acima do nível permitido e isso justificaria a diminuição da altura para liberar as águas acumuladas.

Todos estão focados apenas na soleira da HP, no entanto, as barraginhas feitas com sacos de areia também são obstáculos para as águas. Entre a HP e a estação da Copasa existem várias, algumas com mais de um metro de altura.

Por fim, a promotora decidiu que irá providenciar um laudo antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Eis a questão, deixar a água armazenada ou soltá-la?

Se a decisão for pela soltura e as únicas águas existentes na região desaparecerem, quem assumirá a responsabilidade?

Se a reserva na Fazenda HP for perdida e as chuvas demorarem ainda mais, o que acontecerá?

Esperamos que a promotora pense nessas perguntas antes de tomar qualquer decisão.

Comentários

  1. Com essa Copasa e esse prefeito, o trem tá é feio!

    ResponderExcluir
  2. Esta água que esta represada não e suficiente para encher às várzeas. O rio pardo possui em suas margens grandes extensões de terras baixas, conhecidas como várzeas é importante destacar ainda que as terras de várzea possuem inúmeros lagos naturais que terão de ser totalmente inundados, isso e uma característica natural e secular. É dentro desta realidade, a agua não chegará a Taiobeiras ou chegará insuficiente. Temos uma situação de déficit de chuvas tremendo nos últimos anos, que de acordo pesquisadores vão continuar. Eu tenho uma constatação em minha cabeça, estamos em dezembro assim, todos nossos recursos hídricos esta em déficit, que não vai recuperar tão fácil, imagina ano que vem? COPASA faça projeções, pensem pra frente, vocês tem condições, recursos e profissionais com capacidade pra pensar e fazer projetos que minimize essa situação. Se não o que e você?

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus é o fim do mundo. Nos últimos tempos tenho tido vergonha de morar em taiobeiras. Povo que gosta de picuinha,não faz e não consegue ver o que o outro tem sem invejar. Aqui me refiro a copasa.

    ResponderExcluir
  4. E tem outra, o único órgão que pode obrigar a quebra ou não dá solteira é a ANA. Promotor, Juiz, Prefeito, não tem essa autonomia sobre as águas do Rio Pardo

    ResponderExcluir
  5. aquele velho ditado se eu não posso ele também não... eita povinho sem noção...se abrirem a soleira nem a HP nem a copasa... falta de... não sei nem o que dizer...indignado mais uma vez com a copasa que me obriga a pagar 6.000 litros de água sem usar nem uma gota... taxas e mais taxas para onde tá indo nosso dinheiro....

    ResponderExcluir
  6. eles nao tem autonomia e ainda vai fazer pior eles tem q soltar a agua pelo menos si tiver chovendo

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma vergonha isso que a copasa vem fazendo em taiobeiras, eles só pensam no dinheiro e não nas pessoas, essa água não chegará na captação da capasa de jeito nenhum, a copasa e o prefeito danilo está acabando com essa cidade que era uma maravilha antes desse prefeito incompetente entrar na prefeitura, próxima eleição não votarei nesse prefeito idiota

    ResponderExcluir
  8. Trabalhei com Carlos Humberto por 6 anos, entre 1994 e 2000, e fui um que ajudou a construir esta barragem, assim como muitas outras que construimos em Rio Pardo de Minas e Taiobeiras, principalmente, e qdo se tomou a decisão de construir esta referida barragem, 2 trabalhadores da fazenda desceram o rio até Taiobeiras, constatando a distância e que comprovadamente vimos que esta água não chegava a cidade , devido ao assoreamento e a não manutenção de matas ciliares, antes da construção da mesma. Desde esta época, Carlos investiu seu dinheiro na captação da água da COPASA em Taiobeiras, mas os orgãos públicos nunca se preocuparam em fazer um investimento sério por lá. Carlos investiu para salvar o seu investimento. No ano de 1998 ou 99, se não me engano, perdemos 250 hectares de feijão, fomos proibidos de irrigar para pelo menos salvar um pivô plantado(a barragem não havia sido construída), e nem assim a água chegou na cidade, e na região, mas de 500 empregos diretos foram perdidos pela perca da safra, fora os indiretos e o que a cidade de Taiobeiras e Rio Pardo deixou de ganhar pelos impostos e dinheiro que os trabalhadores não puderam gastar, foi um dos finais de ano mais tristes que vi neste tempo que morei lá. Portanto sra. juíza, pense bem no que vc pretende fazer....COPASA, faça o que vcs já deviam ter feito há mais de 15 anos atrás, e prefeito, se intere do que acontece. Carlos Humberto, apesar de longe daí, tem meu apoio, pois sei bem o que passamos por aí.

    ResponderExcluir
  9. Vai soltar a agua e vai represar em que em Taiobeiras, em balde... Essa agua vai passar que soltar vai passa direto e acabar em 2dias

    ResponderExcluir
  10. já fizeram isso uma vez a agua agua não correu 5 km essa copasa tem que fase e barragem para segura agua não abri barragem dos outro

    ResponderExcluir
  11. Pura Demagogia de Gente incompetente, incluindo o Sr. Vita da COPASA, pois todos sabem que esta água que poderá ser liberada, jamais chegará em Taiobeiras na atual situação que se encontra o leito do Rio Pardo, totalmente seco.

    ResponderExcluir
  12. Que povo burro, se a agua chegar em Taiobeiras, não ira ficar represada, vai passar direto , e como a agua da fazenda uma hora vai cabar, não dou um dia o rio vai ta seco da mesma forma, só pra desenhar pros imbecis enhe um balde de agua e derrame, uma hora não vai ter agua nem no balde nem no chão.

    ResponderExcluir
  13. copasa vcs deverian toma vergonha na cara empresa vagabunda sera que vcs nao tem visao do que vcs estao querendo faser ja nao basta pegar agua em salinas agora tem que quebra barragen feita sabendo que o resultado nao ira muda em nada ja esta na hora de vcs começaren a agir como tal uma empresa de verdade vcs ano achan

    ResponderExcluir
  14. Um humilde pergunta.... por que so a Fazenda HP tem agua acumulada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq tem 8 pivôs, 450 hectares de terras produtivas, gera emprego para região, e foi investido dinheiro para salvar o investimento.

      Excluir
  15. Com essa crise hídrica que se encontra a região não seria viável repensar na barragem de Berizal?
    Apesar dos seus impactos ambientais ela poderia sanar de vez o problema de falta d'água alem de dar uma guinada na economia da região.

    ResponderExcluir
  16. as opiniões me parece tendenciosos, por que será?? vamos parar de manipular oooo povo doido gente

    ResponderExcluir
  17. O Rio Pardo é Interestadual. A utilização de suas águas através de captações está sujeito as normas Federais, Leis, Deliberações e Portarias, sob responsabilidade de Agência Nacional das Águas, (ANA). O município de Taiobeiras é banhado pelo Rio Pardo, tem direito em suas águas desde que tenha em quantidade suficiente. A Lei das águas é clara: Um barramento só pode existir desde que a vazão que entra a montante seja no mínimo a mesma que saí a juzantante, ou seja: Se está entrando 1.000.000.000 de litros por segundo tem que sair a mesma quantidade, ficando o acumulado para o proprietário do barramento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário