Prazo de adesão ao Garantia-Safra 2016/2017 termina no dia 31 de outubro

Os agricultores que perderam a safra devem procurar os escritórios da Emater e prefeituras 
Por Sebastião Avelar

Os agricultores familiares têm até o dia 31 de outubro para quitar o boleto de adesão ao Garantia­-Safra 2016/2017. O valor é de apenas R$ 17,00 e o documento pode ser retirado no escritório da Emater-MG ou nas prefeituras dos municípios beneficiados com o programa.

As inscrições para participar do programa terminaram em setembro deste ano. Mas, a coordenadora do Garantia-Safra pela Emater em Minas Gerais, Eunice Ferreira, explica que só a inscrição não é suficiente. “O que garante a participação do agricultor no programa na safra 2016/2017 é o pagamento desse boleto de adesão. O prazo é apenas até 31 de outubro. Passando essa data, não tem mais jeito”, diz. Segundo a coordenadora, o pagamento do documento pode ser feito na Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas.

Garantia-Safra – O programa é uma ação voltada para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. É uma espécie de seguro que conta com a contribuição do agricultor, prefeitura, governos estadual e federal.

O benefício é pago com recursos do Fundo Garantia-Safra, composto por contribuições do agricultor, do município, do Estado e da União. O programa beneficia produtores localizados no Nordeste, na área Norte e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais, e região Norte do Espírito Santo. Têm direito a receber o pagamento os agricultores que fizerem a adesão ao programa e que tiverem comprovada perda de produção superior a 50%.

Comentários