Novas políticas públicas para o campo são debatidas

Em pauta, ampliação dos espaços de comercialização de produtos da agricultura familiar, em especial, os mercados públicos municipais
Visando o fortalecimento da agricultura familiar em Minas Gerais, o deputado Rogério Correia esteve em Brasília com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias; o secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário (SEDA), Glênio Martins; o diretor técnico da Emater/MG, João Dangeles, e o deputado federal, Padre João, para tratar da ampliação de programas da pasta no Estado.

A criação da SEDA/MG foi uma cobrança de Rogério Correia, aliado aos movimentos sociais do campo, acatada pelo governo Pimentel. Após a criação da nova pasta, ficou estabelecida a transferência para ela das competências relativas à agricultura familiar e à regularização fundiária, antes vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Durante a reunião, foi debatido a ampliação dos espaços de comercialização de produtos da agricultura familiar, em especial, os mercados públicos municipais. Além disso, atendendo demandas dos movimentos sociais, estão sendo debatidos projetos para ampliar os recursos e a capitalização das políticas públicas do campo, promovendo um alinhamento com as políticas nacionais do MDA, comandado por Patrus Ananiais.

Comentários