Parte da soleira da HP é aberta e 200 mil metros cúbicos de água são liberados. O clima está tenso.

Em plena crise, águas são liberadas no rio seco

As águas da soleira de nível da Fazenda HP pararam de verter na quinta (03) e a direção da Fazenda HP abriu parte de sua soleira, liberando cerca de 200 mil metros cúbicos de água na calha do rio Pardo.

Mesmo assim, as águas só percorreram até a comunidade de Catulé. Ou seja: 200 milhões de litros de água foram desperdiçados, provando que a ideia de Danilo Mendes, prefeito de Taiobeiras e da direção da Copasa era uma total insanidade. Eles queriam que o Ministério Público requeresse a soltura das águas da soleira para abastecer a estação da Copasa, distante 50 quilômetros.

Sem acordo firmado entre o Ministério Público de Taiobeiras e a Fazenda HP, a soleira do empresário Carlos Humberto permanecerá intacta e o caso passa para a jurisdição do Ministério Público de Rio Pardo de Minas, onde o promotor Luiz Henrique só tomará qualquer tipo de decisão após o dia 15 de dezembro, quando terá em mãos um laudo técnico.

A direção da Fazenda HP está disposta a soltar as águas, desde que alguém assuma a responsabilidade da perca da reserva hídrica e que a Prefeitura de Taiobeiras assuma o compromisso de abastecer todas as famílias da comunidade Peri Peri com caminhões pipa, mas o prefeito Danilo refutou.

A pretensão do Executivo de Taiobeiras e da Copasa de soltar as águas acabou inflamando os ânimos da população de Rio Pardo de Minas, que passou a xingá-los nas redes sociais e a declarar total apoio ao empreendimento da Fazenda HP. O clima nas comunidades rurais de Rio Pardo está tenso.

Na sexta (04), o prefeito Danilo esteve na localidade conhecida como "Passagem do Catulé", onde as águas chegaram. Lá, o prefeito ouviu críticas dos populares, e ainda foi avisado que: "se mandar as máquinas da Prefeitura de Taiobeiras na comunidade, todas serão incendiadas".

Em 2012, as máquinas da Prefeitura de Taiobeiras, protegidas pela polícia, foram ao município de Rio Pardo de Minas e destruiu um barramento feito pelos moradores.

Na manhã deste sábado, uma Guarnição da Polícia de Meio Ambiente esteve fazendo vistoria na comunidade de Catulé, onde os moradores fizeram um pequeno barramento, visando juntar o mínimo de água para sobrevivência de dezenas de famílias. Na ocasião, os moradores deixaram claro para os policiais que só aceitam ordem da Justiça de Rio Pardo de Minas e que qualquer decisão vinda de Taiobeiras será ignorada.

Para este domingo (06) a estação do INMET, em Rio Pardo de Minas, prevê 86% de possibilidade de chover 12 milímetros. Existem também previsões para segunda e terça.
 
Situação do rio Pardo neste sábado na comunidade Passagem das Éguas

Comentários

  1. Tá correndo no boca a boca que Danilo denunciou as barriginhas que o povo fez no rio pra ter água pra beber

    ResponderExcluir
  2. Soltar água guardada é uma burrice

    ResponderExcluir
  3. Muito triste do esperdício de duzentos milhões de litros de água. Triste termos um prefeito na região e uma empresa do governo, que prejudica diversos produtores rurais.

    Quem sobrevive de lavouras conhecem as regras da natureza, e sem estudos eles fazem estimativas e comparações ano a ano, os quais preocupam com as futuras gerações e investem todas suas economias em reservas e captações de águas das chuvas. Preocupados com o futuro. Enquanto os governantes preocupa somente com o presente, pois investimentos a longo prazo não dá votos. E com isso quem saem prejudicados como sempre em nossa região são os produtores rurais.

    Conforme o caput do art. 225 da CF de 1988 diz: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Sr. Prefeito de Taiobeiras quanta infantilidade, quanta imaturidade com essa população tão sofrida. Você não deve ter gerações que precisou de sobreviver de lavouras, tenho certeza! Pois com essas atitudes imbecis.

    Sr. Carlos e Ribeirinhos estamos com vocês não deixe eles humilharem nosso povo que sobrevivem das nossas reservas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. burro, esse não é momento de pensar em lavoura , pois temos uma populaçao com sede precisando de agua todo mundo tem direito em reservar agua mas nao no rio que é de todos

      Excluir
  4. Sr. Prefeito de Taiobeiras, quanto egoísmo e falta de caráter da sua pessoa,

    ResponderExcluir
  5. Gente do céu que prefeito é esse que Taiobeiras arrumou, que cara mais insensível e egoísta

    ResponderExcluir
  6. o povo do periperi é muito calmo e sempre deixou esses malas dos politicos de taio ir aí e ficar metendo o dedo nas coisas da comunidade quero ver esses malandros vim aqui ne serra nova

    ResponderExcluir
  7. ENTAO QUER DIZER QUE SE SOLTASSE A AGUA E O PERIPERI FICASSE SEM AGUA ESSE PREFEITO DE MERDA NAO DAR SOCORRO PRA COMUNIDADE NE ISSO QUE E SER ESPERTO UM CARA DESSE MERECE UMA COSSA

    ResponderExcluir
  8. Essa foto mostrando a barragem sendo quebrada é inacreditável, parece até montagem. Gente, pelo amor de DEUS, que burrice é essa? Essas pessoas que se dizem autoridades deve ter titica na cabeça

    ResponderExcluir
  9. Sr. Prefeito de Taioberas, entendemos a humilhação que a população de taiobeiras deve está passando, não é fácil receber um parente de fora e não ter água para tomar um banho. Você deve está sendo pressionado pela a população Taiobeirense sem água, mas não temos culpa! O Sr. e Copasa é o maior culpado disso tudo! Em 2012 você destruiu com maquinário denegrindo o meio ambiente pequenas barragens dos Ribeirinhos. O Sr. já foi avisado, com policial ou sem, aparecendo maquinário para destruição das nossas pequenas reservas todas serão queimada!

    Sr. Prefeito, você é da região? Deveria conhecer e estudar um pouco mais sobre a escassez de água, principalmente em nossa região. Com a economia de Taiobeiras e a visibilidade da cidade já deveria ter conseguido recursos para captação de águas. O Sr.e Copasa faz o que na cidade? Estamos em 2015 só se preocupa com a escassez e falta de água para a população de Taiobeiras no final de ano, com isso entra ano e passa ano, nada é feito.

    ResponderExcluir
  10. Prefeito e Taiobeiras e Copasa. A população de Taiobeiras necessita de água, mas não temos culpa, sejam Homens! Não jogue a culpa no Rio Pardo e nas reservas dos produtores rurais, pare de jogar contra e de fazer jogo político ente promotores e juízes, pois vocês resolver um problema para o presente, e no final de 2016? De quem será a culpa?

    ResponderExcluir
  11. gente reza pede a deus que mande chuva ao eves de ficar brigando por agua se voces seu carlos presciza de agua nos tambem prescisamos deixem que a agua deça naturalmente agora uma so pessoa fica prendendo a agua eo povo de baixo nao bebe agua nao toma banho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culpa é da copasa. Procura ela para reivindicações

      Excluir
  12. Danilo é uma piada e a Copasa uma comédia

    ResponderExcluir
  13. Quero ver esse menino ir no Catulé com máquina pra derrubar barragem, vai lá gostosao

    ResponderExcluir
  14. Pronto. Agora tá chovendo. Todo mundo vai esquecer o problema. No ano que vem nós conversamos de novo. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. ESSAS TAIS AUTORIDADES DA REGIÃO SÃO UMA VERGONHA, QUE POVO MAIS BESTA E ATRASADO, CHEGA DÁ DÓ

    ResponderExcluir
  16. Taiobeiras esculhambando com Rio Pardo e Jovelino sumido, cadê vc prefeito?????? Acorda pra vida!!!!!!!!!!!!!!! Já que não faz nada pra crescer a cidade devia pelo menos defender o que tem. Bora moço, deixa de ser frouxo, tá deixando até Danilo te humilhar, aí já é demais né??????????????????

    ResponderExcluir
  17. Agente só vê brigas, será que não é possível canalizar a água esses 50 KM em canos já que temos a declive favorável ,pelo menos essa água seria aproveitada direto na caixa de água da Copasa na Fazenda Bem Fica, é só calcular valor desse material e serviço versus valores de pipas puxando água, gente precisamos de uma solução dinheiro tem pois nós continuamos pagando nossos impostos.

    ResponderExcluir
  18. O prefeito de Rio Pardo de Minas Jovelino irresponsável (SUMIDO), acompanhado de uma Câmara Municipal totalmente desqualificada e analfabeta ( irresponsáveis ) só soube assinar um cheque no valor de quase R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), pensando em sobrar algumas migalhas para eles tocar a campanha deles para a próxima legislatura e o restante para fazer uma obra eleitoreira imunda na cidade alta que se chama tapa buracos ( asfalto } sem ter rede pluvial de água. Queremos sim um asfalto bom mas sem ter que tomar dinheiro emprestado na mão de agiotas banco ( BDMG); infelizmente ficará para o município mais um rombo nos cofres públicos desse povo tão carente e sofrido, que o próximo prefeito que vier assumir a nova gestão terá que pagar essa conta. Acorda quem gosta realmente de Rio Pardo, reze para que este dinheiro realmente não chegasse. Fique de olho o ano que vem já tem eleições; escolha o melhor e sem ter nome sujo. ajude a informar aos nossos irmãos nas redes sociais, não tenha medo. O ministério público esta do lado do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não for com dinheiro do BDMG, ia ser com qual cara? Pais quebrado, Estado quebrado, Municio Quebrado.
      Pessoas como vc deveria entender que o povo que estão convivendo com ruas de terras querem o asfalto, vc deve ter condições de pegar as malas e partir para um grande centro a maioria deles vão viver sempre aqui. Então não fale bobeira rapaz.

      Excluir
  19. Deixar esse danilo vim mandar em rio pardo é o fim da picada, toma vergonha jovelino

    ResponderExcluir
  20. CADE JOVELINO QUE NUM APARECE NUMA HORA DESSA?

    ResponderExcluir
  21. tá faltando homem em rpm

    ResponderExcluir
  22. Leiam a noticia, o caso agora está com o promotor de Rio Pardo de MInas. Moro em Rio Pardo, mas da nojo de grande parte da população, tudo é politíca. Vai ser assim o resto da vida, quando um lado ganha o outro revolto e a desunião alastra, sempre assim. Que vergonha

    ResponderExcluir
  23. A culpa disso tudo e dos dirigentes da COPASA que todo ano e do mesmo jeito. todo mundo sabe fazer uma barragem menos a eles. Ta precisando ir todo mundo fazer um quebra quebra na copasa pra ver se eles reage

    ResponderExcluir
  24. Prefeitos, Promotores, Juízes e Dirigentes de Copasa, com certeza nunca precisou de trabalhar no campo, pois só quem produz alimentos sabe das suas dificuldades, por isso é muito fácil para eles pegar caneta assinar e enviarem maquinários para destruírem os investimentos dos produtores rurais.

    Sr. Promotor tenha o bom senso, não compactua com esse jogo político destruindo e tirando a paz desse município tão sofrido;

    ResponderExcluir
  25. Tragédia anunciada, anos e anos, a mata nativa sendo destruída,rios sendo tratados como lixo, um sol escaldante e ainda presencio uns animais colocando fogo ate em várzeas de rios nos seres humanos seremos a nossa própria perdição e destruição.
    Parte deste problema da falta d'água já vem sendo gerado há anos, quantas nascentes já secaram, enfim, em vez de plantarmos e preservar, só devastamos.
    Barragem ajuda? Com certeza, mas não podemos esquecer que agua não brota no concreto.

    ResponderExcluir
  26. Taiobeiras em 1953 conquistou sua liberdade de Salinas. Mas em 2015 Danilo conseguiu rebaixar Taiobeiras a Salinas, buscando água em Salinas para nós taiobeirenses não morrer de sede....

    ResponderExcluir

Postar um comentário