Situação do Samu no Norte de Minas é preocupante

Prefeitos não comparecem à Assembleia Geral do Cisrun e a situação do Samu no Norte é de crise
Ambulâncias quebradas, falta de recursos, atrasos nos atendimentos e uma enxurrada de reclamações, essa é a atual realidade do Samu no Norte de Minas.

A crise ficou escancarada na Assembleia Geral realizada, no último dia 28, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que gerencia o Samu na região. E para piorar ainda mais o cenário, a Assembleia Geral não atraiu os prefeitos que integram o Cisrun. As presenças foram mínimas. Exemplo foi o prefeito de Taiobeiras, que mandou representantes.

Nem mesmo o anúncio de um aditamento de R$ 7 milhões e liberação de 4 novas ambulâncias para o Norte de Minas foram suficientes para atrair a atenção dos prefeitos dos 86 municípios do consórcio.

Historicamente, as Assembleias do Samu sempre eram prestigiadas pelos prefeitos, já que o serviço é fundamental para todas as cidades. Até então, ninguém soube explicar o esvaziamento da Assembleia. A Assessoria de Comunicação do Samu alegou que devido às condições climáticas, alguns prefeitos não puderam chegar a tempo, mas, em outra reunião da Amams quase a totalidade dos prefeitos estavam presentes.

A pauta da Assembleia era discutir a aprovação do Regimento Interno e, durante a explanação do presidente Kinca Dias, prefeito de Salinas, o que prevaleceu foi a reclamação pela falta de recursos para custear o serviço. Se os 86 prefeitos tivessem comparecidos, Kinca pretendia colocar na pauta um aumento do repasse de contribuição dos Municípios, mas a medida foi prorrogada.

Na ocasião, Kinca anunciou que em breve o prefeito Luís Rocha, de São Francisco, assumirá o comando do Samu, pois irá se afastar para tentar a reeleição em Salinas.

Em resposta, o prefeito Luiz Rocha, vice-presidente do Cisrun, demonstrou muita preocupação com a situação do Samu. “Só espero que quando eu assumir o consórcio tenha recurso no caixa para dar continuidade ao trabalho”, disse o prefeito de São Francisco. 
Prefeito Kinca Dias, de Salinas, anunciou que vai deixar a presidência do Cisrun para tentar reeleição

Comentários

  1. Nas mãos de um analfabeto é lógico que o SAMU ia acabar mesmo, isso tava escrito na testa dele

    ResponderExcluir
  2. Coisa rotineira na vida política do "grandioso" Brasil; os mandachuvas se elegem, e ao de iniciar o trabalho (as vezes nem iniciam) para o qual foram conduzidos já estão agindo com interesse em outra coisa, para eles tudo se torna trampolim para alçarem outras posições. É Presidente da República, Deputado, Governador, Prefeito, Vereador e outros e outros; só querem se darem bem, o povo e as instituições são costumeiramente usados como massa de manobra.

    ResponderExcluir
  3. ACABAR NÃO VAI, CRISE PASSA, PELO CONTRÁRIO TENDE A CRESCER E FORTALECER CADA VEZ MAIS, UMA PROVA REAL DISSO SÃO REGIÕES QUE NÃO TINHAM AGORA VÃO TER, ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO OU PROCESSO SELETIVO, O QUE SERIA INTERESSANTE ERA O SAMU CORTAR GASTOS DESNECESSÁRIOS COM CARGOS QUE SÓ GERAM DESPESAS, CORTAR ESSES GASTOS É FUNDAMENTAL.

    ResponderExcluir
  4. O SAMU realmente só irá crescer cada vez mais, uma vez que contribui para que não superlote hospitais e UPAS, muitos casos são resolvidos sem ser necessário passar por estas instituições, como foi dito acima o que deve ser feito é diminuir o possível cargos comissionados que são desnecessários e reduzir o valor dessas comissões.

    ResponderExcluir
  5. Triste ver um serviço tão importante acabando,mas esses prefeitos analfabetos não dão conta de gerir nem a sua prefeitura faz ideia um serviço tão complexo e cheio de particularidades. E essas indicações políticas incompetentes desejo que atenda os pais ou filhos de Paulo guedes.

    ResponderExcluir
  6. colocaram salinas na mão de kinca e a cidade acabou
    colocaram o Samu na mão de kinca e acabou também
    se colocarem ele pra tomar conta do deserto do saara vai faltar areia

    ResponderExcluir
  7. A maior esperança de melhoria do Samu é a saida de kinka, quem quiser saber quem é este homem esperimente andar por salinas, e ver as praças, hospitais, lixo nas ruas, buracos por todos os lugares. Hoje Salinas é uma das cidades mais feias do Norte de Minas.Agora vemos a briga dos seus aliados todos querem mostrar serviço por que são candidatos a vereador, e no final não fazem nada.Parabéns prefeito por acaba com nossa Cidade.

    ResponderExcluir
  8. Além de acabar com Salinas, tá conseguindo acabar com o samu tbm. Graduado em destruição do patrimônio público.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, prefeitos irresponsáveis, além de não terem compromisso, tem o caso de não pagarem as mensalidades, mas, também colocar o SAMU nas mãos do PT, como esse Kinca de Salinas, daria nisso mesmo...

    ResponderExcluir
  10. pirou de vez kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Vai tentar reeleição??? KKkkkkk
    Só se for chapa única!!!
    Perde tempo não prefeitim... Dessa vez se Ze Prates apoiar uma pedra ela será eleita disparado..

    ResponderExcluir
  12. vota mais nele meu povo!

    ResponderExcluir
  13. AGORA VI MUITA COISA ...E AIII MEU POVO DUVIDO Q NAO GANHE DE NOVO ...MEU VOTO E DE TODA MINHA FAMILIA VAI SER NULO AINDA MAIS PRA VEREADOR CARGO DE VAGABUNDOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário