Foi um golpe de Estado

*Por Levon Nascimento
O ano de 2016 chega ao fim e tristemente constatamos de que nele houve um golpe de Estado no Brasil. Aliás, o golpe continua. As massas médias vestidas de verde-e-amarelo (mas apaixonadas pela bandeira estadunidense), midiática e propositalmente desinformadas, foram levadas a acreditar que os governos do PT promoveram os maiores escândalos de corrupção da história do Brasil e que este partido gastava abusivamente o dinheiro público, para elas, razão da grave crise econômica. Como ter memória política não é um dos fortes dessa gente, as mentiras colaram feito visgo de jaca e ela pagou o mico do século ao ir às ruas defender o atraso fascista fantasiada de Batman tupiniquim. O mundo sentiu vergonha alheia.

Assim, o impeachment de Dilma Rousseff ocorreu sem maiores problemas dentro das podres instituições da República, capitaneado por Eduardo Cunha e Renan Calheiros, desencadeado pelo choro de perdedor de Aécio Neves, urdido pela traição de Michel Temer, açodado pelas seletivas decisões do juiz Moro, permitido pela omissão vergonhosa do STF e amplificado pela manipulação da Globo e das demais mídias do cartel brasileiro. E por motivo fútil: as tais pedaladas fiscais praticadas por qualquer governante brasileiro ou mundial sempre que se necessita remanejar recursos públicos de uma área para outra. Mais escandaloso ainda, sem que a presidenta fosse ré em qualquer tipo de processo. Uma mulher honesta derrubada por um bando de ladrões repugnantes. Pergunte a qualquer brasileiro imbecilizado sobre o motivo de Dilma ter sido afastada da presidência e ele lhe dirá: “por causa da roubalheira e da corrupção generalizada” ou “ela acabou com o Brasil”. É o perfeito otário, sem meias palavras. Nunca ouviu falar do “Caso Banestado”, julgado pelo mesmo Moro ou da “Privataria Tucana”, nunca levada a juízo. Não se informa. Só recebe passivamente as rações diárias servidas pelo “Partido da Imprensa Golpista”, o PIG.

Na verdade, Dilma, Lula e o PT foram os bodes expiatórios. Não sou tolo a ponto de achar que não houve desvios éticos em seus governos. Porém, que qualquer pessoa minimamente séria sabe que são fichinhas perto do que os velhos profissionais da direita praticam à luz do dia desde o desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro. Fosse para acabar com a corrupção e equilibrar as contas públicas, a tal Lava-jato não estaria protegendo os maiores corruptos do país – do PSDB, do PMDB e do DEM – e o (des)governo Temer não teria ampliado a gastança de forma tão descarada – e com motivos extremamente fúteis, bem ao contrário do rigor dilmista. O fato é que o golpe de Estado veio para destruir a parte virtuosa dos governos petistas: os programas sociais, a melhora na distribuição de renda e a queda (ainda que tímida) da desigualdade social. Qualquer um que seja responsável saberá entender que os golpistas trabalham incessantemente para aumentar os privilégios da camada rica e esfolar os trabalhadores (aqui incluída a imbecil classe média que odeia o PT) e os pobres.

Mas o golpe foi além. Não somente as conquistas de Lula e de Dilma são os alvos do trator que tomou o poder. É o próprio pacto democrático instituidor da Constituição de 1988 que está em risco. Com a PEC 55 (a do corte de gastos em saúde, educação e seguridade) e a Reforma da Previdência (que deixa de lado militares, juízes e políticos, mas desce o cacete em todos os demais trabalhadores, especialmente as mulheres, os rurais e os professores, que terão as idades mínimas de aposentadoria unificadas em 65 anos de idade e 49 de contribuição), o que se pretende é dar marcha ré em direção à República Velha. A Constituição de 1988, ao instituir o SUS (Sistema Único de Saúde), a gratuidade e universalidade do ensino e o sistema de seguridade social, colocou o Brasil no mundo civilizado. Claro que esses sistemas nunca funcionaram a contento, pois se trata de uma Nação periférica do sistema capitalista, cheia de incongruências estruturais, mas a simples menção disso no ordenamento jurídico maior dá a direção do projeto daquilo que o país desejava se tornar.

A camarilha golpista que assumiu o poder com a destituição de Dilma Rousseff é uma coalizão escabrosa que une os velhos e corruptos coronéis do PMDB, os lesa-pátria sofisticados do PSDB, as corporações intocáveis do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal e dos militares, o baixo clero do Congresso (especialmente a bancada religiosa), a falida FIESP (do pato que os idiotas vão pagar) e a grande mídia brasileira (sob a batuta da indefectível Globo). Todos sob o comando unificado e perverso do mercado financeiro, o qual leva 45% de tudo o que os brasileiros produzem na forma de juros e pagamentos da dívida pública. Essa turba, blindada pela ignorância do brasileiro médio, que detesta o PT e tudo quanto lhe lembre que também é proletário e pobre, está literalmente destruindo o país, a Constituição de 88, as instituições, a economia real e qualquer sonho de uma Nação soberana para o futuro. E dá-lhe PEC 55, reforma da previdência e ampliação do estado de exceção (aliás, a regra no país dos golpes).

Foi um golpe de Estado. Aliás, é um golpe, enquanto a economia patina rumo à depressão. E ele tende a se ampliar, porque golpes sempre são seguidos de ditaduras. É um golpe contra você, ainda que tenha acreditado que a grande culpada de tudo era a dona Dilma.

* Levon Nascimento é professor de História e mestrando em “Estado, Governo e Políticas Públicas” pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Seção Brasil).


Comentários

  1. Nunca li tanta baboseira na minha vida, tinha que ser professor de história mesmo, abre o olho meu filho seja apartidário, todos esses que você sitou só olham para o próprio umbigo. O problema do Brasil somos nós brasileiros, que colocamos bandidos pra governar, tiramos e colocamos novamente. Lula, Dilma, Aécio e toda a corja só pensam neles mesmos, e o que é pior, encontram alguns assim como você que ficam os protegendo. E não adianta vir com mi mi mi, nós brasileiros somos todos covardes, e se nos oferecem dinheiro, nos acovardamos mais ainda.

    ResponderExcluir
  2. Cara! Você é doente. Não tem como te atribuir nenhum outro adjetivo.

    ResponderExcluir
  3. SE A SITUAÇÃO DA RUIM AGORA IMAGINE SE ESTIVESSE SENDO GOVERNADO POR DILMALANDRA, DEIXA DE SER PELEGO A CORRUPÇÃO SEMPRE EXISTIU NO BRASIL MAS NOS GOVERNOS DO PT FOI INSTITUCIONALIZADA, E TUDO QUE ESTÁ SENDO PROPOSTO AGORA A PARA QUE NOSSOS NETOS NÃO FIQUE A DEUS-DARÁ NO FUTURO. VOCÊ ACHA JUSTO UM TRABALHADOR RURAL APOSENTAR SEM TER CONTRIBUÍDO COM UM CENTAVO PARA A PREVIDÊNCIA.HÁ FAÇA ME O FAVOR!!! INTERVEÇÃO MILITAR JÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe,mas vc está sendo muito egoísta,deve ser um desses urbanista que não sabem de onde vem seu alimento. Se soubesse como é a vida de um ruralista não diria isso. É justo sim um trabalhador rural aposentar sem ter contribuído,pois muitas vêz não tem um centavo, vive do que produz.

      Excluir
    2. Aí temos que separar as coisas, o trabalhador rural realmente precisa de uma aposentadoria, contribuindo diretamente ou não; compete ao governo garantir dotação orçamentária específica para este fim e não contabilizar a aposentadoria rural no fundo criado com os recursos dos contribuintes regulares, tornando-o insuficiente para o custeio da aposentadoria de quem realmente contribuiu. Falta de seriedade, incompetência, enrolação, nossas administrações não encaram a realidade como ela precisa ser encarada; é tudo no improviso e isso é uma das muitas situações que a cada momento aumenta o drama de todos nós trabalhadores cidadãos brasileiros.

      Excluir
  4. Levon,espero que você não doutrine seus alunos da mesma forma que você foi doutrinado.

    ResponderExcluir
  5. vcs petistas gostam de levar vantagem com dinheirim de bolsa familia,fies,seguro safra,ciências sem fronteiras... remédio da farmácia popular... Já os grandões lobos devoradores igual Dilma,Lula e outros contentam -se com o rombo da previdência,da petrobrás...

    ResponderExcluir
  6. Os analfabetos políticos dando opinião. Graças a essa opinião maravilhosa, a previdência será dizimada com a Pec 241, a educação e saúde serão obliterados pela Pec 55, etc. Não é à toa que Taiobeiras está do jeito que está. Deixo aqui meu recado para as facções: dominem tudo e destruam tudo. Continuem recrutando os jovens que a cidade descarta. E para população, que Deus tenha pena da alma de vocês, isso se não morrerem de sede antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é apenas ignorante ou é canalha também, e usa de mentiras para defender seus bandidos de estimação?

      É difícil entender que a droga da PEC do Teto de gastos não afeta repasses a estados e municípios? Se entende isso, como pode relacionar a situação de Taiobeiras com a PEC? Esquerdista, como sempre, não consegue elaborar um raciocínio lógico...

      Taiobeiras se quer tem escola federal e, onde tem, como o IF de Salinas, é repleto de acéfalos que desperdiçam recursos públicos para fazer protestinho de alienados.

      Em alguns sentidos seria bom que Salinas não tivesse IF e que a BR-251 não passasse por aqui, pois estão servindo de instrumento para um bando de indivíduos repugnantes achando que política é futebol (com torcida e tudo).

      Excluir
  7. Parabéns companheiro pela bela reflexão, doentes são aqueles que não compreende a história e não consegue fazer uma análise verdade do atual momento em que estamos vivendo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc é professor sabe muito bem tão quanto é falsa as escritas dos livros de história, assim como a política social do PT política onde só visou o bem-estar deles, mais agora se vc falar que estamos atolado em corrupção onde Brasília em peso só tem corruptos concordo.Mais geralmente quem chora é pq perdeu algo.vcs tem que parar com o choro é partirmos para brigar pôr um Brasil melhor, fora corruptos....

      Excluir
  8. Parabéns Levon pela coerência e clareza de texto. Incrível como o mundo anda meio estranho. Quando a pessoa diz o que pensa, inevitavelmente se não for o que o outro quer ler, ele é massacrado. Independente do lado que vc escolha em relação partidos políticos, é um absurdo a falta de respeito ao próximo, a falta de leitura dos assuntos relevantes ao ser-humano. Pelo que percebo as pessoas não estão acostumadas com o contraditório. Isso realmente é sinal de falta de democracia e desrespeito. E o fato de vc escrever sem medos nem traumas é sinal de sua coragem e altivez. Isso não é doutrinação. Isso mostra seu hábito ao debate e a democracia. Parabéns novamente pelos temas debatidos. Concordando ou não eu sempre aprendo com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa sempre será ridícula e intolerável: defender políticos e partidos acima do Brasil, seja qual for.

      E é por isso que a esquerda é insuportável e um câncer que precisa ser eliminado. E será.

      Excluir
  9. Parabéns Levon, as pessoas na maioria das vezes discutem políticas e mal sabem de que estão falando. Bom, acho que todos que governaram ou que são possivéis futuros governadores do Brasil são ladrões, roubaram muito e não merece nossa defesa, no entanto, acredito que maneira democrática de ter resolvido, era deixar o povo decidir novamente o seu governo, e não o Impeachment votado e creditado por uns poucos, ladrões, tanto quanto.
    o Basil precisa do projeto PT funcionando, não da maneira distorcida que vivenciamos mas a proposta real do projeto.

    Sem mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "projeto PT", puts... aquele de corrupção, assistencialismo, promessas populistas, sindicalismo, corporativismo, marxismo e estadismo? Não, pode mandar pro inferno.

      Vê-se claramente que você defende partidos e políticos, e não o Brasil. É assim com TODA a esquerda e até alguns conservadores. Tenha vergonha de si mesmo, porque até outros já têm por você.

      Excluir
  10. Não pude deixar de ler os comentários,alguns até pouco respeitosos, mas carecem de argumentos que de forma mais elaborada contradigam o que foi posto. Vou entrar no assunto,realmente nobre colega de profissão, se tratou de um rito processual legal que permitiu que fosse julgado por quem para isso não tem competência, julgou -se uma situação de risco, mas equivocadamente o fizeram sem que fosse sequer comprovada a culpa do representante do executivo, não era para fazer justiça, era para trocar o representante, por muitos interpretado como um terceiro turno. Creio que o fato das massas terem sido manipuladas deve-se e historicamente se deveu à manipulação da informação tendenciosa e é claro da necessidade de soluções imediatas para problemas mais graves e internacionalizadas. Há de se considerar a tendência mundial que se apresenta, a direita se mostra extremamente organizada,possui uma capacidade de blindagem que a esquerda não se mostra do mesmo nível de competência. Não sejamos inocentes o suficiente para dizer que até antes do processo que afastou de forma muito discutível a presidenta Dilma, vivíamos um paraíso, porém o que se apresenta após mais um rompimento do fluxo democrático é um judiciário que nunca foi tão TEMEROSO ou deveria dizer RENANOSO, 2016 foi o ano em que o LEGISLATIVO mostrou que faz quando quer, se quer, do jeito que quer, e se legalmente não puder, muda a lei nas madrugadas adentro para que possa fazer. Os movimentos sociais de manifestação tem sido intensos, mas já meteram mais medo nos CORONÉIS contemporâneos. Hoje no Brasil não existe uma terceira opção que não se vergue aos velhos e conhecidos políticos de velha cepa. Cada vez que vejo reportagens com manifestações percebo mais claramente o "pouco me lixando " ou para ser mais claro e educado " defecando e se locomovendo " de toda ordem,e ao fim das reportagens penso Quem seria mais útil ao Brasil, FIDEL CASTRO ou ARMADINEJAD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massas manipuladas? Oh, é claro, a esquerda detém a verdade, certo? São seres iluminados, com boas intensões (mas sem nenhum conhecimento de política, economia e sociedade além do que seu mundinho ilusório mostra) e livres de engano.

      A direita é "blindada" por possuir coerência no que diz e faz. Conservadores possuem problemas, sim, mas estão longe da estupidez da esquerda, que defende bandido, inverte valores, idolatra o erro, planeja controles mundiais, conspira, manipula e prega escritos de gente deprimente como um guia.

      Quero ver vocês reclamando assim quando as medidas acertadas (algumas são erros, mesmo, mas antes apenas alguns do que todos, como na era PT) de Temer corrigirem a economia.

      Movimentos sociais, como o MST, que não quer saber de conceder terras a quem não tem, mas sim de ter controle sobre elas (vide projeto recente que facilita compra de terrenos do governo, ao qual o MST se posicionou contra)? Ou como UNE, que pratica uma ditadura dentro das universidades e incentiva a violência e agressão contra opositores de ideias? TODOS movimentos de esquerda são uma vergonha!

      Existe, sim, uma terceira opção além da direita tradicional (conservadores) e a esquerda maldita: libertarianismo. Mas você provavelmente não conhecia ou vai associar a neoliberalismo e criticar de todas formas, afinal, é assim que a esquerda te ensinou a fazer.

      Fidel Castro devia ter morrido há mais tempo, que o diabo o consuma. Esse Amadinejad é uma aberração autoritária, do tipo que o Irã já se acostumou. Não me surpreendo que você esteja associando esse indivíduo à direita, pois é essa visão distorcida que a esquerda sempre viu e tentou passar. Manipular é o negócio e especialidade da esquerda.

      Excluir
  11. Essa Dona Dilma é uma santa. E todo petista vai pro céu... Haha

    ResponderExcluir
  12. Vc me representa, prof! Politizado, destemido, profundo conhecedor das causas sociais! O país ja sofre a sangria desse governo usurpador. Fora Temer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: o país ainda sofre com a palhaçada feita por mais de uma década nos governos anteriores. Querer culpar um governo com mal 6 meses por isso é de uma ignorância ou mal caráter sem tamanho.

      Excluir
  13. Ainda essa ladainha de golpe? Cara vai procurar tratamento. Esses políticos ganham bem e vc fica ai defendendo eles a troco de nada. Isso se vc não recebe por fora,para defendê-los.

    ResponderExcluir
  14. Levon, você é um fanfarrão. Quanta idiotice escrita em um só artigo...

    ResponderExcluir
  15. Não acredito que está professor voltou a escrever neste jornal.Por favor vamos pedir ao diretor que nos poupe destes bobagens que este homem escreve.

    ResponderExcluir
  16. Povo brasileiro, não é que Fidel Castro tem um competente substituto? que tal o professor mudar-se para Cuba e assumir o posto do padrasto dele?

    ResponderExcluir
  17. É bobagem para aqueles que não querem entender e que só sabe ouvir e não tem conhecimentos, nem opinião própria. São papagaios que são manipulados pela mídia que só mostra o que o poder quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manipulados por uma mídia majoritariamente de esquerda, para ser contra a esquerda. Hahahahaha, falou bobagem.

      A esquerda é detentora da verdade, não manipuláveis, seres iluminados, que nunca se enganam, que sabem o melhor para todos, e os cambau, certo? É com essa visão que começam as ditaduras, que a esquerda adora.

      Excluir
  18. corroboro as suas palavras - não como mero torcedor . Como muitos tem sido - principalmente muitos que falam via Veja, Globo. É momento que requer muita leitura , lucidez e sobretudo leituras que estejam fora do PIG. É como disse Leonardo Boff :" A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. "
    O PT acertou mais do que errou e além do mais , é o único partido que fora julgado ... ao contrário dos outros que possuem seus "amiguinhos dentro do judiciário, MPF, etc.etc." O Lula e a Dilma fizeram para os excluídos aquilo que as "elites bastardas " nunca fizeram para os pobres.
    Reafirmo , vivemos um momento precioso em que o "joio e o trigo " l estão sendo separados . É como disse o escritor LIMA BARRETO : o Brasil não tem povo , mas um público " - Daí a insensatez de muitos. Foram 500 anos de total sacanagem com a população menos favorecida brasileira - principalmente a população das regiões miseráveis como o Alto Rio Pardo, Vale do Jequitinhonha. Lógico, que há aqueles que mamam no erário das prefeituras que viveram e ainda vivem disso.
    Na História brasileira sempre houve os Moros que surgem para proteger aquelas elites denominadas por Darcy Ribeiro como : AS PIORES DO MUNDO.
    E o Lula e a Dilma poderiam ter sido mais radicais no sentido de ter aprofundado os benefícios sociais - não fizeram porque a política brasileira está repleta de gente ruim como o Mineirinho, Nana , Santo, a Veia, o Boco Mole, os que não valem um bifinho , os que compram votos .os que arrancam arvores etc.etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combater a corrupção é proteger a "elite", kkkkkkkkk.
      Só pode investigar o PT depois que terminar em todo o restante, certo? É tipo dizer que só vai arrumar a goteira na casa depois que alguém vier aparar a grama. Qual é a relação, caramba?

      Eu até diria que Darcy Ribeiro merece ser esquecido, mas é bom que literaturas desse tipo fiquem por aí para mostrarem e servirem de exemplo do que é a estupidez humana. Talvez evite que os mesmos erros sejam cometidos novamente...

      Ah, o que Lula e Dilma fizeram para os pobres? Desencorajaram eles de gerarem riqueza, de prosperarem. Foram acostumados e sobreviver com a esmola do governo. Essa é a receita dos países desenvolvidos sim, pode acreditar... A esquerda nunca quis combater a pobreza, mas sim a desigualdade. Só nunca disseram que queriam igualar todo mundo na miséria, com uma planificação pelo Estado.

      A propósito, até em países com forte Estado de bem estar, como os escandinavos, sabem que precisam de uma economia livre para gerar impostos o suficiente para bancar os custos altíssimos (que somente países desenvolvidos conseguem manter). Nem social-democracia a esquerda latino-americana e africana sabe fazer. América Latina é, na política, economia e sociedade, como a Índia é na higiene. Essa cultura de subdesenvolvidos nunca vai mudar e deixar de alimentar oportunistas enquanto a esquerda não for extinta daqui, por bem ou por mal.

      Excluir
  19. Só baboseira puxa saco do PT .
    Foi o povo que deve ter roubado a Petrobras e enriqueceu a culpa é do povo não é dos políticos não.

    Se vc fosse imparcial aposto que o texto seria totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  20. É muito fácil criticar sem fundamento e isso nao merece nossa leitura, dessa forma, professor Levon, você não deve se importar com os comentários que tentam, sem êxito, desconstruir seu belo, claro e politizado artigo. Tais comentários devem servir para seu fortalecimento e percepção de você tem um papel importante em Taiobeiras: Politizador, professor que vai abrir a mente daqueles q estão cegos pelo ódio, pela notícia mentirosa dos meios de comunicação. Não desista, avante sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ignorar ideias opostas, pois ameaçam destruir esse mundinho ilusório de vocês, esquerdistas, certo? Esse mundinho tem suas bases em areia e é facilmente derrubado, então corram, corram da realidade para mantê-lo. A vergonha de vê-lo cair será grande.

      Excluir
  21. Muito bom o texto, resume bem o quadro que passamos. Quanto aos comentarios "criticos" de muitos anônimos na verdade são pobres de argumentos, cheios de ignorancia e só reproduzem o disseminado ódio doentio, a segregação e o medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos já estão cansados de ficar apresentando argumentos, quando eles estão amplamente disponíveis na Internet. Se o cara é preguiçoso ou tendencioso para estudar, resta atacar sua ignorância e mal caráter.

      Excluir
  22. É muito simples, façamos de conta que não aconteceu nada, que não houve o "golpe" e que Dilma continua presidente. O que ela faria agora que estamos neste estado financeiro que foi sua gestão que deixou???

    Mas vamos ainda mais longe, tudo que Temer está fazendo: a reforma da previdência, a reforma do ensino, a limitação de gastos, eram projetos de Dilma Roussef. Ela fazer não haveria problema algum, mas Temer fazer a mesma coisa é errado. Qual a medida de igualdade está sendo colocada pelo autor do texto, que faz ênfase ao PT ser bode expiatório. Vejam as denúncias agora da Odebretch, onde Dilma recebeu para sua campanha 30 milhões de caixa 2. Agora os caras vão ter que provar isto e aí como fica?? Veja o caso de Lula, onde Marcelo Odebretch fala diretamente que entregou dinheiro vivo a Lula quando este já não era mais presidente da república... Não adianta falar que os outros roubaram mais e o PT menos. Não poderiam de modo algum roubar. Nenhum deles.. O duro é ver uma pessoa mestranda defendendo pequenos roubos e desvios porque aconteceram grandes roubos e desvios. O PMDB que é o maior ladrão desta história é parceiro e coadjuvante de Lula e Dilma desde o início. então fizeram tudo com as bençãos e proteção destes.....

    ResponderExcluir
  23. Não cabe defesa,ao, meu ver,a esses partidos e políticos condenados,é para nós,uma era histórica,rombos sempre houveram,por partes destes,Ninguém antas teve essa coragem demonstrada agora por parte de um magistrado e do ministério público, cada um com sua opinião,mas no governo PT,o Brasil inchou "cresceu" sem estrutura,o onde o governo só incentivou gasto,queinando nossa reserva financeira,agora explodiu,nao tem mais de onde tirar recursos,o pouco que têm,nso repõe mais os rombos,que essa punição se estenda o todos os partidos e políticos corruptos Que enriquecem ilicitamente. Pau nessa cambada toda.

    ResponderExcluir
  24. Mais um idiota útil falando besteira e a inda é professor.Esse é mais um comunapetista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário