Advogado Edson Paulino diz que a incompetência da Copasa não pode afetar a Fazenda HP

Advogado Edson Paulino Cordeiro

Esta questão do desabastecimento de água da Cidade de Taiobeiras, que tanto tem causando problemas durante os últimos 25 anos, tem uma única culpada: a negligência, incúria e desleixo da administração local da COPASA.

Importante frisar que todas as obras realizadas, nestes últimos vinte anos, pela COPASA, tiveram caráter emergencial, jamais se constituindo em providências definitivas, o que nos leva de maneira firme e decidida a refutar quaisquer tentativas no sentido de transformar o Senhor Carlos Humberto Moraes em bode expiatório, assumindo a culpa de quem realmente a tem, sobre essa grave questão que vem sendo ao longo dos anos negligenciada pelo único órgão responsável por ela, a COPASA.

O drama vivido pela população taiobeirense deveria ter sido tratado com mais responsabilidade e dedicação, desde quando a região vem sendo assolada pelas secas, diminuindo gradativamente as águas do Rio Pardo.

A soleira de nível construída no leito do Rio Pardo, pelo Senhor Carlos Humberto Moraes foi devidamente outorgada pela Agência Nacional das Águas – ANA.

A COPASA teve tempo mais que suficiente, como órgão de governo, para construir entre a soleira de nível da Fazenda Apóstolo Simão até o ponto de captação de água para o abastecimento de Taiobeiras, tantas soleiras quantas quisesse, e, de muito melhor qualidade. Entretanto os administradores locais da Companhia sempre optaram pelo atendimento emergencial, contratando caminhões pipas sem licitação pública para atender a população.

Deve haver uma explicação lógica para essa estranha conduta.

Cabe, entretanto, ao Ministério Público, ao Prefeito de Taiobeiras, ao legislativo local buscarem a verdadeira causa desse tipo degradante de gestão da parte da COPASA.

Como prova da constante preocupação do Senhor Carlos Humberto Moraes em manter cuidadoso e rigoroso relacionamento institucional,  para exemplificar, citamos abaixo:

Aos dois dias do mês de setembro de 1 995, há exatos vinte anos, no Gabinete do Promotor Paulo de Tarso Morais Filho, da Comarca de Taiobeiras, atual Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais, sensíveis ao problema, o Senhor Carlos Humberto Moraes firmou Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, objetivando o racionamento no consumo de água de sua soleira, de forma a evitar o desabastecimento da  cidade de Taiobeiras, e foi cumprido formalmente.

No referido TAC, o então ilustre Promotor fez constar a seguinte observação no seu item 1. “Tendo em vista o longo período de estiagem, a baixa precipitação verificada na bacia do Alto Rio Pardo nos anos de 1993 e 1994 e “o desleixo da empresa responsável pela captação e abastecimento d’água na cidade de Taiobeiras, que não investiu o necessário no sistema de retenção”, impelida se vê a população da cidade acima referida a um processo de racionamento no consumo d’água, tendente a tornar a questão em situação de calamidade pública, uma vez que os afluentes do Rio Pardo, manancial que abastece a cidade, se encontram, no percurso de, aproximadamente, cinquenta quilômetros, contados a partir do ponto de captação em Taiobeiras, sem vazão alguma, ou seja, secos”.

De se salientar que essa questão vem se arrastando através dos anos, graças à manipulação de indivíduos que não desejam de forma alguma que a situação seja resolvida definitivamente. Esta é a verdade e ela tem que ser dita,  para que Taiobeiras acorde para essa terrível realidade.

A Fazenda HP é um patrimônio de Rio Pardo de Minas e de toda a região, gera empregos, renda e muitos impostos, além de disseminar tecnologia para a agricultura familiar. Não podemos, jamais, deixar que o empreendimento seja afetado pela incompetência da Copasa. A população de Rio Pardo de Minas sabe da importância do empreendimento para o município e está em alerta para defendê-lo.

*Edson Paulino é advogado e ex-prefeito de Rio Pardo de Minas

Comentários

  1. Parabéns Sr. Edson Paulino pelo artigo, acompanho as reportagens e os empreendimentos do Sr. Carlos Humberto já faz alguns anos, sempre a mesma história da Copasa e dos políticos de Taiobeiras, a culpa da falta de abastecimento de água na cidade de Taiobeiras é da barragem da Fazenda Hp. Tenho vergonha da empresa órgão do governo de minas COPASA, de utilizar colaboradores em invadir propriedade privada, para fazer vídeos falsos e gravações atravessadas para a população de Taiobeiras, Tenho vergonha dos políticos de Taiobeiras em compactuar com o vídeo publicado para a população. Taiobeirenses reage, cobra dos seus políticos planejamentos a longo prazo de captação de água das chuvas, imagino o que o Sr. Carlos deve está passando nesse momento, que falta de paciência com esse desgaste. COPASA, PREFEITO, PROMOTORES, JUÍZES de Taiobeiras vocês não conhecem a vida dura de produtores rurais, deixem eles trabalharem vocês estão sacrificando, prejudicando o trabalhador rural;

    ResponderExcluir
  2. Concordo Dr EDSON, nos estamos precisando de mais empresa região, mas parece que as autoridades esta querendo falir as empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs precisam é de agua! Muita ignorancia!!

