Araçuaí realiza “Dia de Campo” sobre bovinocultura de Leite

Evento contou com a participação de 29 pequenos agricultores
Por Antônio Júlio

Aconteceu em Araçuaí, na Fazenda Vendinha, localizada na comunidade São João do Setúbal, de propriedade do senhor José Eudes, um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite, realizado pela Emater de Araçuaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento faz parte de algumas das atividades de assistência técnica para alguns produtores de leite de Araçuaí, e que constam no Convênio assinado entre a Emater-MG e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), referente ao Programa Mapa Leite Semiárido, que vem sendo desenvolvido no município.

O evento foi dividido em três estações, sendo que em cada uma foram realizadas demonstrações práticas de técnicas viáveis, que garantem melhoria e qualidade na atividade de pecuária de leite. Os temas desenvolvidos foram: Manejo de Pastagem Irrigada no Sistema de Pastejo Rotacionado, Higiene na Ordenha, Prevenção e Tratamento da Mastite, e Alimentação do Rebanho Bovino com Utilização da Cana com Uréia.

Participaram do evento 29 agricultores familiares, que já trabalham com a atividade de bovinocultura de leite, vindos de 10 comunidades rurais do município. Conforme os técnicos da Emater, o objetivo do Dia de Campo foi apresentar aos agricultores informações e tecnologias que possam ser aplicadas ao dia a dia nas suas propriedades.

Comentários