Extremos em Taiobeiras – cidade no glamour e povoados na seca

Comunidades das Lagoas sofrem sem água e os moradores mendigam por caminhões pipa. Cemig presta esclarecimento

A população de Taiobeiras convive com os extremos. Enquanto a cidade vive o glamour da espetaculosa Festa de Maio, os povoados das Lagoas sofrem com a falta de água

TAIOBEIRAS – Nos últimos anos, as comunidades rurais de Lagoa Grande, Lagoa Dourada e Lagoa seca, na zona rural deste município, convivem com extrema falta de água e com o descaso da classe política. São cerca de mil famílias nas três comunidades e a grande maioria depende dos famigerados caminhões pipa. E para piorar a situação, muitas famílias denunciam que são extorquidas para conseguir a parada dos caminhões em suas casas.

A denúncia é velha, mas ignoradas pelas autoridades, desdenhada pelos religiosos e esquecida pelos políticos. A contradição é ridícula para Taiobeiras, pois a população elitizada curte a glamorosa “Festa de Maio” enquanto os geraizeiros se humilham atrás de caminhões pipa para conseguir água para abastecer suas moradias. O descaso com as mil famílias das comunidades chega a ser revoltante para quem tem o mínimo de clamor social.

Há mais de dois anos, o Governo do Estado implantou um sistema de abastecimento de água para atender as três comunidades através da Copanor. A obra foi feita com materiais de péssima qualidade e ninguém reclamou. Na primeira vez que a água foi ligada, a tubulação simplesmente estourou em vários pontos. E quando todos pensavam que os problemas seriam solucionados, a empresa responsável pelos trabalhos desapareceu. Mais uma vez, ninguém falou nada.

Em agosto de 2015, o prefeito Danilo Mendes publicou que iria inaugurar a obra, mas não cumpriu e o povo humilde das lagoas continua sofrendo. Para justificar o abandono da obra, Danilo explicou que estava faltando energia para ligar os poços artesianos, a Copanor estaria em débito com a Cemig, que faria a eletrificação apenas após o acerto.

A reportagem da Folha Regional foi atrás da verdade e descobriu que a história publicada pelo prefeito de Taiobeiras é completamente diferente. Conforme Fernanda Farias, Gerente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público, vinculada à Diretoria de Distribuição e Comercialização da Cemig, o que está faltando na verdade é a “Prefeitura de Taiobeiras enviar os documentos necessários para solicitar a energização dos poços artesianos”. Ou seja: conforme Fernanda, a obra não está funcionando por que a Prefeitura não encaminha os documentos. Só isso. A tal dívida da Copanor com a Cemig é apenas uma desculpa.

Ainda segundo Fernanda, para a Cemig fornecer a energia, é preciso a Prefeitura de Taiobeiras apresentar a “Autorização para Perfuração de Poço Artesiano”, e isso não foi feito. “Para as obras do Plano de Emergência, é preciso o envio desse documento”, informa a Gerente de Relacionamento, deixando claro que os moradores do locais onde os poços foram perfurados precisam assinar as autorizações, além de mandar o xerox da carteira de identidade e do CPF. Nem isso foi enviado para a Cemig ainda, segundo Fernanda.

Outro documento necessário é o “Termo de Cessão de Uso”, anexado aos documentos relativos à constituição do cessionário, além do Termo de Posse do Prefeito. Os documentos devem ser enviado para a sede da Cemig em Belo Horizonte.

Mas por que a Prefeitura de Taiobeiras ainda não fez algo tão simples e acabou com o sofrimento de mil famílias? Será que estão esperando maior proximidade da reeleição? 
Muitas pessoas que curtem a pomposa Festa de Maio nem imagina o que está acontecendo nos povoados de Taiobeiras

Comentários

  1. Essa é a nossa dura realidade

    ResponderExcluir
  2. Perfeita essa matéria, tinha que aparecer alguém pra escrever isso, onde já se viu gastar uma fortuna com festa e deixar o povo com sede?

    ResponderExcluir
  3. ELES NAO PREOCUPA COM A LAGOA PORQUE NA EPOCA DA ELEIÇAO É SO CHEGAR COM UM DINHEIRINHO QUE OS VOTOS APARECE

    ResponderExcluir
  4. Já faz tempo que Taiobeiras está nessa situação

    ResponderExcluir
  5. O povo só quer pão e circo, já os políticos querem a maneira de tirar grana mais fácil, eles pagam 50 no show e fala que foi 100

    ResponderExcluir
  6. A nossa indignação não é a festa ,e sim com os políticos que enxerga o povo na política , já esteve na festa o deputado Sávio tirando fotos ao lado de vereadores ,benefícios pra cidade nada ,o PSDB tem dezesseis anos que promete a barragem de Berizal , estamos com o começo de uma campanha de votos nulos , para dar o trocos em políticos que só promete , vamos em frente !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vamos lá companheiro estou com você , esse deputado Sávio só sabe falar besteira não tem projeto para o povo , a anos que a turma deles Aécio , Anastásia fez campanha em Taiobeiras falaram da barragem de Berizal e os asfalto e até hoje nada ,esse povo NÂO pra ele meu voto é também nulo amigo .

    ResponderExcluir
  8. O mais estranho em Taiobeiras é que o povo tá sofrendo, sem nem água pra beber e ninguém fala nada, o padre ignora, os pastores fingem que não ver, a promotora fica so defendendo os bandidos e assim anda a carruagem

    ResponderExcluir
  9. Quero ver esses políticos andarem na triste e péssima estrada de Mirandopolis a Curral de Dentro e falar que ta bom e favorável. .. Bom pra quem tá distante da triste realidade dessa região. . Fato. .

    ResponderExcluir
  10. O problema é que as pessoas não param para pensar, e votam em pessoas que não tem nada haver com a região. Onde quem ganha com isso é somente as pessoas que levam estes candidatos a cidade. Onde está o deputado Reginaldo Lopes o DEputado Paulo Guedes

    ResponderExcluir
  11. O povo das lagoas não adorao seus vereadores cade SILVANO DA LAGOA para ajudar e cobrar recursos, o povo só sabe puxar o saco para se aparecer e esquecer do principal cobrar seus direitos.

    ResponderExcluir
  12. Conversei outro dia com vereador SILVANO e ele me contou outra história me falou que quem tá travando a prefeitura de legalizar os poços artesianos das lagoas e o DEPUTADO PAULO GUEDES será? E cada uma que esses politicos contran pra enganar o povo isso em epóca de eleiçoes municipais.

    ResponderExcluir
  13. ¨Água pra que? Uma festa de Maio com cantorzinhos da região já resolve tudo!¨ Assim que pensa os administradores da cidade.

    ResponderExcluir
  14. Que situação a nossa! de um lado um prefeito omisso e do outro o seu amigo Carlitim.... kkkk. não bastasse a crise hídrica agora a crise de lideranças.. Se prepare para a maior campanha de votos nulos e brancos q vem por aí. Danilo e ruim ... Carlito e péssimo... kkkkkkk... pobre Taiobeiras.

    ResponderExcluir
  15. O problema das mentes fechadas é que elas sempre tem a boca aberta !
    Essa frase resume aos críticos..
    Se não tivesse feito a festa estariam apedrejando a administração.
    Vcs não olham quem são os que tao la em cima,de governador a presidente.
    O povo de Taiobeiras são mal agradecidos,isso sim.E é só chegar ano político que começa essa palhaçada,pois o circo dos críticos já estão formados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário