Zé Prates tem 58,6% das intenções de votos em Salinas

A pedido da empresa Sistema Regional de Comunicação, mantedora da Rádio Central Vale FM, afiliada à Rede Transamérica na microrregião Alto Rio Pardo, o Instituto Veritá, com 21 anos no mercado, realizou pesquisa de intenções de votos para prefeito de Salinas entre os dias 25 e 29 de setembro, período em que ouviu 402 eleitores de diferentes idades e classes sociais do município.

Conforme o Instituto Veritá, o candidato Zé Prates (PHS) aparece com 58,6% das intenções de votos válidos na pergunta estimulada, quando os nomes dos candidatos não são citados. Nessa pergunta, o prefeito Kinca Dias (PT), que tenta reeleição, aparece com 33,6% das intenções de voto; o candidato Raimundo Benoni (PPS) tem 7,2% das intenções de voto e o candidato Tiburcim (PTN) tem 0,6% das intenções. Nessa pergunta, 11,2% não sabem ou não responderam em quem votar. Outros 6% declararam que vão votar em branco ou nulo. 

No levantamento espontâneo, ocasião em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores entrevistados, foi feita a seguinte pergunta: "Pensando na eleição de 2016, em quem o(a) sr(a) votaria para Prefeito se a eleição fosse hoje?". Neste cenário, o candidato Zé Prates tem 58,4% das intenções de votos, o petista Kinca aparece com 33,8% das intenções, Benoni com 7,3% e Tiburcim com 0,6%. Os eleitores que não sabem ou não responderam em quem votar somam 14,4%, já os que disseram votar em branco ou nulo são 6%. 

Rejeição - A pesquisa do Instituto Veritá também mostra que no requisito rejeição, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, o candidato Kinca Dias aparece com 40,6% de rejeição entre o eleitorado. O candidato Tiburcim tem 28,7% de rejeição, Zé Prates tem 24,3% e Benoni 6,4%.


O Veritá também perguntou aos eleitores quem eles acham que vai ganhar a eleição para prefeito de Salinas, e 62,5% dos eleitores acham que Zé Prates vai ganhar. Outros 34,9% dos eleitores acham que Kinca ganha. Já 2,2% acham que Benoni ganha e 0,4% acham que Tiburcim ganha a eleição. 

Segundo o Veritá, mesmo considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 4,8% para mais ou para menos, Zé Prates mantém grande vantagem e venceria com facilidade a disputa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com o número MG-09888/2016.

O vídeo com a arte gráfica da pesquisa está disponível na página oficial da Transamérica Alto Rio Pardo no Facebook.

Prefeito Kinca tentou barrar divulgação da pesquisa

A equipe jurídica do candidato à reeleição, Kinca Dias (PT), aproveitou a repercussão de um vídeo na Internet e impetrou uma Representação Eleitoral na Comarca de Salinas pedindo a suspensão da divulgação da pesquisa registrada, alegando "risco irreparável para a campanha do PT, haja vista faltar apenas dois dias para as eleições".

A juíza de Salinas, Erica Climene Xavier concedeu a liminar e deu 48 horas para a Rádio Transamérica e o Instituto Veritá apresentar defesa. Na decisão liminar, a juíza destacou que "não seria razoável aguardar o julgamento do mérito para fazer cessar a divulgação da pesquisa".

Os advogados da Rádio Transamérica, com sinal nas 17 cidades da microrregião Alto Rio Pardo, provaram à Justiça Eleitoral que cumpriu rigorosamente todos os requisitos e artigos da Lei Eleitoral. Para isso, o corpo jurídico da emissora de rádio impetrou Mandado de Segurança com Pedido de Tutela de Urgência.

Diante da documentação apresentada pela Transamérica, o juiz Carlos Roberto de Carvalho, de Belo Horizonte, autorizou a divulgação da pesquisa e disse ainda que "não pode a Justiça Eleitoral realizar o controle do conteúdo da pesquisa, sob pena de fazer censura". "Pelo exposto, concedo a liminar para determinar a divulgação da pesquisa", escreveu Dr. Carlos Roberto de Carvalho, pedindo ainda que a juíza eleitoral fosse comunicada com urgência.

Comentários

  1. Muita coincidência no vídeo, que saiu antes do dia 29, Zé Prates falar diferença de 25%, e a pesquisa que foi encerrada depois dar exatamente a mesma diferença. Pesquisa comprada, que vergonha.

    ResponderExcluir
  2. kinkaaaaa....Fora Pt...

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkk faz me rir
    Pesquisa fajuta kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Gente, falta exatamente um dia! Ai saberemos da diferença de vai ser mais ou menos! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, a pesquisa foi fraudada! a diferença foi só de 15%. Nunca mais agreditem em PESQUISA!!

      Excluir
  5. As pessoas que faziam as pesquisas ja estavam com os endereços e números de casa que deveriam bater um absurdo isso eles pulavam as casas no meu Bairro eu fiz questão de acompanhar foi feio viu e olha que eu voto em Benoni

    ResponderExcluir
  6. E terá divulgação de pesquisa em Taiobeiras?

    ResponderExcluir
  7. Pesquisa totalmente comprada, desespero é forte. Benoni 23 ��✌

    ResponderExcluir
  8. benoni merece o cargo... fora pt

    ResponderExcluir
  9. Todos salinense sabe que essa pesquisa foi comprada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi, vcs viram dia 02, Rs, sabe de nada inocente, malandro foi Zé canela que ja sabendo dos resultados deixou vazar grampo, engando vcs bando de bestas.

      Excluir

Postar um comentário