      Excluir
  3. Edson e o unico que nao pode palpitar pois foi Secretario Vice e Prefeito e nada fez ate as ruas no servico de esgoto recebeu danificadas e continua, pois esta querendo pegar carona para se promover, relativo a Copasa e a pior empresa de serviços, porque nao faze reservatorios suficientes assim como Carlos Humberto fez, na qual estimo minha admiração pelo seu legado no nosso municipio, O prefeito de Taiobeiras fica agindo de forma médiocre para aliviar sua incompetência e cumplicidade com a Copasa, mas a população de Taiobeiras e inteligente, pois somos consumidores na qual temos que recorrer ao Código defesa consumidor junto ao Ministério Publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eleitor de Jovelino, quem está com problema de água não é Rio Pardo e sim Taiobeiras, Dr. Edson foi prefeito em Rio Pardo de Minas, não podia fazer nada por Taiobeiras...A população de Taiobeiras não tem nada de inteligente, pois se fosse já teria ido as ruas cobrar dos gestores uma barragem, aí na época da seca, teria uma para soltar água, e não soltar da quem fez com dinheiro próprio...

      Excluir
  4. Concordo plenamente pode podem deixar acabar a unica reserva de agua que temos na região

    ResponderExcluir
  5. Beira a irracionalidade querer abaixar o nível da soleira da fazenda HP, a água simplesmente minguará, pois o solo esta muito seco, o volume é pouco e a distancia é grande até a captação da copasa. No minimo deverá fazer um parecer técnico antes só para provar o que já é logico.

    ResponderExcluir
  6. Estamos com o Sr. Dr Edson Paulino, levantaremos contra qualquer tentativa absurda desta natureza, em defesa dos ribeirinhos e da prospera Fazenda HP.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos fazer chegar ao dirigentes máximos da Copasa, a presidente Sinara Meirelles, e da Sedru, Tadeuzinho. Será que estão cientes de toda essa situação vergonhosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão sim, não sei este tal Tadeuzinho quem é? Pouco importa tão cagando e andando prá nós.

      Excluir
  8. Sr. Carlos Humberto e Ribeirinhos, estamos juntos com vocês, qualquer tentativa dos Órgãos públicos, Prefeito de Taiobeiras ou Copasa de retirar uma pedra das nossas reservas e benfeitorias, vamos organizar uma manifestação com os municípios de Rio Pardo de Minas. Pois é vergonhoso o que estão fazendo com os nossos produtores rurais que colocam alimentos na mesa de milhares de brasileiros.

    Estamos em pleno século XXI os governantes de Taiobeiras e COPASA, não sabem o que é "PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO", sempre perturbando os nossos Ribeirinhos e Fazenda HP. Somos humildes trabalhadores rurais, sobrevivemos de nossas plantações. mas também sabemos defender os nossos direitos e deveres.

    Sr. Prefeito de Taiobeiras e COPASA, estamos indiguinados e cansados com a atitudes de vocês. Resolva os seus problemas, pois esses produtores rurais já perderam tempo de mais com vocês. Eles já estão esgotados e perdendo a paciência!

    ResponderExcluir
  9. Sou de Taiobeiras e moro em Taiobeiras ..concordo e apoio tudo o que o povo de Rio Pardo fizer para defender seus direitos... o povinho sem noção esses nossos governantes...tem um funcionário da copasa em Taiobeiras que se acha o rei da cocada preta, mal eduuuuucccaaaado e se acha o dono...pra mim a pior empresa de serviços...
    mais uma vez indignado...vergonha de ser Taiobeirense...

    ResponderExcluir
  10. Tbm sou de Taiobeiras e moro aqui em Taiobeiras e o povo de Rio Pardo está certíssimo. N podem perder o bem precioso que é a água, para entregar nas mãos incompetentes da copas.

    ResponderExcluir
  11. O QUE DEVE SER FEITO É UMA AUDIENCIA PUBLICA, NAO SEI DIREITO SE É ISSO RETIRANDO A COPASA DE CENA E PASSANDO PARA UMA OUTRA EMPRESA OU A PROPRIA PREFEITURA SEI LÁ,ESSA EMPRESA SÓ TEM PROPAGANDA ,E NADA DE SENTIMENTO COM POBRES ,TEM CASA DE DOIS MORADORES QUE PAGAM ATÉ 150 REAIS MENSAIS SENDO QUE A CASA NEM CAIXA TEM, E NEM VAZAMENTO NA REDE PORQUE OS CANOS SAO POR CIMA DA TERRA, #FORACOPASA FICA A DICA.

    A TAXA MINIMA PRA CADA CASA EM TAIOBEIRAS É DE 6000 LITROS MESMO A CASA ESTANDO FECHADA ,BANDO DE AVES DE RAPINA FAÇAM AS CONTAS, ACREDITO QUE NEM A BARRAGEM DE SALINAS AGUENTARIA NA MAO DE VCS

    ResponderExcluir

Postar um comentário