Fascismo Brasileiro

Por Levon Nascimento
Inúmeras fontes afirmam que Adolf Hitler, Heinrich Himmler, Joseph Goebbels e outros próceres do nazismo eram pessoas dóceis e gentis no contato íntimo e interpessoal. Poderiam ser definidas como "boas pessoas", amáveis, educadas e, pasmem!, honestas. O problema é que sofriam de uma patologia social chamada "fascismo". Para os fascistas, uma parte da humanidade - a que eles pertencem - é pura, limpa, honesta e boa. Esta, na opinião dos que sofrem a "doença" fascista, é boa e merece viver. "Direitos humanos para humanos direitos" - eles falam. Já os demais, os diferentes, os judeus, os negros, os comunistas, os deficientes físicos e mentais... estes, no modo de pensar fascista, são sujos, impuros, imperfeitos, desnecessários, corruptos e não merecem viver.

A ideologia fascista desumaniza e transforma em "demônios" as pessoas aparentemente diferentes ou que não pensam igual aos fascistas. Acontece que o fascismo é muito bom de propaganda. Antes de chegarem ao poder, eles convencem a maioria da população de que o "outro" - o "diferente" - não presta, é impuro, é corrupto e merece morrer. "Bandido bom é bandido morto" - eles afirmam. Assim, quando têm o poder nas mãos, os fascistas, em nome da bondade e do combate à maldade e à corrupção, praticam todas as crueldades possíveis contra aqueles que não se enquadram em suas ideias. Como já tinham feito a cabeça da maioria do povo, as maldades não são questionadas pela população que, pelo contrário, apoia, aprova e acha "normal" a banalização da violência, da perseguição e do "banimento" dos "impuros".

No Brasil atual, a Rede Globo e outras mídias, setores do Judiciário, da Polícia Federal e do Ministério Público têm feito o papel de estimular o fascismo. Vê-se boas pessoas, pais e mães de família, religiosos, gente cristã e honesta brandindo palavras de ordem com agressividade e violência. São amáveis e dóceis em casa e socialmente, mas quando se toca no tema da política, seu semblante se transforma e elas passam a vociferar ideias, no mínimo, questionáveis do ponto de vista dos avanços civilizatórios dos últimos dois séculos.

Os petralhas, como eles chamam a qualquer pessoa que ouse pensar diferente do que eles propagam, ainda que não sejam formalmente filiados ao Partido dos Trabalhadores, são os novos judeus. Na pregação dos fascistas brasileiros, existiriam dois tipos de petistas: os "burros", que seguem as lideranças, e os "bandidos", que formariam uma quadrilha para assaltar o país. Desta forma, não importa se há provas dizendo que Lula e Dilma não roubaram na Petrobrás. A simples denúncia contra um deles ou contra qualquer petista é repetida na mídia como se já fosse uma comprovação de culpa, de modo a levar as massas a acreditarem que se tratam de pessoas extremamente corruptas, depravadas e imorais. Da mesma forma, qualquer cidadão que ouse defender a democracia, mesmo sendo crítico a certos pontos do governo atual, sofre desde linchamento moral a até mesmo agressões físicas, como as que ocorreram esta semana na Avenida Paulista, contra pessoas que usavam a cor vermelha, símbolo das lutas populares de esquerda no mundo inteiro.

Assim, na escalada perigosa do fascismo brasileiro, os petistas são os novos judeus - sujos, imundos, corruptos e bandidos. Contra eles e seus líderes nacionais - Lula e Dilma - tudo é permitido: grampear, vazar informações, prender sem provas e fazer o impeachment mesmo que a presidenta não tenha cometido crime de responsabilidade conforme reza a Constituição Federal. Já contra os comprovadamente corruptos, como Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Eduardo Cunha etc., blindagem na mídia, lentidão da justiça e hipocrisia da classe média.
* Levon Nascimento é professor de História e mestrando em “Estado, Governo e
Políticas Públicas” pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Comentários

  1. para que mais fascista que a Dilma e o resto que se chama PT kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tomou distraido.

    ResponderExcluir
  2. aceita que é bem melhor... tava um lixo,se num melhorar,porque virou lixo,tira de novo... luxo que vai demorar ter.

    ResponderExcluir
  3. Da pra si ve que ele e um petista mas que peninha por isso ou essas pessoas que o brasil ta atrasado Tao vendo o roubo e se figindo de sego guando as autoridades disem que o pessoal de taiobeiras Sao conivente com bandidos tem toda rasao e guando si fala de nasismo por que nao pega os bandidos e leva pra sua Casa ja que os defense mas realmente Pena nao da pra chupa essa somos verdes agora e nao podres como antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma mente poluída pela mídia golpista se um governo com tantos ministros na lava jato VC considera que é o melhor para o Brasil,deve ser um louco como a maioria de Taiobeiras

      Excluir
  4. Não venha agora acusar os opositores do PT de fascismo, foi o PT que dividiu o país em categorias e as que são alinhadas aos seus fundamentos políticos eram o que toda a sociedade tinha que aceitar com o falsos a argumentos de que essas pessoas são contra pobre. Petista tem que assumir definitamente sua posição bolivariana para podermos nunca mais ver este partido de corruptos longe do poder

    ResponderExcluir
  5. Nao mim estranha em nada esse ponto de vista posto por este professor com todo respeito a ele. Mas fascistas de fato sao aquele que atacam as instituições públicas e democráticas q sao pilares d uma verdadeira republica. Alem de tudo ainda escamoteiam a verdade dos fatos e sao especialistas em assassinar reputações de pessoas de bem, nao gostam q a verdade seja dita, para eles os opositores sao inimigos . Tudo o q ele disse encaixa perfeitamente no q nos vivemos em nosso país nos últimos tempos. é o pt d fato nao tem nada de errado. Erram erram faz se o diabo para se tirar vantagens depois se faz de Vítima. Vitima deles mesmos q sao enescrupulosos e tentam justificar todos os absurdos com os avanços q tiveram e reconheco q sim. Na verdade o pt e todos os partidos d esquerda no brasil precisa se reinventar. o brasil mudou...

    ResponderExcluir
  6. Que postagem mais ridícula do Levon...da nada não.

    ResponderExcluir
  7. Os "santos vermelhos", invadem, depredam, esculhambam com qualquer órgão público, empresa, fazenda etc. e dizem que praticam atos legítimos, defendem a Pátria, a democracia etc. Lamentável, que Deus nos ajude a merecer coisa melhor, muito embora as outras quadrilhas que estão governando, influenciando, decidindo também não são lá grandes coisas.

    ResponderExcluir
  8. Essa cara sabe pelo menos o que é fascismo para poder falar assim? Inventa outra nariz de Pinóquio.

    ResponderExcluir
  9. E tentar colocar o LULA no poder pra ter foro previlegiado não é errado né, não é um golpe da presidenta(ex) kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. deixa de ser chato Kevin

    ResponderExcluir
  11. quanta baboseira Hitler nao era facista Hitler nacionalista socialista acreditava no ideias de Karl Marx mais nao os colocava em pratica usou ideais apenas para subir ao poder . diga bobagens a perseguiçao so aconteceu a judeus e nao foi hitler ,Himmler unicos a perseguir judeus desde a existencia do povo judeu eles sao persedeguidos ,porque um petista nao nos conte a historia de Joseph Stalin que matou milhoes de seus povo comunista por que nao diz sobre Mao tse tung comunista sobre o bandido comunista assasino Ernesto che guevara porque nao diz que o comunismo foi o maior holocausto humano desde sua fundaçao baseadas na ideias do maldito Karl MARX.

    ResponderExcluir
  12. MEU CARO lEVON, O TEXTO QUE O SENHOR REDIGIU, MOSTRA CLARAMENTE QUE OS DEFENSORES DO PT, SEMPRE TENTA SEPARAR AS PESSOAS UTILIZANDO TERMOS QUE OFENDEM A TODOS. ESTA ESTRATÉGIA DE SEPARAR E DISTANCIAR AS PESSOAS NÃO FUNCIONA COM O GRANDE PÚBLICO, PODE ATÉ FUNCIONAR COM ALGUMAS PESSOA APÓS UMA LAVAGEM CEREBRAL, QUE POR SINAL ERA EXATAMENTE O QUE HITLER E GOEBBELS FAZIA NA DÉCADA DE 1920 E 1930 E QUE ACREDITO SER A BASE DE INSPIRAÇÃO DOS GOVERNOS DO PT, CHEGAR E SE MANTER NO PODER A TODO CUSTO NEM QUE PARA ISTO FOSSE NECESSÁRIO CONDENAR TODA UMA NAÇÃO. A MÍDIA GOLPISTA A QUE VC SE REFERE NÃO SERIAM OS BLOGS FINANCIADOS COM O DINHEIRO PÚBLICO? A REVISTA CARTA CAPITAL? A TENTATIVA DE CERCEAR OS DIREITOS DOS CIDADÃOS ÀS INFORMAÇÕES À EXEMPLO QUE OCORRERA NAS SEMANAS QUE ANTECEDERAM AS ELEIÇÕES? A COMPRA DE VOTOS DE FORMA LEGALIZADA? NÃO VOU MAIS ME DELEITAR SOBRE O TEMA, POIS SERIA CAPAZ DE ESCREVER UM LIVRO EM CONTRAPOSIÇÃO AO SEU ARTIGO. MOSTRA-SE UM ARTIGO PARCIAL, O QUE NÃO CONDIZ COM O QUE O JORNAL FR EM SEU HISTÓRICO TEM MOSTRADO, SENDO SEMPRE UM JORNAL IMPARCIAL E INDEPENDENTE. O POVO NÃO ACEITA MAIS SER MASSA DE MANOBRA. TÊM OPINIÃO E ATITUDE. É O QUE PODEMOS OBSERVAR NOS ÚLTIMOS TEMPOS. PEÇO A GENTILEZA DE NÃO SUBESTIMAR A CAPACIDADE CRÍTICA E INTELECTUAL DOS NOBRES LEITORES.

    ResponderExcluir
  13. Tadinho. Ele não se cura mesmo dessa doença chamada PT. E não se cansa de passar vergonha também.

    ResponderExcluir
  14. O Olavo de Carvalho tem razão!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Os eleitores tradicionais do PT deveriam ser os mais empolgados em participar dos protestos contra Dilma. São eles as grandes vítimas, foram eles que o partido mais traiu e enganou. Desde anos 80, eles ajudaram na campanha, convenceram vizinhos e amigos, se emocionaram quando o PT venceu as eleições. No poder, o partido fez todo o contrário do que eles esperavam.
    Vinte anos atrás, o PT dizia que era um partido diferente, avesso a negociatas e à corrupção. Hoje se esforça para nos convencer que é tão corrupto quanto os outros.
    Muita gente votou no PT por defender a legalização do aborto e das drogas. Mas Lula não teve coragem de tocar nesses assuntos nem mesmo quando tinha o Brasil a seus pés, a 82% de aprovação.
    O PT prometeu uma política econômica diferente da tucana; em 2003 e 2015, chamou executivos do mercado financeiro para tocar a política econômica (ainda bem).
    O PT dizia que acabaria com o privilégio dos ricos, mas gastou mais dinheiro favorecendo grandes empresários aliados ao governo que ajudando os pobres. O subsídio dos empréstimos secretos do BNDES custa 35 bilhões de reais por ano; o Bolsa Família, 24 bilhões. A maior beneficiária dos empréstimos do BNDES é a Odebrecht.
    A última razão que havia para seguir apoiando o partido é o combate à pobreza. Milhões de pessoas saíram da miséria durante o governo Lula, não se pode negar. Assim como não se pode negar que, por responsabilidade do governo, tudo isso está em risco. O desemprego não para de subir; 370 mil pessoas desceram para baixo da linha da miséria em 2014.
    Os eleitores tradicionais do PT não estão sendo sinceros com si próprios quando dizem que “o PT se deixou contaminar”, “teve que se aliar às frutas pobres e jogar o jogo da política”. Não adianta disparar contra a Veja ou demais mensageiros. Pelo contrário, os petistas tradicionais deveriam ser os mais atentos às denúncias de corrupção, os mais preocupados em extirpar os integrantes que transformaram em motivo de piada o partido que eles tanto amavam.

    ResponderExcluir
  16. Levon, parabéns pelo brilhante texto. E não incomode-se com as críticas (aliás, apócrifas, sem nomes, sem contextos). Vc não envergonha-se do que percebe, do que estudou, do que pensa. Expor os seus pensamentos em um momento tão peculiar, com o país dividido entre o que denominam o "Bem" e o "Mal" é um ato de coragem, de bom equilíbrio, de saber lidar com o contraditório sem rebaixar-se ao que pior existe: a falta de respeito ao pensamento/ações do próximo. Como diz minha sábia mãe "cada um dá o que têm no coração". Continue semeando sabedoria, respeito e amplitude de visão. Independente de partidos "A", "B", "C", o que não podemos negar é a falsa visão que o Brasil sairá dessa crise política (criada anos a fio por partidos que pensam que "quanto pior, melhor) com embate de forças negativas como o desrespeito, o ódio, o discurso barato da ofensa ao pensamento alheio. Mais homens tivessem o respeito ao próximo como vc, mais a política (com seus diversos partidos, com suas diversas ideias) seria realmente o meio de chegar a um lugar comum para um bem coletivo. Abçs.

    ResponderExcluir
  17. Amigo...Para que ta feio...kkk

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto, Levon. Parabéns! Nota-se que apenas os fascistas responderam com todo ódio e burrice,sinal de que os incomodaram. Por uma pátria livre do neoliberalismo e do fascismo! Venceremos!

    ResponderExcluir
  19. Levon, queria saber na moral, quanto você ganha pra defender bandidos?

    ResponderExcluir
  20. Ue lógico que ele defende o PT pois recebe dinheiro pra ir lá pra Brasília passar vergonha ue,rsrsrs vai estudar mais professorsinho de merda.

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkk esse levon é uma piada!!! alias levon marileide nilson vicente lula dilma kkkk vocês sao uma piada!

    ResponderExcluir
  22. Confesso que quando comecei a ler no preambulo do texto, identifiquei todas as características de que se referia aos PTistas. "Os diferentes" a divisão que o PT faz, "o fascismo bom de propaganda", logo me fez lembrar o marqueteiro João santana e as enganações do PT... Mas finalmente entendi, é um esquerdista se valendo do ensino de Lênin:"Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é."

    ResponderExcluir
  23. Nota se que os fascistas logo mostram sua cara. Identificaram se com o texto e partiram para o ataque e desrespeito ao livre arbítrio, a liberdade de expressão.É lamentável, mas não é justo que desrespeitem um professor apenas por ele esclarece de maneira didática a face oculta do fascismo.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Levon um texto muito bom, não acho que seja agressivo, apesar de muitos comentários estrapolarem a crítica e tão somente agredir o autor. O texto é didático e mostra com até certa leveza o sério problema que temos ao nosso redor, um ambiente carregado de ódios, violências e maniqueísmos. Vamos em frente meu caro colega. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário