Dentista Gracimara, de Taiobeiras, está entre os cinco melhores do mundo

A taiobeirense Gracimara (2ª da esquerda para direita) recebeu o prêmio em São Bento do Sapúcaí/SP

Organização elegeu os voluntários que mais se destacaram na mobilização para fazer do tratamento odontológico um direito de toda a população
  
Gracimara David, de Taiobeiras, foi eleita um dos cinco melhores dentistas voluntários da "Turma do Bem". A organização social é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São 16 mil dentistas que atuam em 14 países e oferecem tratamento odontológico gratuito à população em condição de vulnerabilidade.

A apresentação dos melhores dentistas foi realizada durante o "Sorriso do Bem", o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo, realizado em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, e contou com a participação de 500 profissionais e convidados de 14 países.

Na "Turma do Bem" há um ano, Gracimara já começou como coordenadora. Durante esse tempo, capacitou coordenadores nas cidades de Francisco de Sá, Jaíba ,Salinas, Conselheiro de Lafaiate e Piracema. “Em Taiobeiras temos mais da metade de dentistas da cidade tratando de crianças que não podem pagar um tratamento de saúde bucal, o que demonstra o comprometimento social dos dentistas, só tenho a agradecer”, disse Gracimara, citando a colaboração dos colegas Marco Aurélio Figueiredo, Gustavo Lucas, Rogério Dias, Maria Neide, Leandra Sena, Flávia Nayara, Gustavo Spíndola e a parceria com a clínica Radio Odontto.

A voluntária também mobilizou a cidade de 33 mil habitantes a comprar uma espécie de guerrilha de natal produzida pela TdB, com o objetivo de arrecadar dinheiro para colocar mais jovens na cadeira do dentista. Cada voluntário tinha o compromisso de vender 10 manuscritos de uma música doada pelo cantor Chico Buarque. “Eu vendi 100! Todo mundo ajudou. São pessoas que também acreditam no trabalho que a Turma do Bem faz”, vibra Gracimara.

Turma do Bem - Maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 12 anos, impactou 58 mil jovens e mais de 600 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil replicabilidade e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a Organização Social ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, tornou-se fellow da Ashoka e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas. Em 2015, a Turma do Bem foi escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social.

Comentários

  1. Parabéns a equipe,que este trabalho possa continuar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho desenvolvido em nossa região! Parabéns a todos envolvidos a equipe faz a força!

    ResponderExcluir
  3. É louvável, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário