Região tem sete cidades em estado de emergência

Taiobeiras depende de caminhões pipa mais uma vez
Entre os municípios que são abastecidos pela Copasa, até nesta quinta, 16 deles enfrentavam o rodízio de água em função de um “prolongado período de estiagem, associado ao aumento do consumo de água devido ao forte calor”, conforme a empresa informou vai nota oficial. Os municípios afetados são Catuti, Mato Verde, Medina, Montes Claros, Capitão Enéas, Divisa Alegre e Taiobeiras, onde existe um colapso no abastecimento.

Em Minas Gerais tem 123 municípios em estado de emergência em função de seca e estiagem. Segundo a Copasa, medidas como plano de racionamento, perfuração de poços profundos, execução de obras e contratação de caminhões-pipa são as medidas tomadas nas cidades com rodízio.

Sem barragens e com poucas chuvas, resta ao Governo investir na “Operação Carro-Pipa”, que só neste ano já consumiu R$ 778 milhões do Ministério da Integração Nacional, valor 14% maior do que em 2015.

Para Taiobeiras, onde a situação é a mais grave do Norte de Minas, a Copasa alugou 30 caminhões pipa, sendo que a metade dos veículos busca água tratada em Salinas e a outra busca água bruta em São João do Paraíso. Juntos, os pipas transportam cerca de 2 milhões de litros por dia, mas a cidade precisa de 3 milhões diários, com isso, a Copasa adotou o rodízio na distribuição para os bairros.

Comentários

  1. Uai Taiobeiras Paulo Guedes disse que iria resolver, havia incluído o término da barragem no PAC Rs., R

    ResponderExcluir
  2. Colocar culpa na seca, é sacanagem!!Rasgar quase 800 milhões, esse caras estão de brincadeira..

    ResponderExcluir
  3. Uai, engraçado na epoca de eleicao aparece varios deputados dizendo que vai resolver esse problema, chegou a hora dos Taiobeirenses abrirem os olhos e eleger alguem da regiao pra olhar pra essa gente humilde, batalheira e acolheidora, rezo todo santo dia pra chover bastante e encher os rios que abastece ess cidade maravilhosa. Amo Taiobeiras

    ResponderExcluir
  4. POR QUE OS MUNICÍPIOS NÃO FAZEM UM CONSORCIO E TERMINAM A BARRAGEM DE BERIZAL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário