Protesto contra a PEC 241 ganha força em Salinas

Alunos IFNMG protestam no Mercado de Salinas
Na manhã deste sábado (15/10) os alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas, voltaram a protestar pelas ruas da cidade. Eles fizeram uma caminhada do campus até o Centro de Salinas, onde adentraram ao Mercado Municipal com faixas e cartazes protestando contra a PEC 241, que, segundo eles, prejudica terrivelmente o ensino público no Brasil.

Além das faixas e cartazes, os alunos caminharam amordaçados. Os líderes, com megafone, explicavam à população salinense o que a PEC 241 representa para o setor de Educação, dando ênfase para as consequências da Proposta de Emenda à Constituição, que já foi aprovada em 1º turno pelos deputados federais.

O movimento OCUPAIF vem protestando desde o último dia 11, desde então, a ocupação pacífica não está permitindo o funcionamento do Instituto. Os protestos estão sendo acompanhados pela Polícia Militar e Guarda Municipal.

Conforme os organizadores do movimento, que já se alastrou por outros Institutos do Brasil, a pauta dos alunos defende a manutenção dos investimentos em toda a rede de ensino dos IF's, garantindo assim a integralidade do seu funcionamento. Os manifestantes querem o fim da PEC 241, que, segundo eles, "tem o intuito de congelar e na maioria dos casos retroceder com os orçamentos e investimentos em todas as esferas da sociedade, em especial a educação saúde e previdência".

Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), até o final deste sábado já haviam 407 escolas ocupadas no Brasil.
Estudantes não admitem perda de direitos
Desde terça-feira, 11 de outubro, que o IFNMG de Salinas não funciona

Comentários

  1. Vamos ser a voz do Brasil !
    Que lutemos por nenhuma direito a menos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum direito a menos para vocês, não é?
      Por que o direito de os outros alunos terem aula, vocês interromperam. Idem para o direito de ir e vir de quem usa a BR-251, no último protesto que fez um bloqueio na pista.

      Vocês são todos hipócritas e incoerentes. Não são voz nem representantes de coisa alguma, falam apenas por si sós, por seus próprios interesses.

      Vergonha alheia de vocês.

      Excluir
  2. O foda que muitos que estão aí são manipulados por professores petistas que estão chateados que dilminha foi embora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manipulados sao pessoas que sao alienados pela midia e nao ver a situaçao que se encontra o pais, nao ouvi ninguem falar da Dilma, somente os estupidos que se dizem que entende de politica... o povo faz o que a midia manda... nao tem ninguem manipulado os unicos manipulados sao os que estao de braços cruzados a espera de um milagre, mas nao o milagre de Deus, mas sim desses canalhas politicos, que independente de partido sao todos incompetentes e nao merece o voto que ganha.

      Excluir
  3. Infelizmente professores são massa de manobra fácil dos sindicatos esquerdistas, e esses influenciando parte dos alunos que pouco entende de economia, de política, mas são chegados numa agitação e pouco compromisso.

    ResponderExcluir
  4. Nada contra mais os professores da escola já não gostam de trabalhar com seus cargos mínimos de horas e ainda dão aula o dia que querem, é essa de alunos fechar entrada de escola, cultura do PT, é só irem pra casa.baderna nua é crua essa escola virou um lixo. Professor mandando mais que diretor funcionário que só enrola, qualidade do estudo caindo, isso ninguém fala. Tá precisando é de uma auditoria de Brasília aí.e correr com essa corja de sem o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corja está lá em Brasília anteriores e atuais.

      Excluir
    2. Ta por dentro heim... denuncia se sabe tanto... a ouvidoria ta ai é pra isso... faz a denuncia e bate no peito ... EU FIZ... entao meu caro faz sua parte bico calado e pronto

      Excluir
  5. As Universidades já soltaram notas sobre o retrocesso da Educação com a PEC241. Infelizmente, se aprovada, vai demorar uns 5 anos para a população perceber o tanto que foi sucateada e isso sim é fazer com que a população acredite que privatizar é a solução. O professor não tem reconhecimento social neste país .. um professor da rede Estadual e Municipal não trabalha pouco em sua maioria, muito menos um professor da rede Federal. E o salário não é proporcional com o investimento de anos de estudo deste professor, embora, quando se está no ensino superior, a população tem uma falsa ilusão que o salário é alto, quando se compara o salário médio da população local, ainda mais em uma cidade como Salinas ... onde muitos trabalham de forma informal, sem carteira assinada. As discussões quanto a política se tornaram muito rasas quando se pensa que a luta é PT x PSD ... para se começar, no Brasil até hoje não houve Congresso, Senado e Judiciário honesto e o Governo é um reflexo da população, pois não se tem Governo corrupto com população honesta. Para quem está a par do movimento sabe que todo o setor administrativo e que os funcionários terceirizados têm acesso ao Câmpus normalmente e que o movimento não teve a participação dos professores na organização. Mas o mais difícil é convencer uma população pobre de que ela é pobre e que a PEC241 vai influenciar diretamente na sua vida ... seja na Educação quanto na saúde. O discurso de manipulação, esquerdistas e baderna é ótimo para a década de 70. Hoje vivemos em uma sociedade globalizada ... amigos meus da Alemanha e Austrália estão maravilhados com essa manifestação por parte dos estudantes, que, mesmo se esta PEC passar ... vão ao menos começar a pensar em quem estão votando para vereadores, prefeitos, governadores, deputados e presidentes. Eles estão tomando consciência política ... mas isso é perigoso para quem sempre teve mentes no cabresto ... porque é muito mais fácil colocar cabresto em uma população ignorante e sem perspectiva do que em uma população de pensamento crítico. É muito mais fácil sucatear a educação para se exterminar opções porque para se ter escolhas é preciso ter escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passar os serviços, que hoje são públicos, para a iniciativa privada, são sim solução para a grande maioria dos problemas de custos e qualidade. O Estado nunca foi eficiente, nem nunca pode ser.

      Não importa se professor trabalha muito. O esforço dele não vale de nada para mim nem para qualquer outra pessoa. O que vale são os resultados, e os da educação pública não são dos melhores. Não é por isso que estão recebendo pouco, mas não estão merecendo nenhum aumento. Até porque o Estado não produz nada, então aumento para funcionário público significa mais impostos.

      Excluir
  6. Quem acompanha o movimento dos estudantes sabe que o setor administrativo e os funcionários terceirizados estão trabalhando normalmente. Quem realmente entende de educação sabe que a grande maioria dos professores das redes Municipal, Estadual e Federal têm baixos salários e trabalham exaustivamente tentando transformar pessoas .. infelizmente ... está mesmo difícil a primeira educação de casa... professores do Ensino superior têm um alento um pouco maior que os professores do ciclo básico. Mas mesmo assim um professor do ensino superior estudou quase 10 anos a mais para ter titulação e passar em um concurso público. Infelizmente, a sociedade, acaba tendo uma visão deturbada da realidade, achando que o salário é altíssimo de um professor, como por exemplo um professor do Instituto Federal. É compreensível quando se trata de Salinas, uma cidade onde a maioria da população tem emprego informal, sem carteira assinada. Muitos nem sabem que o IFNMG está ali para servir a população e que temos, além do Ensino Médio o Ensino Superior com vestibulares além do ENEM para que os jovens locais e da região possam ter acesso ao ensino de qualidade. Quando os alunos gritam não à PEC 241 eles não estão querendo proteger a eles, mas sim as gerações futuras porque o desastre será visto na Educação em uns 5 anos. Até lá muitos já terão se formado. Então, eles não lutam pelo hoje, mas sim pelo amanhã. Quando o argumento contrário se baseia em PTxPSD, esquerdistas, professores manipulados por sindicatos .. já se sabe que é uma mente que ainda vive na década de 70. Muitos professores que concordam com os estudantes nem votaram no PT. O movimento aliás, nem tem a participação dos professores.. foi pensado e organizado pelos alunos ... adolescente não é tão burro quanto se pensa ... a diferença é que ouvimos pouco porque temos medo da mudança do status quo. Tenho amigos da Alemanha e da Austrália que estão maravilhados com o movimento que não está restrito apenas aos Institutos Federais e que nasceu aqui do IFNMG-Salinas. Muitas Universidades já aderiram e também Reitores de Universidades já manifestaram as atrocidades que essa PEC irá realizar na Educação. Mas a ideia é sucatear mesmo porque fica mais fácil de convencer a população que a privatização é o caminho, uma vez que o público está às mínguas. O difícil é convencer o pobre que ele é pobre e que a classe média não é pobre também. Independente do partido, sempre houve privilégios apenas para 5% da população e me desculpem os Salinenses, mas vocês, assim como eu não fazemos partes deste número! Gente, não existe governo corrupto com povo honesto. O que acontece é um reflexo da nossa corrupção em furar filas, não devolver o troco, pegar atestados médicos falsos e por ai vai uma lista infinita de atitudes anti-cidadã. É ótimo para o governo o emburrecimento da população porque assim se aceita cabresto de forma mais fácil.. uma mente crítica é indomável. Para na vida se ter escolhas é preciso ter escolas!

    ResponderExcluir
  7. Senhor "Anônimo". O movimento é apartidário, caso saiba o que isso significa.

    Bom como vocês falam, alunos são burros, não entendem de economia, aliás não entendemos de nadas, somos alienados. Caso queira comparecer nas rodas de debates e palestras que estarão marcadas ao longo da semana, assim poderá expressar sua opinião sobre a melhoria do nosso Brasil.

    Enquanto isso, estaremos aqui estudando e trabalhando uma realizarmos uma mobilização efetivo em prol da disseminação do conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apartidário? kkkkkkk
      Vão vendo de onde está surgindo toda essa mobilização contra tudo que o governo de Temer propõe, que logo vocês chegam no PSOL, PC do B, PT, Rede, etc. e em sindicalistas, corporativistas, políticos, funcionários públicos e etc. que se mantém presos ao governo anterior e a ideologias fracassadas de esquerda.

      Excluir
  8. Mais direitos! Fora PEC 241! Fora Temer!

    ResponderExcluir
  9. Caríssimos... Não existe professor no mundo que vai obrigar aluno a fazer algo... O aluno tem voz, tem vez, e este protesto aí é pra garantir que a ignorância por falta de conhecimento das pessoas caia por terra... Sabe, esses alunos e os demais que estão protestando pelo país inteiro, estão lutando para que seu filho (a), seu neto(a), sua irmã(ão) e até mesmo você, tenha direito a educação, saúde e muitos outros benefícios que é de direito do homem... Então, antes de julgar cada um dos manifestantes ou sobre o que eles estão protestando, se informe... Aluno não é inferior a ninguém, professor não nos obriga sobre o que devemos ou não fazer... Também temos voz, e temos garra para lutar por aquilo que é nosso por direito..

    ResponderExcluir
  10. vão trabalhar vagabundos, o país numa crise dessas, tendo que cortar gastos e vcs ai querendo tetinha do governo. vão carpi as beiras da estrada que leva pro instituto vão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos querendo "tetinha de governo" o que queremos são apenas os nossos direitos, estamos lutando para que seus descendentes tenham direitos a saúde, educação, assistencial e outros benefícios. Então meu caro, antes de falar o que não sabe, se informe primeiro.

      Excluir
  11. Enquanto a ingerência ptista sucateava e dilacerava, ponto de causar o maior rombo da história na economia do país, não vi nenhuma reação desses sindicatos e professores esquerdistas e estudantes fantoches. E boa partes desses jovens que protestam e se dizem politizados são os mesmos que em eleições municipais avaliam candidatos influenciados por festas e micaretas.

    ResponderExcluir
  12. Agora todo mundo faz greve, protesto, etc... pq esses parasitas não quebraram td quando a petrobras tava sendo aniquilada? Atenção Petistas parasitas, quem votou em Temer fora vocês. Agora aguentem.

    ResponderExcluir
  13. kkkk...só observo...não era isso que queriam? E ainda virão muito mais coisas como esta. E me desculpem mas manifestações como essas dificilmente terão resultado já que será de qualquer forma aprovada. O que precisamos é de mobilizarmos e mudarmos o sistema eleitoral desse país.

    ResponderExcluir
  14. Alguém que tem consciência18 de outubro de 2016 às 18:31

    Sinceramente, acho tudo isso muita BABAQUICE desses petistas. O Brasil precisa ser "consertado" de tanta irresponsabilidade do passado. Quando temos uma doença, é necessário tomarmos remédios, e de vez em quando o remédio é amargo, para a CURA. A cura do Brasil se faz necessariamente com decisões rigorosas. Não sou a favor de Temer ou qualquer partido ligado ao PT ou que tenha sido ligado algum dia, mas Temer está colocando o Brasil nos trilhos. Lembram-se? Quando um outro vice assumiu a presidência acertou o país, o Itamar Franco. Agora novamente, um vice acertará o Brasil. Tomara que em 2018 o povo eleja gente de caráter e não um outro que volte a atrasar o Brasil e nos roubar, como esse tal de Lula, vagabundo e ladrão. Vejam como o Brasil já está calmo, apesar de uns "bestas" como esses de Salinas aí, protestando por coisas que essa gente desconhece. Querem continuar na mamata como era quando esses petralhas lá estavam. Acordem. O Brasil precisa de um caminho seguro.

    ResponderExcluir
  15. #FORA Temer....DIGA NÃO A PEC241...

    ResponderExcluir
  16. #FORA TEMER.....DIGA NÃO A PEC241

    ResponderExcluir
  17. O Brasil é o terceiro país que mais investiu proporcionalmente na educação, aponta o relatório Education at a Glance, divulgado nesta terça-feira (24) em Brasília pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
    Mais de 17% do total do investimento público brasileiro foi destinado à educação em 2012. Apenas México e Nova Zelândia apresentaram maior proporção do que o Brasil entre os 38 países analisados nesta categoria. fonte - http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/11/brasil-e-pais-que-mais-investe-em-educacao-diz-ocde.
    Apesar com o nível de investimento a qualidade da educação do nosso país é péssima. Se tivéssemos que pagar professores esquerdistas por produtividade receberiam menos de um salário mínimo: Brasil é o 60º colocado em ranking mundial de educaçãoDesempenho do País está entre os mais baixos, em ranking internacional que avaliou 76 países; melhor avaliado é Cingapura - fonte http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-60-colocado-em-ranking-mundial-de-educacao,1686720.
    Para esconder sua incompetência, professores que não leram a PEC e se leram não foram capazes de interpretar, ficam incentivando alunos idiotas a fazer protestos, contando mentiras. Estes alunos esquecem que cada dia perdido de aula não será recuperado, pois em aulas de reposições, além do tempo ser menor os professores ficam enchendo linguiça, e nunca passam a matéria de forma adequada. Estes preço eles pagarão no futuro quando tiverem de prestar vestibular e fazer prova do ENEM. Seria interessante os alunos que protestam tirassem um tempo e acessassem páginas de economia dos principais jornais e lessem as opiniões de quem realmente entendem do assunto. Para comprovar que as pessoas são manipuladas de forma deslavada pelas esquerdas deste país, acesse no Youtube a página mamaefalei e veja os absurdos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário