Governo investe em captação de água da chuva na região

Barraginhas visam maior qualidade de vida para a população que enfrenta e convive com a seca no sertão mineiro
O Governo do Estado pretende beneficiar mais 4.810 famílias no semiárido mineiro com a construção de 962 pequenas barragens com maior capacidade de captação de água de chuva. A informação é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Norte (Sedinor), responsável pela execução das ações de enfrentamento à seca.

As pequenas barragens visam captar volume médio de 7 mil a 7,5 mil metros cúbicos de água em 151 municípios compreendidos na área mineira da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Edital dos projetos deve ser publicado neste mês de fevereiro.

As regiões Norte e Nordeste já contam com aproximadamente 120 barreiros e 872 barraginhas implantadas por meio do programa Água para Todos. Até o final do ano, a Sedinor pretende somar 133 barreiros e 1.736 barraginhas.

As barraginhas vai contemplar 24 municípios mineiros do Norte, dentre eles: Riacho dos Machados, Mato Verde e Rio Pardo de Minas. Já os barreiros, que são reservatórios que armazenam água da chuva que escoa da superfície de uma área pré-determinada, contemplarão 17 os municípios, maioria do Alto Rio Pardo: Fruta de Leite, Novorizonte, Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Indaiabira, São João do Paraíso, Ninheira, Vargem Grande do Rio Pardo, Santo Antônio do Retiro e Montezuma.


Comentários

Postar um comentário