EXCLUSIVO: Barragem de Berizal fica ainda mais difícil

Conselheiros do Copam determinaram que o Dnocs cumpra 86 condicionantes. Antes, eram apenas 27. Foto: Gazeta
A população de Taiobeiras e da região chegou a comemorar a concessão da Licença de Instalação da Barragem de Berizal, autorizada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam. Com a Licença, a obra fica liberada para receber recursos.

No entanto, a situação da obra ficou ainda mais difícil, pois antes, o Dnocs precisava cumprir 27 condicionantes para viabilizar a obra, agora, depois da Licença, o Copam determinou que sejam cumpridas 86 condicionantes, fato que triplica os custos.

As condicionantes foram aprovadas sumariamente na tarde de sexta, 18 de dezembro, pelos conselheiros do Copam. Agora, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), responsável pela Barragem de Berizal, precisa cumprir o que foi determinado, caso contrário, a obra permanecerá paralisada.

Caso as condicionantes não sejam cumpridas, a Licença de Operação não será concedida.

Depois de 18 anos que a obra foi iniciada, o Dnocs não conseguiu cumprir nenhuma das
Gustavo Corrêa é exonerado da direção do Dnocs
27 antigas condicionantes, resta saber agora se terá condições de cumprir as novas 86 condicionantes
ambientais e sociais, como o reassentamento e indenização das famílias atingidas.

Nos bastidores, já corre a informação de que o Dnocs pretende encarrar o embate com os ambientalistas e trabalhar para suprimir algumas condicionantes, além de querer cumprir outras apenas quando a barragem estiver pronta para ser usada.

Outra situação que envolve a Barragem de Berizal é a exoneração do Diretor do Dnocs, Gustavo Corrêa, que estava empenhado na retomada da obra. Ainda não se sabe o motivo da exoneração, mas, certo é que, foi um prejuízo, pois Gustavo tinha amplo conhecimento sobre as demandas da barragem.

Comentários

  1. ué que coisa estranha, esses dias atrás tinha uma galera falando que a barragem tinha saido e tal, só em Taiobeiras pra rolar essas conversas fiadas

    ResponderExcluir
  2. essa barragem é ilusão nunca vai sair abram um poço emsuas casas que vcs ganham mais ano que vem nem agua vai ter pra tomar banho.

    ResponderExcluir
  3. tem que fazer uma barragem para Taiobeiras e esquece esse nome de barragem de berizal ELA PARTICULARMENTE NÃO EXISTE

    ResponderExcluir
  4. Em 20 anos do início da barragem Não cumpriu nem uma das vinte e até condicionantes e agora vai cumprir Oi tenente e seis ...esquecem barragem se berizal

    ResponderExcluir
  5. O que é uma condicionante?

    Outras barragens existem também condicionantes?

    Quais são as condicionantes exigidas para a barragem de Berizal?

    De quem a obrigação de cumprir com tais condicionantes? Governo estadual, federal ou municipal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Condicionante é algo que está impondo condição para que alguma coisa aconteça, as barragens de grande porte sim, provavelmente as condicionantes da barragem de Berizal são ambientais e sociais como: a área que sera tomada pela água, alojamento para os animais silvestres e idenizaçao por perdas físicas de terras de quem abita a área que sera inundada.
      As condicionantes devem ser cumpridas pelo órgão responsável pela barragem que no caso e o Dnocs (departamento nacional de obras contra as secas).

      Excluir
  6. Tem condicionante que é informar a data do início da obra !!!!

    ResponderExcluir
  7. Precisamos não so da famosa "Barragem de Berizal" mas muitos outros reservatórios de agua para abastecimento humano. Minha casa está a 7 dias sem agua e se por um lado a Copasa não conseguem dar uma resposta por outro o período chuvoso já se encontra na metade sem que tenha caído uma única chuva expressiva. Assim, a perspectiva para 2016 é dramática. Numa análise cética verificamos num cenário de curto prazo que Taiobeiras terá seu desenvolvimento interrompido restando a todos nós procurar um lugar que tenha agua.

    ResponderExcluir
  8. Antes eram 27 condicionantes e agora 86. Que golpe é esse?

    ResponderExcluir

Postar um comentário